Bons tempos…
De vez em quando tenho a alegria de encontrar antigos companheiros e amigos dos bons velhos tempos do basquetebol da Académica e, nessas alturas, o tempo quase pára ao recordarmos os velhos tempos passados no mítico Santa Cruz, outrora grande “oficina” na preparação de muitos e bons valores que, ao longo dos tempos, projectaram o nome da Académica por todo o Portugal e “províncias ultramarinas “…
O basquetebol, modalidade desportiva de grande penetração na juventude do Distrito de Coimbra, sempre mereceu o carinho de largas camadas de praticantes e, em Coimbra, Académica, Olivais, Sport, União, Sta Clara e ACM, mantiveram a modalidade “em alta”, mas infelizmente, o élan de alguns clubes não foi suficiente para manter as equipas em acção…
Hoje a modalidade vai sobrevivendo muito da carolice de uns tantos que persistem em manter a chama acesa…
O Campo de Sta Cruz representa para todos nós, os mais velhos, um verdadeiro “local de culto”, onde por vezes regressamos!
E há dias estive lá, com dois companheiros de equipa, e recordámos o fantástico trabalho dos nossos treinadores de então, o Dr. Lúcio Lemos e o Prof. Alberto Martins,
Prof. Alberto Martins
que, embora diferentes na sua forma de estar “construíram” uma equipa de infantis de grande nível técnico que ganhou o Campeonato Nacional sem qualquer derrota, batendo na final o Sporting de Lisboa por incríveis 58-19, no antigo Campo do Olivais…
E podem crer que o Sporting era treinado pelo Prof. Mário Lemos, um técnico de grande nome, que mais tarde, levou cinco de nós à Selecção Nacional, nos Jogos da FISEC, em Lisboa!
Portugal foi segundo, apenas batido… pela Espanha!