5 Comments

  1. 5

    Yolanda Morais

    Sou moçambicana e não sabia a origem do nome do meu Pais. Sentia necessidade de saber qual é a origem..
    nunca me foi passada tal informação na escola. E nunca constatei ninguém abordar a origem dos nomes.
    Falta está necessidade de resgatar as origens do povo e a sua identidade cultural em Moçambique.

    Reply
  2. 4

    Carlos Hidalgo Pinto

    O nome do País parece mesmo resultar da presença de um sultão Suaili chamado Mussa Bem Mbiki, devido ao controlo do comércio feito pelos árabes a partir do séc. VIII até finais do séc. XV, onde em 1502 se deu a criação da feitoria da Ilha de Moçambique e posteriormente se registou a fixação de portugueses em Sofala. Em 1537, criou-se a feitoria de Tete e em 1544 a feitoria de Quelimane, tendo mais tarde sido feita a ocupação da Zambézia, no séc. XVII, decorrente de conflitos com o Reino do Monomotapa. No que se refere à escravatura, ela teve lugar já na Mesopotâmia, na Índia, na China e no Egipto. Neste último país houve conquistas, como a dos semitas Hicsos em 1674 a.C e em 31 a.C, o Egipto foi anexado a Roma, mas no entanto nunca foi latinizado, tendo sido dominado pelos persas. Entre 395 a 642 passou a ser regido pelo poder muçulmano. Entre 1517-1882 passou a ser dominado pelo império Otomano. Actualmente reside uma minoria cristã no Egipto que pertence à Igreja Copta. Feito este enquadramento histórico, registaram-se lutas pela posse de território e também de escravos em Moçambique, tendo em conta que entre os diferentes grupos étnicos, isso também aconteceria. Tratava-se da lei do mais forte então. Há que consultar o Mapa de África do período anterior à sua divisão, por parte das então potências coloniais. O referido Mapa foi elaborado pelo Prof. de Antropologia George Murdock, da Universidade de Yale e reflecte a grande dificuldade em racionalizar o espaço, devido a uma grande dispersão de tribos e nações africanas. Hoje vigora o Direito Internacional, embora se registem ainda inúmeros conflitos regionais no continente africano.
    Entretanto os portugueses, juntamente com os moçambicanos e os ingleses, conseguiram expulsar os alemães do território no quadro da 1º guerra mundial, tendo-se registado muitas baixas, mas o território manteve praticamente as suas fronteiras intactas.

    Reply
  3. 3

    Fernando sousa

    Minha mae casou. Ilha de. Mozambique. 1938

    Reply
  4. 2

    abel borges linda

    Hoje conheco donde parte o nome mocambique gracas a tecnologia

    Reply
  5. 1

    jafernandes

    Nota: V. da Gama aportou em 1498; até à Conferência de Berlim, nos finais do século XIX, os portugueses só estabeleceram feitorias e entrepostos comerciais no litoral e alguns (mto poucos!) nas margens do Zambeze. A invasão, e sequente colonização efectiva (invasão e ocupação)só ocorreu a partir da referida conferência. De facto a colonização efectiva de Moçambique foi inferior a um seculo.

    Reply

Se não tiver Facebook comente aqui!

© BigSlam 2016 - Todos os direitos reservados.