14 Comentários

  1. 11

    António Mora Ramos

    Olá, Tomané!
    Foi realmente como dizes, perdemos o campeonato por um ponto no último segundo do jogo contra o Benfica de Lisboa. Estávamos a ganhar por 3 pontos a 20 segundos do fim, com posse de bola.
    Mas tivemos direito a uma taça, pelo que se vê na foto. Por pura brincadeira e por a taça estar à minha frente, comentei, noutra publicação desta foto, que “como se via na foto, a taça tinha ficado comigo”, o que, claro, não aconteceu. Parece que alguém levou esse comentário à letra.
    Da taça do Sérgio, nem sabia…
    Abraço.

    Responder
  2. 10

    BigSlam

    Felicitar todos os participantes deste concurso “ADIVINHA QUEM SÃO”! – Luiz Rocha, Lucilia Capelo Reis, João Romão, Fernanda Cordeiro, Luis Antonio Albasini, João Carlos Alves Silva, Manuel Martins Terra, Rui Rodrigues, Tomané Alves, Katali Fakir, Carlos ferreira e Luiz Pinto.

    Aqui fica a solução às questões colocadas:

    1- Qual o clube que representa esta comitiva? – Sporting Clube L. Marques (SCLM).
    2- Qual a época desportiva (ano) e onde se realizou esta digressão? – Época 1969/70 e a digressão foi a Luanda (Angola) para disputar o Campeonato Nacional de Basquetebol.
    3- Quais os títulos alcançados nessa época? – Campeão Provincial Moçambique.
    4- Identifica os elementos desta foto? – Em cima: Alexandre Franco (Treinador), Nelson Serra, João Romão, Sérgio Carvalho, Mário Albuquerque, Taborda (Dirigente), Fernando Fernandes.
    Em baixo: Steven Delapp, António Mora Ramos, Fernando Martins, José M. Pinto Sousa, Victor Morgado.
    5- Qual o elemento da comitiva que ficou com a taça em seu poder? – Por brincadeira nas redes sociais, constou que a Taça de Vice-Campeão ficou na posse do Mora Ramos. 🙂

    NÃO PERCAM O PRÓXIMO “ADIVINHA QUEM SÃO”!

    Responder
  3. 9

    Joao M T Romao

    O nº 6 era o Presidente do Sporting Clube de Lourenço Marques e chefe da embaixada Eng. Taborda.
    O nº 11 é o Zé Manel Pinto Sousa.

    Responder
  4. 8

    josé carlos alves da silva

    Sigo a opinião do Carlos Ferreira, olhando bem para caras destes monstros sagrados do basquetebol ( fora os milhares que aqui não estão das outras equipas ). Belos tempos. Abraços para todos

    Responder
  5. 7

    Manuel Martins Terra

    Samuel, creio que na fila de baixo, o último é mesmo o Victor Morgado, que se não estou errado, se lesionou. Um abraço.

    Responder
  6. 6

    Manuel Martins Terra

    Trata-se da comitiva do SCLM.
    Agora vamos por partes:
    –Creio que a foto pubicada se refere ao Campeonato Nacional de Basquetebol, disputado em Luanda, na época ao que penso de 1969/70, prova ganha pelo Benfica local, depois de o SCLM, ter deixado escapar o titulo nos ultimos segundos.
    O SCLM, ganhou para ter acesso ao campeonato nacional, o titulo provincial e a prova distrital.
    Quanto a comitiva do SCLM, quer-me parecer a seguinte:
    –Em cima, da esq. Para a dta:
    –Alexandre Franco (treinador),Nelson Serra, João Romão, Sérgio Carvalho,Mário Albuquerque, Sr. Aragão (?) Dirigente e Fernando Fernandes.
    –Em baixo, pela mesma ordem:
    –Steven Dellap, António Morais, Mora Ramos, Fernando Martins e Vítor Morgado.
    Agora quanto à história da Taça, que com arte e engenho, foi desviada por Sérgio Carvalho, o facto reporta-se à epoca 1965/66, Campeonato Nacional, que pela primeira vez integrou equipas ultramarinas, no caso o SCLM e o SC de Benguela. Da metrópole, o SCP e o SLB. A equipa larentina no jogo decisivo, bateu o SLB, e era senhora do titulo. O SLB, lavrou o protesto do jogo, e quando a FPB, reuniu para agendar novo jogo, o SCLM, abalou para Lourenço Marques, trazendo escondido o troféu, com o Sérgio Carvalho, a tornar- se o artista principal deste filme. Então, a Federação Portuguesa de Basquetebol, retaliando não homolgou o titulo justamente ganho em campo. O melhor basquetebol do espaço português, pelos vistos já começava a incomodar muita gente.

