10 Comentários

  1. 6

    Nelson Barata

    Locais e estabelecimentos de ensino, saudosamente, irrepetíveis. Belas descrições da LM de antanho.
    A acrescentar penso que a Rua do Telégrafo que o nosso cronista assinalou, antes de ser Av. Nduda, chamava-se Rua General Botha, começava na Rua de Nevala, perto da Escola Primária Moreira de Almeida, onde fiz a 2ª, 3ª e 4ª classes, passava lateral ao Hospital MB, atravessava a Av PChagas passava entre a escola Rebelo da Silva e a lateral dos Maristas, pela lateral da Cristal já na 24 de Julho, e do Liceu Dª Ana, antes de findar na Av. Brito Camacho, salvo erro ou melhor opinião.
    Saúde

    Responder
  2. 5

    João Coelho

    Sou da Beira mas conheci bem esse parque. Conheci Lourenço Marques em 1968 quando fui cumprir o serviço militar. Já em 1975, morei na casa da esquina em frente ao Museu Dr. Álvaro de Castro durante um ano, de Setembro de 1975 a Setembro de 1976. Estava na altura a fazer um curso pelos CFM. Levei vezes sem conta os meus dois filhos mais velhos, com 3 e 2 anos a esse parque.
    Uma boa recordação.
    Obrigado pelo belo trabalho Manuel Terra.

    Responder
  3. 4

    Maria João Necho M .de Aguiar

    Andei no liceu D,Ana da Costa Portugal e depois no liceu Salazar no 6º e 7º ano com era habitual.
    Morava na Polana na AV.24 de julho entre a pastelaria cristal e o piripiri.
    Saudades destes tempos todos temos e do BOM tempo o ano inteiro.
    QUem podia esquecer?

    Responder
  4. 3

    Luis 'Manduca' Russell

    Eu comecei a frequentar o Liceu Salazar/Josina Machel e este lindo parque em 1977, quando tinha 12 anos, mas depois vieram umas pessoas que nos obrigaram a ir embora… sempre a mesma história triste… Agora uma certeza eu tenho: o Manuel Terra continua em grande forma! Kanimambo!

    Responder
  5. 2

    Berta Mota

    Andei no Liceu Salazar em 1958, morando na altura na Rua da Alegria, na Malhangalene. Belo e moderno Liceu. Ao lado o Museu Álvaro de Castro. Tenho hoje 83 anos e lembro-me perfeitamente desse tempo, e das matinés ao fim de semana.

    Responder
  6. 1

    BigSlam

    Quem se recorda deste Parque em frente ao Liceu Salazar em L. Marques?
    Em caso afirmativo deixa aqui o teu comentário!

    Responder
    1. 1.1

      Elaine Vilaca Tomas

      Recordo me com muitas saudades. Andei na Escola Comercial e tinha de ir para o parque apanhar o ‘machibombo’ dos estudantes para a Matola. Obrigado pelas recordacoes.

      Responder
      1. 1.1.1

        Carlos Hidalgo Pinto

        Penso que a rapariga chamada Elaine, era colega de um primo meu (Luís Trigo Morais),que ainda reside na ex-L.M., agora Maputo. Mas que bela face tinha.

        Responder
    2. 1.2

      Zé Tó Oliveira

      Obrigado por me avivar a memória, lembro-me de me sentar naquele muro baixo em frente ao Liceu, jogávamos xadrez e começámos a fumar os primeiros cigarros, com o meu amigo Paulo Prudêncio creio que ainda andava na General Machado mas sonhando com o Liceu. Abraço.

      Responder
    3. 1.3

      jorge de matos gomes

      Sim lembro-me do “jardim” em frente, assim conhecido no tempo em que frequentei o Liceu, tenho boas recordações do lugar e dos arredores.  Contudo, existe outra razão pela qual escrevo.
      Apesar da declaração no final do artigo:
      “Algumas fotos foram retiradas com a devida vénia dos blogs: The Delagoa Bay e Houses of Maputo a quem o BigSlam agradece”.  Tal não é o caso da imagem com a legenda: 
      “Parque Silva Pereira em frente ao Liceu Salazar em 1952”.  
      Conheço esta foto ainda melhor que o lugar, isto porque a “editei” quase centímetro a centímetro e a proveniência da imagem não é, de modo algum, de nenhum dos blogs mencionados.  Não tenho nem reivindico qualquer direito sobre a imagem e todos os direitos da fotografia expiraram há muito tempo.  Se alguém a utiliza em vez de outra igual de qualidade inferior é, de alguma forma, um reconhecimento, não me sinto indignado apesar das margens desta imagem terem sido adulteradas para ocultar a sua proveniência.  Considero a partilha de imagens como uma parte indispensável na criação dum blog deste tema e por isso, não configurei o meu blog duma forma em que o clique do botão direito do rato está desactivado e guardar imagens não é executável, o que não é o caso deste blog.    
      Lamento que a integridade da declaração no final do artigo não seja suficientemente imparcial para mencionar uma fonte menos conhecida.

      jorge de matos gomes

      Responder

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

© BigSlam 2024 - Todos os direitos reservados.

error: O conteúdo está protegido.