8 Comments

  1. 7

    Braga Borges

    Caro Pedro Pinto, na altura em que eu jogava nos juniores do SCLM, épocas de 58 a 60, foram muitas as vezes que o teu pai e o teu tio Carlos Pinto, iam assistir aos nossos jogos. Eram dois mufanitas ( miúdos) que eram meus amigos. Isto sucedia porque jogava tb comigo o teu tio Álvaro Pinto, que era um brilhante médio de hóquei, se bem que jogasse futebol na nossa equipa “B”.Os outros teus tios, tb os conheci. E aqui tirava uma dúvida ao Fernando Veloso. O “Eusébio”, era o Augusto Pinto. Engraçado é que esta alcunha foi-lhe dada, quando o verdadeiro Eusébio, não jogava à bola oficialmente. Coincidências. Muito antes de 58, que foi altura em que o Eusébio,( o verdadeiro), começou a jogar nos juniores do SCLM. Tb conheci o teu tio mais velho, o António. À excepção dos dois mufanitas, os teus tios mais velhos, António, Augusto e Álvaro,frequentaram o ensino na Namaacha, no colégio onde eu tb andei.Um abraço para ti e outro para o teu pai.

    Reply
    1. 7.1

      FERNANDO SOARES VELOSO

      Os meus agradecimentos,afinal não estava confundido.Fui colega de turma no Liceu António Enes do Carlos Pinto.O Zé era mais novo e andava noutro ano.Lembro-me e porque os pais não estavam em LM os dois estavam hospedados num quarto da Pensão Particular no Alto Maé (esquina da Av.do Trabalho com a Correia Monteiro),fui algumas vezes à pensão para estudar com o Carlos,principalmente em vespera de testes,pois morava perto na Estácio Dias.Todos frequentavamos a Cervejaria “PERES” local de encontro do pessoal do Desportivo Alto Maé no João Albasini ao lado do Restaurante VILA FRANCA.Quanto ao Augusto Pinto era meu vizinho na Estácio Dias vivia com o sogro o Sr Ramos que era uma referência para o pessoal do Liceu António Enes a quem o pessoal tratava com alguma ironia por “Chefe Máximo do Pessoal Minimo”.O porquê de ser tratado por Eusébio,também não sei pois realmente o verdadeiro Eusébio apareceu mais tarde.Cmps a todos.

      Reply
  2. 6

    José Campos

    Costa Pereira; Octávio Sá,e Acúrsio Carrelo e Brassard. Cohecio-os pessoalmente a todos: O saudoso Costa Pereira quando ele jogava no Clube Ferroviário de Nampula, anos1950-54 e os outros em Lourenço Marques. O Brassard foi meu colega de turma na antiga Escola Comercial de LM. O Acúrsio Carrelo conheci-o quando ele jogava hóquei no Ferroviário de LM (1963) e o Octávio de Sá, quando ele jogava em LM e mais tarde, voltrei a encontrá-lo quando ambos viviamos em Durban, Àfrica do Sul, anos 80’s. Foram todos excepcionais guarda-redes de futebol mas o meu preferido foi o Carlos Alberto Costa Pereira que nessa altura em Nampula era meu vizinho quando ele morava com os Pais, Sr. Pereira e Dona Adelina Pereira e o irmão Fernando, na casa em frente à nossa, era eu um miúdo e devido ao tamanho dele (altura) eu nessa altura, na brincadeira, chamava-lhe de “Monstro”! Mal sabia eu que muitos anos depois, o Costa Pereira viria a ser um autêntico “Monstro” do futebol português e no Benfica de Lisboa.

    Reply
  3. 5

    Carlos Hidalgo Pinto

    Assim como houve grandes jogadores amadores, noutras posições, casos de Fernando Laje, Luis Trigo Morais e outros, Pedro Santos foi um caso sério. Entretanto um tio meu Luis T. Morais, jogou também basquetebol com Costa Pereira no Ferroviário de L.M. A passagem de Costa pereira pelo basquetebol, tornou-o , na realidade, o melhor de todos, basta lembrar um jogo contra o Totenham, onde defendeu tudo, ou seja, travou a grande artilharia e em avalanche, dos avançados ingleses. O Benfica também lhe deve bastante, pelo facto de ter sido o seu guarda-redes bi-campeão europeu. Aliás, sou adepto benfiquista, devido a, quando era esfanhana, querer fazer defesas…à Costa Pereira!. Qualquer cruzamento era parado por esse grande e eclético guarda- redes. Creio que foi treinado por, entre outros, Severiano Correia, o 1º treinador luso a ser contratado no estrangeiro (Grécia). Foi o melhor de todos, de facto. Octávio de Sá e Marcelo de Sá, Acúrsio, Chande, foram entre outros, grandes keepers luso-moçambicanos.

    Reply
  4. 4

    Braga Borges

    A minha opinião, discutível como é óbvio:

    COSTA PEREIRA, imperial a jogar fora dos postes.
    PEDRO SANTOS, ( GDLM), completíssimo.
    OCTÁVIO DE SÁ, elegância.
    ACÚRCIO, boa colocação entre os postes, sem ser elegante.

    Numa outra geração, o Chande e o Carlos Bruhein.

    Reply
  5. 3

    Joaquim Primavera

    è difícil nomear quais os dois melhores guarda redes do futebol Moçambicsno tantos e táo bons existiram ao longo dos anos como os que Isaque Vasconcelos aponta, o Octávio de Sá, o Acurcio Carrelo!
    Para mim tenho como dois nomes que destaco : Helder Moura (o peixe voador) e Costa Pereira.
    Mas foram tantos e tão bons …..

    Reply
  6. 2

    Wanda Serra

    Wanda Serra

    Sem duvida

    OCTAVIO DE SA’

    Wanda

    Reply
  7. 1

    Isaque de Vasconcelos

    OCTAVIO DE SA E ACURSIO CARRELO, FORAM DE LONGE OS MELHORES GUARDA REDES DE MOCAMBIQUE

    Reply

Se não tiver Facebook comente aqui!

© BigSlam 2016 - Todos os direitos reservados.