Dia 14 de Julho, às 18h, no cinema São Jorge, em Lisboa
- Receitas da antestreia do filme DOM revertem para a Associação Salvador
A antestreia do filme de ficção “DOM” de Luís Albuquerque irá ter lugar no próximo dia 14 de Julho, sábado, pelas 18h, no Cinema São Jorge, em Lisboa. As receitas de bilheteira deste filme reverterão na totalidade para a Associação Salvador, entidade sem fins lucrativos, que promove a inclusão social das pessoas com deficiência motora e a melhoraria da sua qualidade de vida.
O filme retrata a vida do João, um jovem que se considera responsável pela morte dos pais num acidente de viação. Depois de um coma prolongado e durante a recuperação apercebe-se das suas novas capacidades. O realizador e produtor do filme, Luís Albuquerque, refere este filme pretende “sustentar que cada ser humano tem, dentro de si, algo muito mais importante que ele próprio: o seu DOM”. Este filme tem como protagonistas os atores Ruy de Liceia e Vítor Filipe. Conta ainda com várias participações especiais, entre as quais com a do jornalista de viagens, Gonçalo Cadilhe, no papel de médico. A rodagem decorreu na Figueira da Foz.
Salvador Mendes de Almeida, presidente da Associação Salvador, refere que “quando o Luís Albuquerque nos contactou no sentido de as verbas de exibição do filme DOM reverterem para apoiar pessoas com deficiência, ficamos de imediato curiosos. O filme correspondeu inteiramente às expectativas! Esperamos que esta antestreia em Lisboa seja um sucesso!” As entradas custam 5 euros, e encontram-se à venda na bilheteira do Cinema São Jorge (aberto das 13h às 20h).
ANTE-ESTREIA:
Filme: DOM (ficção) de Luís Albuquerque
Local: Cinema São Jorge (Avenida da Liberdade nº 175, Lisboa)
Dia: 14 de Julho (Sábado), às 18 horas
Preço: 5 euros (à venda na bilheteira do cinema São Jorge, aberto das 13h às 20h)
FICHA TÉCNICA – DOM:
Filme de Luís Albuquerque
Realização: Luís Pereira e João Traveira
Produção: Timelapse – Media
Com: Ruy de Liceia, Vitor Filipe, Raquel Rodrigues, Gonçalo Cadilhe, Nuno Café , João Damasceno, Vitor Carvalho , Lígia Bugalho, Carlos Santos, Pedro Mocho, Nuno “Safa”, Rosa Amélia
Duração Filme: 102min
Duração Documentário: 5min
M 6 Anos
TRAILER:
Sobre a Associação Salvador
Salvador Mendes de Almeida, tetraplégico aos 16 anos em consequência de um acidente de viação, fundou e preside a Associação Salvador desde 2003. A Associação, cujo objeto social é promover a inclusão social das pessoas com deficiência motora e promover a sua qualidade de vida, tem desenvolvido múltiplas iniciativas em diversas áreas: Integração, Acessibilidade, Prevenção Rodoviária e Investigação/Tecnologia.
Para mais informações consulte www.associacaosalvador.com
Sobre Luís Albuquerque
Luís Albuquerque tem 49 anos, vive e trabalha na Figueira da Foz, mas no seu tempo livre dedica-se ao cinema. Diz ser um auto didata que teve “o atrevimento e a temeridade de se querer considerar realizador”. O filme “Dom” é o segundo trabalho do realizador e produtor, filme este que surge como um manifesto, uma forma de homenagear dois amigos que perdeu num acidente de viação. O primeiro filme surgiu em 2010 e intitula-se “Fugiu Peter Pan”, que foi realizado juntamente com Luís Pereira e João Traveira.
As receitas obtidas na exibição dos seus filmes revertem para fins de solidariedade.
Nota do BigSlam: Luis Albuquerque é figueirense e foi um excelente atleta internacional de basquetebol. Jogou no Ginásio C. Figueirense (com Samuel, Dionísio, Eustácio, Almeida etc), Benfica de Lisboa (com Henrique Vieira, Carlos Lisboa, etc) e no Illiabum de Ílhavo.
Para ele vão os votos dos maiores sucessos para o seu novo filme “Dom”.
Se estiverem em Lisboa não deixem de aparecer!