    Responder
    1. 6.1

      BigSlam

      Muito bom Manuel Terra, prezo a tua excelente memória. Um pequeno reparo, na legenda da foto a partir do Steven Dellap, os nomes não batem certo.
      Aquele abraço.

      Responder
  7. 5

    Rui Rodrigues

    o sr FERNANDO fernandes tambem foi um grande guarda redes no SCLM
    RIP

    Responder
  8. 4

    Tomané Alves

    1 – SCLM
    2 – Campeonato Nacional 1969/70, em Luanda (vice-campeão Nacional após derrota por 1 ponto, no último segundo do último jogo).
    3 – Campeonato Distrital e Provincial de Moçambique
    4 – (1) Alexandre Franco; (8) Steven Dellap; (9) Tó Mora Ramos; (10) Fernando Martins (Tolinhas); (11) Zé Manuel. Os outros elementos já foram reconhecidos, excepto o (6), cujo nome não me lembro.
    5 – A questão 5 só faz sentido se a minha resposta em 2 estiver errada. Caso contrário, desta vez não houve taça. (Salvo melhor opinião, penso que o escrito do Sr. Katali Fakir diz respeito ao título de Campeão Nacional de 1966 conquistado pelo SCLM em Lisboa).

    Responder
    1. 4.1

      BigSlam

      Continuas em excelente forma… Parabéns!

      Responder
  9. 3

    Katali Fakir

    Vamos lá a ver se a memória não atraiçoa:
    1. Sporting Clube de LM;
    2. Época, finais de 60 do séc. XX; digressão foi a Lisboa;
    3. Provincial e Taça de Portugal;
    4. (2) Nelson Serra; (3) João Romão; (4) Sérgio Carvalho – Macabeça; (5) Mário Albuquerque; (7) Fernando Fernandes; (12) Victor Morgado – Molinhas;
    5. Foi o Sérgio Carvalho, a tal situação caricata e roubo oficial e institucional. Naquela altura as competições eram tão ou mais viciadas como são hoje, embora por razões diversas. Como se tratava do primeiro título ganho por uma equipa colonial a coisa ficou negra e a Federação de Basquete metropolitana queria repetir o jogo e como o SCLM não tinha estadia para o dia do jogo, estão a ver o filme. Embora na circunstância não ser simpatizante do SCLM, achei que foi muito bem feito e a coragem do Sérgio fez história, que nós do Malhanga também sentimos esse fel no Hóquei e o Fernando Adrião era muito mal tratado. Mais: a equipa de basquete dos juniores do Malhanga, foi espoliado em Aveiro contra os Galitos. caso contrário tinha vencido esse título nacional.

    Responder
    1. 3.1

      BigSlam

      Caro Katali Fakir, excelentes recordações de momentos vividos pelas equipas moçambicanas em confrontos nacionais.
      Aquele abraço.

      Responder
  10. 2

    Carlos Ferreira

    Deixo a minha dica :

    1 – Sporting Clube de Lourenço Marques

    2 -?

    3 – Campeão Províncial de Moçambique e
    Campeão Nacional

    4 – 1?, 2 Nelson Serra, 3 José Romão, 4 Sérgio Carvalho, 5 Mário Albuquerque, 6?, 7?, 8 Luís Dionísio?, 9 Morais?, 10?, 11?, 12 Vítor Morgado.

    5-?

    Cumprimentos a todos 🏀🏀🏀🏀🏀

    Responder
  11. 1

    Luiz Pinto

    Reconheci o n.º 7 : Era o Fernando Fernandes, infelizmente já falecido e que foi meu colega no Banco de Crédito Comercial e Industrial to

    Responder

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

© BigSlam 2024 - Todos os direitos reservados.

error: O conteúdo está protegido.