ADIVINHA QUEM SÃO! – Dois futebolistas de eleição…
Para DESCOBRIR:
- Qual o nome destes dois atletas?
- Qual o clube que representaram ambos em Portugal?
- Qual o grau de parentesco entre eles?
- Quais os nomes pelo qual também eram conhecidos em Portugal?
ADIVINHA QUEM SÃO!
Deixa o teu palpite aqui no BigSlam, nos comentários no final desta página. PARTICIPA!!!
* Enviem algumas das vossas fotos digitalizadas e legendadas a fim de serem selecionadas para esta rubrica. BigSlam conta com a vossa preciosa colaboração! Obrigado.
Podem enviar as fotos para os seguintes e-mails: geral@bigslam.pt ou sambaca@sapo.pt
10 Comentários
Octavio Po
Vicente e Matateu. Dois fora de série! Matateu e Eusébio: qual o melhor?
Manuel Martins Terra
O futebolista da esquerda é o Vicente Lucas da Fonseca e o da direita o Sebastião Lucas da Fonseca(Matateu). Representaram em Lourenço Marque na década 50, o GD 1º de Maio, na altura filial do Clube Futebol os “Belenenses “. Mais tarde, o clube da cruz de Cristo, passou a ter o seu Belenenses, em LM. Tinham a sede localizada por detrás das oficinas de serralharia da Escola Industrial Mouzinho de Albuquerque. Lembro-me que quando tínhamos umas “borlas” no horário escolar, rumávamos até ao recinto polivalente, para a disputa de umas partidas rápidas de bola ao cesto. O Vicente e o Sebastião, eram irmãos. Dois grandes futebolistas que chegaram a internacionais do futebol português. O Vicente, destacou-se como defesa intransponível, chegando a ser elogiado por Pélé, como o melhor defensor que o marcou e sempre como lisura. O Matateu ´, era um atacante nato, com grande sentido de baliza e que dos seus pés saiam autênticos misseis, que os guarda-redes não conseguiam travar. Recordo que Fernando Correia, um ilustre cronista da época apelidou Matateu, como a” Oitava Maravilha do Mundo”. Quanto ao Vicente, acho que não tinha uma alcunha na área desportiva. Vem-me à memória que em muitos jogos do Campeonato da AFLM, quando um defesa fazia um corte oportuno, lá vinha das bancadas o eco do” corta Vicente”. Traduzindo, sinal que o perigo tinha passado.
Samuel Carvalho
Parabéns Manuel Martins Terra, por mais este excelente comentário que ilustra na perfeição os dois ilustres futebolistas moçambicanos.
Também fui algumas vezes bater umas bolas ao recinto polivalente do Belenenses de LM.
Bons tempos!
Aquele abraço.
Orando Oliveira
Matateu e Vicente, ambos do Belenenses..Saudades
Manuel da Silva
1. Vicente Lucas da Fonseca e Sebastião Lucas da Fonseca
2. C.F. Os Belenenses
3. Irmãos
4. Vicente Lucas (“Matateu II”); Matateu (“Oitava Maravilha do Mundo”, “Leão de Génova”)
Manuel da Silva
Vicente Lucas (“Matateu II”, “Corta Vicente”)
Braga Borges
Benvindo, João Oliveira.
Não nos dá seca nenhuma. Foi com enorme prazer que li as palavras de um “neutro.”
Abração.
João Oliveira
Sou um leitor muito atento do Bigslam.
Como um out-sider deste blogue, já que sou um “alfacinha de gema” (lisboeta, para quem não sabe), quero dar os meus sinceros parabéns a todos (nomeadamente, João de Sousa) quantos têm contribuído para reviverem os bons tempos que desfrutaram nessa grande terra que é Moçambique.
Estive 27 meses (1972/74) a cumprir serviço militar em Nacala (no AB 5), tendo conhecido 2/3 do território; logo, tenho uma grande “costela” moçambicana (se mo permitirem afirmar).
Tive a oportunidade de representar o Desportivo (em futebol de 11 e futsal pelo Ferroviário, ambos de Nacala).
Uma das maiores experiências que vivi, foi (enquanto espectador) assistir ao último Campeonato Nacional de Basquetebol (em L. Marques/74), aproveitando 10 dias de férias por ser dador de sangue.
Grande espectáculo desportivo!!! Com a vitória do “Malhanga” de Eustácio Dias, João Domingues, Carlos Gaspar “Mochina”, Avelino Ferreira, José Cardoso, Jimmy Romeo e companhia. Saliento o grande desportivismo da equipa do Sporting, ao entrar para o recinto de jogo para jogar com o Benfica, a felicitar os jogadores já campeões, depois de terem vencido o F.C. Luanda, com o Pavilhão do Sporting a “abarrotar” de uma grande percentagem de jovens (com um enorne fair-play) aplaudindo os clubes do seu coração.
Lembro-me, no derradeiro encontro, a magnífica exibição de Mário Albuquerque, Nelson Serra, Rui Pinheiro, Luís Almeida, Tomané e Morgado (sem Terry Johnson) ao vencerem o Benfica por 22 pontos.
Perdoem-me esta “seca”, mas é uma forma de eu me rever nas vossas recordações.
O meu grande Kanimambo!!!
Katali
Qual seca, João Oliveira!
– Magnifica reportagem, xicuembo tem maningue picante e do melhor.
Kanimambo,
Katali
José Rodrigues
Vicente Lucas e Sebastião Lucas.
CF Os Belenensesil
Irmãos
“Corta Vicente”. “Matateu”