FIGURAS MOÇAMBICANAS DO NOSSO TEMPO – João de Sousa
ENTÃO… “BONDIAZINHO”, João!
Com a tua bem sucedida carreira de “HOMEM DA RÁDIO”, adquiriste experiência e uma sabedoria de comunicação, que empregas no teu blogue “XIPALAPALA”, para nos “presenteares” com algumas, sempre bem-vindas, recordações do teu/nosso Moçambique.
Por isso, neste dia do teu aniversário, os teus amigos e admiradores do BigSlam, desejam-te muitas felicidades e (1) … !!!
Quem é o “The Voice” da Rádio Moçambique?
Chama-se João Baptista de Sousa, faz hoje 73 anos e em 1964 “lançou-se às feras do jornalismo na radiofonia” pelas produções GOLO. Uma Agência de Publicidade que produzia vários programas para serem transmitidos pelo Rádio Clube de Moçambique na antiga Lourenço Marques.
Ao apresentar esta síntese do seu “curriculum” quero pedir desculpa aos desportistas, gentes das artes, da cultura e não só, que tiveram o prazer de privarem e serem entrevistados pelo João de Sousa de não os referir aqui, porque por esquecimento tenho medo de melindrar alguém.
Começou na rádio em 1964, mas “… Em 1966 passou a fazer relatos desportivos de várias modalidades (basquetebol, futebol e hóquei em patins). Para além da cobertura dos acontecimentos nacionais, com destaque para os Campeonatos Distritais e Provinciais, fez transmissões directas de jogos que se realizaram no exterior de Moçambique, nomeadamente em Angola e em Portugal…
…Em 1968, a par com os relatos desportivos, é incluído em outras equipas de produção de programas das Produções GOLO, tendo realizado até 1975 o “Bondiazinho” (de parceria com o Eugénio Corte Real) ou o “Guiando e Ouvindo Música”. Esporadicamente fazia a locução de outros programas tais como o “Domingo Alegre” ou o “Extensão 10”…..
…Em 1974 ingressou no Rádio Clube de Moçambique como locutor. Após a nacionalização, ocorrida em 1975, passa para os Serviços Redactoriais, (hoje Direcção de Informação) como repórter e noticiarista…”
Dirigiu e o Canal Nacional da RM, e posteriormente o Departamento de Programas. Foi nomeado Administrador da Rádio Moçambique, sendo responsável durante 6 anos pelos pelouros Comercial e de Produção… Foi correspondente da Rádio Moçambique na África do Sul... A par com a actividade radiofónica colaborou com a Televisão de Moçambique como “pivot” e comentarista dos jogos dos Campeonatos do Mundo de Futebol e como apresentador (de parceria com Leite de Vasconcelos) do programa “Volta a Moçambique”… Foi assessor do Conselho de Administração para as Relações Internacionais.
Hoje, embora reformado, continua a colaborar com a Rádio Moçambique na produção de 3 programas semanais de 60 minutos cada, nomeadamente “O Fio da Memória”, “História das Músicas” e “Coisas da Bola”…”
Em Agosto de 2016 veio a Portugal fazer-nos uma visita.
( 1 ) … MUITOS ANOS DE VIDA NA COMPANHIA DE TODOS QUE TE SÃO QUERIDOS..”
PARABÉNS AMIGO!
Hoje, no aniversário da minha “cara metade”, não me esqueço de fazer também um brinde à tua saúde, João!
- “Xipalapala”– Corneta feita com o chifre de uma Impala, usada em Moçambique pelos membros da etnia Ronga, para chamamento do povo.
- “Bondiazinho” foi o título dado a um programa matinal das Produções Golo que era transmitido de segunda a sexta feira, das 06.30 às 08.00 horas, no canal “D” do então Rádio Clube de Moçambique.
- Musica Herb Albert “Casino Royal”: Tema de abertura do programa “Bondiazinho”.
Para nós, com o BigSlam, o mundo já é pequeno… Muito pequeno!
João Santos Costa – 16.06.2020
17 Comentários
José Soares
Bom dia, João. Como assíduo ouvinte do Bondiazinho, não podia, ao ver, acidentalmente, esta publicação no Facebook, enviar-lhe um abraço de amizade e de agradecimento por nos ter feito companhia com, talvez, o programa mais ouvido na época, pelo menos da parte da manhã. Em aditamento, o que é feito do Gilito, seu companheiro de programa, que como eu vivia também na Matola, e de quem era amigo, dele e da família? Um abraço de amizade e votos de que continue por muitos anos a aparecer nas notícias relacionadas com o nosso país do coração.
Manuel Martins Terra
João de Sousa, figura impar da rádio que marcou uma geração, que conhece como ninguém a história do desporto moçambicano, continua em grande e a brindar-nos com notícias que nos fazem recordar os grandes astros de outrora e outras figuras atuais. Parabéns por mais um aniversário e que continues a somar muitos mais , com muita saude.
João de Sousa
Caros amigos, queridas amigas: a todas e todos que reagiram com mensagens bem significativas, neste belo trabalho do meu “xará” João Santos Costa, o meu agradecimento com uma palavra bem moçambicana que traduz o sentimento de enorme alegria e satisfação que se apoderou de mim neste 16 de Junho: khanimambo.
