9 Comentários

  1. 9

    Ricardo Branco

    Na remodelação do hotel, levado a cabo pelo Grupo 5 da África do Sul, o meu amigo José Neiva, (RIP) sócio e um dos implementadores do Grupo 5, liderou a equipa. Era enteado do Matos Ribeiro que foi durante muitos anos o director do Hotel Polana. O Zeca Neiva vivia no Hotel e estudava no Liceu Salazar, onde a Mãe, Domitila Apolonario, lecionava Francês. Fui muitas vezes ao quarto dele onde alguns de nós estudávamos. Quando começaram as obras e devido ao grande amor que tinha pelo Hotel, os Sul-africanos queriam levar a caldeira, única em África, e ele recusou. Também queriam levar o elevador, obra única pelo seu desenho e caixa operacional, dourado se se lembram, de rara beleza, e foi o Zeca Neiva que não autorizou a sua remoção. Paz à sua alma!

    Responder
  2. 8

    J. Correia

    Bons tempos esses. Fui frequentador da boite, dos bailes de fim do ano e dos almoços-buffet de domingo.
    Até aí se realizou o copo de água do meu casamento há 55 anos…
    E depois da descolonização fui lá “matar saudades” do saudoso Polana

    Responder
  3. 7

    José Alexandre Bártolo Wager Russell

    Muito interessante a história do icónico Hotel Polana. Lembro-me de lá ir umas poucas vezes e entre 1975 e 1976. Um hotel que, ainda hoje mede meças com muitos outros de categoria. Parabéns Manuel Terra.

    Responder
  4. 6

    João Santos Costa

    Sabia que pela sua localização e tratamento VIP dos seus hóspedes era o melhor hotel de Moçambique e quiçá de África.
    Eu não tinha o “condição social” para ser frequentador assíduo deste Hotel. Só lá fui algumas vezes, Mas nem por isso deixei de o admirar! Todos nós sabíamos que era um “Ícone” da cidade das Acácias.
    Lembro-me que depois da independência e até há uns tempos atrás passou por problemas económico/financeiros! Mas felizmente creio que tudo está resolvido e já está a funcionar em pleno.
    Só agora, com este brilhante trabalho do Manel Terra, fiquei a conhecer a sua estória.
    Obrigado Manel. Um grande abraço deste teu amigo, João.

    Responder
  5. 5

    Milu Gouveia

    Muito ineressante a historia do Hotel Polana, obrigada.

    Responder
  6. 4

    João Carlos Guerra Mendes de Almeida

    Parabéns Manuel Terra por nos relembrar o “nosso” Hotel Polana onde, na nossa juventude, tantas horas e aventuras passámos. Vivíamos realmente numa cidade fantástica e eramos felizes sem saber. Ainda hoje, passados 50 anos, as memórias estão tão vivas que nos permitem, fechando os olhos, calcorrear a cidade de ponta a ponta. Bem haja

    Responder
  7. 3

    Orlando Valente

    Parabens MANUEL TERRA por esta magnifica reportagem e pelas fotos do HOTEL POLANA, que nos encantou a todos pela lembranca ou mesmo tempo que sentimos saudades de tao maravilhoso hotel da nossa terra. Nada mais tenho a acrescentar, apenas me resta dizer, que o HOTEL POLANA continuara bem presente na minha memoria ate o coracao bater no meu peito…sim, feliz por de ter conhecido depois de tantos anos…

    Responder
  8. 2

    RICARDO JORGE ROGADO QUINTINO

    Fui várias vezes com a minha esposa (na altura ainda namorados) aos sábados à noite à boate do Polana e aos Domingos almoçar ao buffet que era aberto aos não hóspedes. Isto nos finais dos anos 60, início dos 70, até ao nascimento da minha filha, que pôs um
    travão nas nossas saidas nocturnas e diurnas de lazer, com a bebé a concentrar todas as nossa disponibilidade de tempo.
    Continuação de um bom Verão, gente…

    Responder
  9. 1

    LUIS BATALAU

    MARAVILHOSO HOTEL NUMA MARAVILHOSA CIDADE- LOURENÇO MARQUES. FREQUENTEI ALGUMAS VEZES A BOITE DO HOTEL POLANA SEMPRE COM BOAS ORQUESTRAS. PARA TODOS GRANDE ABRAÇ. HAMBANINE.

    Responder

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

© BigSlam 2024 - Todos os direitos reservados.

error: O conteúdo está protegido.