4 Comments

  1. 4

    Carlos Hidalgo Pinto

    Em países de baixo desenvolvimento económico projectos semelhantes poderão induzir um efeito de drenagem (Back-wash effect), que implicque o desenvolvimento do centro ou pólo á custa das periferias,ou seja, de enormes desequilíbrios regionais. O geógrafo Peter Hall foi o autor de Great Planning Disaster (Grandes Desastres de Planeamento). Entretanto, este projecto da katembe, poderá ser virtuoso, implicando um Efeito de Difusão do centro para a periferia. Portanto o resultado do planeamento e da política urbana a ser implementada na área abrangida, poderá iniciar um processo de desenvolvimento, desde que o país seja alvo de investimento noutras regiões de Moçambique.

    Como se trata de um pais de baixo desenvolvimento, este investimento iria produzir efeitos regressivos noutras localidades, de modo que os movimentos migratórios de mão de obra, capital e de bens e serviços, não iriam conseguir evitar uma grande desigualdade regional.

    Moçambique terá que atrair investimento estrangeiro e em simultâneo, para outras regiões do seu território nacional, para que os efeitos de difusão ultrapassem os efeitos de drenagem (Back-wash effects). A cooperação bilateral, trilateral e multilateral, as parcerias entre empresas,conjuntamente com uma aposta também nas energias alternativas, na agricultura biológica, portanto projectos mais descentralizados, poderão criar aqui um modelo muito próprio que implique manningue mandioca.

    Reply
  2. 3

    Osvaldo Reis de Almeida

    Aquilo que iria melhorar o país para o seu povo não é isto. Há muito sofrimento nos arredores de Maputo mas investir aí não dá lucro tão depressa.

    Reply
  3. 2

    Braga Borges

    Conclusão……lá se vai o Diogo dos camarões recheados.

    Reply
  4. 1

    Nelson Barata

    Espero bem que o projecto se concretize.

    Contudo, como tudo no Continente Africano, depende de uma série imensa
    de factores que não estão na mão de muita gente.
    Até ao seu desenvolvimento irá necessitar de muitos apoios logisticos,
    estatais e outros.

    O que acontece nestes casos e não pretendo ser derrotista é que em 3D é
    tudo muito lindo e o papel (video) aceita tudo o que se lá ponha…

    Depois vêm os interesses mesquinhos, e outras coisas e, mais não digo…

    Para a frente Moçambique.

    Reply

Se não tiver Facebook comente aqui!

© BigSlam 2016 - Todos os direitos reservados.