Ancha
Parabens João de Sousa , saudades do bondiazinho 😁😆😄, desejo lhe muita paz e saúde.
Manuel da Silva
Feliz Aniversário! Uma pequenina frase mas que se cheia de orgulho por ser teu amigo e com votos de que vivas muitos anos com com muita saúde! João cá esperamos muitas mais memórias tua!
Obrigado aos amigos João Santos Costa e Samuel Carvalho que nos facultam esta lembrança!
António Figueiredo
Creio que foi no decurso de 1972 que “resolvi” candidatar-me a uma vaga para locutor desportivo das Produções Golo. A prova, além da entrevista, era fazer um relato “virtual” de um jogo à minha escolha. Escolhi o Basquetebol e o “meu” jogo era um… Sporting/Desportivo! O júri era formado por duas pessoas: o João de Sousa e (creio) um tal Fernando Ferreira (acho que era este o nome…). Quando o João de Sousa me deu ordem para iniciar o relato (após verificar que o gravador estava ok)… comecei uma ladaínha que só visto! O João ria-se e balançava o corpo, como se quisesse agarrar a bola… Nesse relato , o jogo só dava… Sporting (vá lá saber-se porquê…) ! Na verdade, o Zé Arruda, o Alemão, o Frank Martinuk, o Morgado (o Flávio), o Nuno Narcy, o Paulo Carvalho, o Carlos Koo e o Manel Lima não conseguiam travar o Nelson Serra, o Mário Albuquerque, o Zé Morais, o Vitor Morgado, o Rui Pinheiro, o Luís Almeida, o João Romão, o Piriquito, o Tomané e o John Hugues que estavam, simplesmente, “diabólicos”!!! Ganhou o Sporting, mas não sei o resultado…
E isto para dizer que, no final do teste, o João de Sousa me disse: “Pá! Isto parecia real! Estiveste muito bem! Mesmo que não fiques cá, não desistas!” Não fiquei, acho que foi um tal Pereira da Silva ou Silva Pereira… Desisti!…
Um abraço de Parabéns do tamanho do Mundo, João, e que continues a somar por muitos e felizes anos!
Neves Correia
Ontem no finalzinho da tarde o João telefonou -me a propósito de uma notícia de um auto intitulado jornal que dava os meus filhos órfãos! Como sempre o meu amigo João fez o que um grande jornalista faz! Telefonou -me e disse como é? Posso desmentir? Eu disse claro e não só! Vamos a eles! Desliguei e perguntei-me “o que faz uma pessoa estar atento a notícias de um abjeto jornal?”. Numa palavra “profissionalismo.” Assim se obriga o verdadeiro profissional da informação. O seu apego à verdade e nada mais do que a verdade. E foi assim que no seu dia de aniversário, trabalhou para honrar os princípios que ainda jovem teve de aprender para ser o melhor locutor de rádio de sempre que conheci! Kanimambo João! Feliz Aniversário que faças muitos e muitos mais! Parabéns e um grande abraço!
ernesto maia
Parabens João
Zito Abdula-ULM
Muitos parabéns João de Sousa, és mais velho do que eu 1 ano apenas, Sou o Zito, Defesa central da Académica de LM, vários jogos do meu clube que foram relatados por tí, não posso esquecer. Que vivas muitos mais anos, o que desejo para mim também. è bom recordar, dá-nos mais vida e vontade de viver mais. Um grande Abraço. muitos colegas meus de equipa já partiram, nomeadamente Zé Tó, Carlitos, Rogério Amaral e outros que já não sei do paradeiro deles. KANIMAMBO MUFANA!…
Katali Fakir
Parabéns ao meu amigo Joãozinho, muitas felicidades e anos de vida com saúde, paz, tranquilidade e harmonia. Um forte abraço.
PS – enorme parabéns ao amigo João pela justa homenagem ao nosso grande João de Sousa – Produções Golo.
António Amorim Lopes
PARABÉNS. FELIZ ANIVERSÁRIO PARA O IMPORTANTE CIDADÃO QUE NOS NÃO DEIXA ESQUECER ESSA TERRA DE FEITIÇO QUE SE CHAMA MOÇAMBIQUE. QUE SEJA MUITO FELIZ NA COMPANHIA DA SUA ESTIMADA FAMÍLIA.
Fernanda Cordeiro
Feliz aniversário, João! Muitas felicidades!
Alberto Rodrigues
Caro João,
Forte abraço de Parabéns e muitas felicidades para ti e família.
Dos Primos,
Dina e Alberto Rodrigues.
Anfonio batista
Amigo joao feliz Aniversario e k este dia s repita mautos e longos anos com saude e concretizacao dos teus eloquentes projectos ,obrigado joao por tudo k nos deste a conhecer de ti .Brio profissionalismo e humildade .ES UM CRACK DE MAO CHEIA!!!
Renato danton Pina Quaresma
Os meus parabéns que continues por muitos e longos anos. Um grande abraço amigo
Milu
Feliz aniversario Joao De Sousa.
Armindo
Parabéns João e que continues durante muitos anos a relembrar-nos a história de Moçambique.