3 Comments

  1. 2

    Ilidio Santos

    O nome de Maputo era o local onde estavam os portugueses. Naquele tempo quando os povos do interior diziam que iam a Maputo, significava que iam a : Ma (lá) puto ( onde estavam os portugueses). Isto foi-me explicado quando da mudança do nome da cidade.

    Reply
    1. 2.1

      Carlos Lage

      Sr. Ilidio: absolutamente correcto, ” Ma-puto-(guesi)” para melhor entendimento. ” Ma” – lugar – como Ma-tola, Ma-Tchava, Tambem ” Ca- Tembe – terra para ca’ do rio Tembe(?). Pena nao haver mais estudos acerca de tao interessante tema. Curioso a Frelimo dedicar a Capital aos Portugueses enquanto os expulsava de la’ durante o fervor revoluciona’rio, curiosidades para a Histo’ria.!

      Reply
  2. 1

    Carlos Hidalgo Pinto

    Os primeiros habitantes foram os San+os Khoikhoi= Khoisan, tendo posteriormente sido os bantos, como os Xhosas e os Zulus a fixarem-se na zona. Lourenço Maruqes, juntamente com António Caldeira, exploraram os rios Limpopo e Umbelúzi, explorando o marfim e o cobre. Em1546, procedeu-se ao levantamento da Feitoria fortificada na margem do rio denominado de Espírito Santo. António do Campo foi quem denominou o lugar de Delagoa Bay. Quanto á construção da linha de caminho de ferro de L.M. ao hinterland da África do Sul, foi Paul Kruger que implementou o projecto do lado daquele país, a fim de contrariar as intenções de Cecil Rhodes, tendo Portugal feito a obra do lado de Moçambique o que transformou radicalmente a então L.M. e hoje Maputo.

    Reply

Se não tiver Facebook comente aqui!

© BigSlam 2016 - Todos os direitos reservados.