Victor Santos foi dirigente pela primeira vez da ADALM na década de 50, exercendo funções dentro desta organização.
Nomeado Secretário da Direcção presidida pelo Professor Prata Dias, excelente atleta de Ténis que em 1963 se sagrou Campeão Nacional em Portugal.
Victor Santos encontrou-se ligado ao Atletismo desde 1965 quando foi Secretário-Geral e depois desligou-se por motivos profissionais voltando de novo ao convívio da modalidade em 1970, ocupando o lugar de Tesoureiro, posição que veio a assumir dois anos mais tarde.
Coube ao Sr. Victor Santos ser o último Presidente da Associação Distrital de Atletismo de Lourenço Marques, antes da Independência de Moçambique. A escolha foi primeiramente feita através de escrutínio em Assembleia Geral e de seguida em Regime de Comissão Administrativa nomeado pelo CPEFD.
Destaque para alguns eventos que realizou como os mais importantes durante os seus mandatos:
O 1º Grande Prémio Internacional de Atletismo e conjuntamente o III encontro Moçambique/Angola que se realizou em Janeiro de 1972 e que teve várias situações curiosas que transcrevo:
“Devido às condições do tempo (muita chuva e vento) a 1ª jornada foi alterada. Assim entendeu a ADLM realizar no pavilhão de Desportos coberto do Sporting a prova de Salto em Altura para Homens e Senhoras. Esta foi a 1ª prova oficial realizada em Moçambique em pavilhão coberto e que teve como participantes atletas da África do Sul, Rodésia, Angola e Moçambique.”
Resultados:
Senhoras
1º lugar – S. Dickson (Rod) – 1,60 m.
2º lugar – Hybre de Lanje (A. Sul) – 1,60 m.
3º lugar – Emilia Chemane (Moç) – 1,45 m.
Homens
1º Kruger (AS) – 1,85 m.– Saltou em estilo Fosbury.
2º Holtzhansen (AS) – 1,75 m.
3º Eduardo Horta (Ind) – 1,70 m.
4º Fernando Muchanga (Moç) – 1,70 m.
5º António Saraiva (Moç) – 1,70 m.
6º Roseira (Ang) – 1,65 m.
7º J. Teixeira (Ang) – 1,60 m.
- A realização do 1º curso Provincial de Juízes e cronometristas que se realizou dos dias 3 a 6 de Julho de 1972 e que contou com a colaboração dos Professores: António Vilela, J. C. Boaventura e Afonso de Carvalho e do Treinador António Matos.
- A realização dos V Jogos Luso-Brasileiros que se realizaram nos dias 22 e 23 de Julho de 1972 no Estádio da Machava a quando da comemoração dos 150º anos da Independência do Brasil. Os técnicos da Seleção foram o Professor António Vilela e o Treinador António Matos que orientaram e fizeram a orientação dos atletas neste Torneio Internacional.
- No dia 18 de Fevereiro e 1974 numa entrevista publicada no Diário desportivo afirma: O êxodo das nossas atletas reflete a situação actual do Atletismo Moçambicano. Refere Vítor Santos nessa entrevista as dificuldades da ADALM não ter um Corpo de Juízes e Cronometristas e o facto de alguns delegados não comparecerem às competições criando muitas dificuldades à realização do calendário de provas previamente definido. A terminar essa entrevista informou o Jornalista das dificuldades que os atletas estudantes tem em treinar dado os seus horários escolares.
- O inicio da captação de jovens para o Atletismo na zona suburbana da cidade de L. Marques tendo-se iniciado esta fase no dia 29 de Janeiro de 1975 com a realização do Corta-Mato de Captação. Seguiu-se em Março de 1975 provas de Atletismo para Populares com a participação da equipa do Infulene e posteriormente da Mafalala e outras.
- Primeiro e único encontro Beira-Lourenço Marques em Atletismo que se realizou na cidade da Beira, Campo do Ferroviário nos dias 21 e 22 de Junho de 1975 sob a orientação do Técnico Nacional António Matos.
- Na época que esteve à frente da ADALM foram cumpridas todas as competições programadas pela ADALM. Dado grande importância à realização de Provas Abertas, aproveitando ao máximo os picos de forma dos atletas.
- A deslocação de uma Delegação do Atletismo Moçambicano à Rodésia em 1972 a convite da Federação Rodesiana, para estarem presentes na apresentação dos atletas Olímpicos Rodesianos. Evento este que foi da responsabilidade do CPEF tendo sido nomeado como Treinador o Professor António Vilela. Estiveram presentes neste evento os seguintes atletas em representação de Moçambique: Isabel Santos, Lucrécia Cumba, Angélica Manaca Dias, Abdul Ismail, Eduardo Costa, Vitor Candeias, Fernando Muchanga, Amadeu Chande, João Manta, Daniel Firmino, Benedito Marino e Fernando Marino.
