Mariana Barata Silva “Filha de peixe(s) sabe nadar”!!!
Foto de capa do semanário independente – Região de Rio Maior
Mariana Barata Silva nasceu em Vila Real (Trás-os-Montes) em 18-05-1999. É filha de dois excelentes antigos basquetebolistas – Teresa Barata e Hélder Silva. Está radicada, com os seus pais, em Rio Maior, já há muitos anos.
Iniciou-se na prática do basquetebol em 2008.
Fez parte das seleções distritais que representaram a Associação de Basquetebol de Santarém nas Festas do Minibasquete em Paços de Ferreira e nas Festas do Basquetebol Juvenil nos escalões de Sub 14 Femininos (3 anos) e Sub 16 Femininos (2 anos ).
No RM Basket sagrou-se Campeã Distrital de Basquetebol de Santarém em Sub-14 Femininos em 2013.
Mariana é a do lado direito da foto, em 1º plano. De blusão encarnado, Teresa Barata, mãe da atleta e treinadora do RM Basket à época.
Esteve integrada no Centro de Alto Rendimento do Jamor – Basquetebol, durante 2 anos, nos anos letivos de 2013/14 e 2014/15, mais concretamente desde setembro de 2013 a junho de 2015.
Representou a Seleção Nacional no Campeonato da Europa de Sub 16 Femininos – Divisão A, em Debrecen – Hungria, em Agosto de 2014 (31 julho a 10 de agosto 2014), onde Portugal ficou em 13º lugar.
Seleção Nacional no Campeonato da Europa na Hungria de Sub 16 Femininos – Divisão A
Agora em 2015, Mariana Barata Silva integrou a Seleção Nacional no Campeonato da Europa de Sub 16 Femininos – Divisão A, que decorreu em Matosinhos de 13 a 23 de agosto.
Seleção Nacional Vice-campeã do Campeonato da Europa de Sub 16 Femininos – Divisão A
O seu contributo foi decisivo para assegurar a manutenção da equipa nacional na Divisão A da Europa, bem como para garantir um lugar entre os 4 primeiros classificados, feito conseguido ao bater a forte seleção nacional de França por uns concludentes 62-54, nos quartos-de-final da prova, o que por outro lado assegurou a participação portuguesa no Mundial de Basquetebol 2017, o que é inédito.
Mariana ao ataque, em Matosinhos, no jogo com a Itália. Foto: FIBA/Viktor Rebay, com a devida vénia.
A nível escolar Mariana já concluiu o 10 º ano.
O BigSlam endereça os parabéns à Mariana Barata Silva e é mesmo caso para dizer “Filha de peixe(s) sabe nadar”!!!