2 Comments

  1. 2

    Rui Baptista

    Caro Rui Cerqueira: Meses atrás, tive o ensejo de ter tido contacto epistolar, via Net, consigo. Hoje tive a honra de verificar que a minha passagem (2 anos?) como professor da Escola Comercial Dr. Azevedo e Silva, não foi em vão por ser recordado com amizade por si, a primeira pessoa, para além do nosso bom amigo Samuel, a reconhecer-me na fotografia e a dizer o meu nome.

    Esta fotografia tem atrás de si uma história que merece ser contada. Reporta-se ela à equipa de basquetebol “comercial” que ganhou o campeonato moçambicano da modalidade da Mocidade Portuguesa. Salvo erro, a “indústria” foi segunda classificada. Por esse facto coube-lhe disputar o Campeonato Nacional de Basquetebol em Angola (apelo à sua memória para nos informar da classificação aí obtida).

    Por decisão de natureza de verba do Comissariado Provincial de Moçambique só se podia deslocar com a equipa da Escola Comercial a pessoa que a treinara. Recebi (na minha qualidade de inspector de Educação Física), inicialmente e por escrito, a informação oficial que essa pessoa tinha sido o meu colega Craveiro Feio estando, assim, indicado o seu acompanhamento desta equipa. Sucede que dias antes, alguns dos seus atletas me informaram (procurando-me pessoalmente) que quem tinha treinado a equipa fora o saudoso treinador José Lopes. Dele me recordo pela sua bonomia, fino trato e conhecimento técnico e por ter sido preparador físico de algumas equipas do Ferroviário por ele treinadas.

    Por umas questão de justiça, logo avisei o comissário da MP, Dr. Francisco Maria Martins (falecido meses atrás) que comigo concordou passando a esse acompanhamento a estar a cargo do treinador José Lopes a cargo de José Lopes. Eu figuro, portanto, na fotografia, apenas, por me ter ido despedir dos briosos basquetebolistas da Escola Comercial ao aeroporto de LM. Esta a realidade dos factos que aqui relato, agradecendo ao bom amigo Rui Cerqueira o comentário que fez. Já agora, seria pedir-lhe muito que apareça pelo “Bigslam” com os seus comentários com base na sua memória prodigiosa?

    Um abraço grato deste seu antigo professor que o estima e, penso, ser estimado.

    Reply
  2. 1

    Joao Domingues

    Que photo, que memorias, que saudades.Ainda por cima ver os comentarios de pessoal que nao vejo a seculos. Jose Luis Melhorado Dias estavas um pouco mais novo na photo ou sera que pintas o cabelo de branco agora!!! Ha, ha, ha! Mas ainda tens uma memoria fantastica que e quase tao boa como a do Rui Cerqueira. Manuela Meireles ( um apelido muito mais bonito agora ) tens razao o Paiva tinha imensas qualidades e uma delas era de uma boa caligrafia. A Sra Amalia de Almeida, por favor de-nos noticias do Paiva e a outros se possivel noticias do Chaves, Carneiro, Pina, Avelino Gaspar!!! Para terminar, nao vi comentarios sobre o treinador dos iniciados do Ferroviario, a partir de agora sera o Woodstock Afro Sam, que cabeleira de fazer inveja!!!!!!!

    Reply

Se não tiver Facebook comente aqui!

© BigSlam 2016 - Todos os direitos reservados.