Seria injusto se não recordasse com saudade os colegas da Direção e da Comissão Administrativa, com realce para o já falecido Mário Revez.
No dia 08 de Novembro de 1973 realizou-se a Assembleia Geral ordinária da Distrital de Atletismo para apreciação do Relatório e Contas e eleição dos novos corpos gerentes para a época de 1973/1974.
Sob a Presidência de Joaquim Saraiva deu-se inicio à Assembleia Geral contando no começo dos trabalhos com a presença dos delegados do Sporting, Ferroviário e do Vasco da Gama e ausência dos delegados do Desportivo e Académica. Victor Santos em representação “vascaína” proposto que dois elementos mais preponderantes da direção Cessante Fernando Candeias e Herculano Pais se mantivessem na nova direcção mas os dois elementos recusaram continuar. Aprovado o relatório de contas com um voto de louvor à direção que não teve a concordância do Sporting. Depois foram eleitos os seguintes elementos:
ASSEMBLEIA GERAL
Presidente: Joaquim Saraiva
Vice-Presidente: Fernando Costa
1º Secretário: José Carvalho
2º Secretário: João Meireles
Secretário: António Saraiva
CONSELHO FISCAL
Presidente: Engº Vaz Pereira
Vogal: José Mateus
Relator: Mário Moura
DIRECÇÃO
Presidente: Vítor Santos
Secretário: Sérgio Alves
Tesoureiro: Manuel Abreu
Secretário: Anselmo Pita Pereira
Secretário-Adjunto: Jorge Santos
Vogais Efectivos: Ulisses Carrasco, Mário Revés e Abel Cruz
Vogais Suplentes: Aquilino Sousa, Arnaldo Cruz e Silva
As recordações do Atletismo Moçambicano são imensas, não podendo deixar de referir os técnicos Professor António Vilela, Professor Afonso de Carvalho, António Matos, Luís Revez, Cruz e Silva, Orlando Costa e Manuel Lourenço.
Referir também os “Recordes” do Salto em Comprimento e do Lançamento do Martelo que duraram décadas a serem batidos.
Dos atletas mencionarei somente alguns, entre tantos: José Bento, Crisóstomo Ferreira, José Magalhães, José Branquinho, Mealha da Costa, irmãos Cruz e Silva, Carlos Cagica, António Repinga, Luís de Oliveira, Cândido Coelho, Stélio Craveirinha, Vítor Correia Mendes, Amadeu Chande, e muitos mais… Nas senhoras referência a Fátima Espírito Santo, Sónia Lemos, Conceição Vilhena, Emília Chemane, Arcangela Madeira, Helena Relvas, as irmãs Manuela e Conceição Alves, Lucrécia Cumba e tantas outras…
Uma referência muito especial para alguns atletas do clube ED Vasco da Gama a quem esteve sempre ligado.
Destaque para os atletas deste clube Gulamo Jafar, André José Pinto (excelente saltador), Mário Coluna também um grande saltador, que depois representou o Desportivo de Lourenço Marques, tendo-se sagrado Recordista do salto em altura. António Ramos talvez o maior de todos, um excelente quatrocentista e também o grande saltador e recordista de Moçambique no salto em altura – Victor Correia Mendes.
Nos femininos as irmãs Abreu, Lígia Avelar, Angélica Gomes lançadora, o quarteto que foi recordista Nacional dos 4x1oo metros e Kathleen Binda e Angélica Manaca Dias ambas da Beira.
Em 1975 a quando da realização do Torneio Internacional de Atletismo para comemorar a Independência de Moçambique com a participação de outros países (URSS, Tanzânia, Zâmbia).
Seleção de Moçambique no Torneio Internacional (Comemorativo dos festejos da Independência) – 1975
A constituição dos elementos que participaram no evento foram:
- Victor Santos – Locutor
- Orlando Costa – Chefe de Terreno
- António Silveira, José Almeida, Fernanda Salazar, Margarida Cardozo, Carlos Tello Rodrigues, Filomena Osório, Anabela Ferreira, Celisa Silveira, Francisco Silveira, Carlos Candeias constituíram os cronometristas, fiscais de pista e júri de concursos.
Para terminar uma palavra de apreço e carinho a Victor Santos, pai da atleta Isabel Santos que representou a Associação Académica de Moçambique.
Algumas fotos com Victor Santos no I Encontro de Atletismo do Parque José Cabral – 07.04.2012
Alguns dos participantes no I Encontro de Atletismo do Parque José Cabral, onde se pode ver Victor Santos (em pé ao centro de fato azul) e sua filha Isabel Santos (sentada de camisola às riscas).
Victor Santos e Luís Oliveira
Victor Santos na companhia de antigos atletas e treinadores do atletismo de Moçambique
Victor Santos no meio de dois grandes treinadores do atletismo moçambicano – Luís Revez e António Matos