Basquetebol: Faleceu José Teotónio Lima
Faleceu ontem o Professor José Teotónio Lima, 90 anos, antigo treinador da equipa de Basquetebol do Sport Lisboa e Benfica.
Na década de 1960 comandou a equipa que conquistou o Pentacampeonato – composta por grandes valores como José Alberto, Júlio Campos, Armando Simões, Reis Pires e Joaquim Carlos
Em 1972 interrompeu, a seu pedido, as funções que desempenhava desde 1968 em Moçambique, nos Estudos Gerais Universitários e no Conselho Provincial de Educação Física, e regressou ao Sport Lisboa e Benfica onde cumpriu duas épocas. Como treinador foi ainda, por diversas vezes, seleccionador nacional de várias categorias. Na temporada 72/73 obteve mais um título de Campeão Nacional.
Do seu currículo, destaque ainda para a conquista de seis Taças de Portugal para o palmarés do Clube.
Treinou ainda a Académica de L. Marques na época de 1970/71.
Como docente, leccionando no Instituto Nacional de Educação Física e nas Escolas de Instrutores de Educação Física de Lisboa e de Lourenço Marques, hoje Maputo, contribuiu significativamente para a formação de muitos docentes e treinadores. A todos ensinou e transmitiu o valor da solidariedade, da lealdade, da responsabilidade e da assunção de compromissos nas equipas de trabalho.
O Prof. Teotónio Lima foi uma figura proeminente do desporto português e do Basquetebol em particular e foi um dos grandes obreiros do lançamento e implantação da ANTB e do seu papel fundamental no Basquetebol português.
José Teotónio Lima (1924 – 2015)
Este domingo, o corpo do Professor José Teotónio Lima estará em câmara ardente, a partir das 17h00 na igreja da Quinta do Conde, seguindo, na segunda-feira, pelas 11h00, para a sua última morada, no cemitério da Quinta do Conde.
À família enlutada, o BigSlam endereça as mais sentidas condolências.
5 Comentários
António de Paula Brito
Teotónio Lima não morreu. Enquanto viver alguém que o conheceu e teve a felicidade de privar com essa pessoa maravilhosa, ele continuará entre nós.Mas também quando todos os trabalhos que publicou tiverem desaparecido do nosso conhecimento. E isso não é possível. No entanto, aqueles que,como eu, o conheceram de perto na sua vertente académica, têm o dever de reunir e divulgar esses trabalhos, que estão muito dispersos e talvez um pouco esquecidos. Ele foi um dos nossos melhores especialistas na chamada “Teoria de Jogos e Desportos ,” matéria chave na formação dos profissionais de Educação Física, e. que ele leccionou.Foi também, a meu ver, quem melhor estudou e definiu a função e o conceito de Treinador.O José Teotónio incomodava-me, porque a sua capacidade de trabalho e concentração era de tal ordem que dava vontade de lhe bater…só que ele era muito grande, não só no tamanho físico,como no humor ,na ironia e no carinho e na amizade que a todos transmitia. Obrigado José, um abraço e até logo,SEMPRE. Um abraço também ao Orlando da Ponte,por o lembrar e homenagear.
Dina
Perda inestimável para o Basquetebol e para todos nós. Abraço
Wanda Serra
QUE A SUA ALMA DESCANSE EM PAZ…..
João Matos
Meu professor e um grande homem. A ele lhe devo muito do que hoje sou!
Dave Adkins
É triste que outro pioneiro no basquetebol português tenha falecido. O Teotonio Lima era um efectivo técnico do esporte.