Primeira Seleção Nacional de Basquetebol de Moçambique!
Moçambique vence a Zâmbia em basquetebol… decorreram entretanto 47 anos!
Ano de 1975 – Seniores – Selecção Nacional R. P. Moçambique
“Festejos da Independência de Moçambique ” • (Moçambique – 154 x Zâmbia – 94)
Em cima: Alexandre Franco (Seleccionador-adjunto), Correia Mendes (Seleccionador), Armindo Costa, Nuno Narcy, Manuel Marreiros, Tam Ling, George Sing, Artur Van Zeller, Samuel Carvalho, Carlos Sousa (Dirigente).
Em baixo: João Domingues, Hélder Luís, António Almeida, Correia Mendes, António Araújo, Sebastião (Roupeiro).
Esta gravura fica para a história: Eis a primeira selecção nacional de basquetebol de Moçambique, que actuou com a da Zâmbia. Jornal “A Tribuna” – 04.07.1975
Vejam alguns recortes de jornal da época…
Jornal “Noticias” – 30.05.1975
Ano de 1975 – Seniores – Selecção Provincial Maputo
“Festejos da Independência de Moçambique”
(Selecção Maputo x Juventude M.P.L.A. 108 – 52)
Em cima: Mário Filipe (Dirigente), João Donato (Treinador), Ana Gomes, Leonor Pinhal “Lola”, Ivone Francisco, Fortunata Santiago, Albertina Nicolau.
Em baixo:Isabel Santos, Clarinda Lopes, Maria Lopes, Teresa Santos “Tété”, Carla Tadeu Santos.
Jornal “A Tribuna” – 04.07.1975
Jornal “Notícias” – 23.07.1975
O BigSlam quer aqui homenagear todos aqueles que fizeram parte deste acontecimento histórico do basquetebol moçambicano – o seu primeiro jogo internacional…
6 Comentários
Carlos Hidalgo Pinto
Bastante interessante esta entrevista a um grande hoquista. Ele descreve como era a então cidade de Lourenço Marques, com moradias tipo colonial, de madeira e zinco, como a da familia Kock. Aliás, esse mesmo Kock, deve ser o mesmo que conjuntamente com o meu avô Eurico De Abreu e Couto, e mais dois atletas ganharam o 1.o Troféu conquistado do G.D.L.M. Trataou-se da Volta à Cidade da agora Maputo, tendo esses 4 atletas vencido essa prova, tendo-lhes sido entregue como prémio, uma Taça alusiva a esse entao feito.
Quanto à foto da equipa de hóquei patins do Liceu Salazar, reconheço também Amadeu Boucós e um familiar de um tio meu (António Garradas Domingues) e que se encontra ao lado de Francisco Velasco: trata-se de Carlos Manteigas Souto, que posteriormente se formou em Agronomia, na então Metrópole (Lisboa). Representou a equipa de voleibol do Agronomia nos campeonatos distritais dessa mesma modalidade. Eram tempos anteriores à criação, pelo professor Veiga Simão, da Universidade de L.M.
Manuel Martins Terra
Uma selecção que ficou para a história, onde pontifica na foto de grupo o grande Samuel de Carvalho. Vi o jogo e os numeros expressos no placard, falam por si. Parece que ainda foi ontem, e já lá vão 47 anos. O tempo voa, e vão ficando as memorias.
José António
Magnificas recordações…só que a data diz ser de 1795…😄😄😄😄
BigSlam
🙂 Kanimambo José António, já está retificado. Aquele abraço.
Augusto "Pepito"
Eu fiz parte de um grupo de jogadores do escalão de iniciados de Basket da antiga Lourenço Marques, actual Maputo que percorremos o País a jogar nas províncias todas, para comemorar a celebração da Independência de Moçambique. Passamos a Independência na MAGNÍFICA GORONGOSA e visitei a Grandiosa Cabora Bassa, nesse Tour.
O fantástico que o Basket me permitiu usufruir.
Ps: desse grupo de dirigentes e jogadores maioritariamente ninguém
Jorge Oliveira
Fantástico ler passados tantos anos nomes que fizeram parte do meu dia a dia nos treinos em LM.
Gostava de saber onde param hoje estes grandes jogadores e se estão bem de saúde. Grande abraço