Comemoração 105º aniversário Sociedade Recreativa Lealdade Sampaense
No passado fim de semana, respondendo a amável convite da sua actual Direcção, estive no aniversário da Sociedade Recreativa Lealdade Sampaense, em S. Paio de Gramaços, hoje em dia parte integrante da cidade de Oliveira do Hospital, com evidentes vantagens para sampaenses e oliveirenses…
Tenho raízes fortíssimas em S. Paio de Gramaços, já que grande grande parte da minha família ali nasceu e viveu, e eu próprio ali nasci, vindo para Coimbra com poucos meses…
O movimento associativo naquela terra era, ao tempo, muito forte e o “Clube” (assim era tratado o salão de festas …) desdobrava-se em actividades, bailes, cinema, teatro, escola de música e até futebol…
Até que um incêndio atingiu o Clube, mais tarde renasceu e passou períodos difíceis até que, com o 25 de Abril, um grupo de jovens reactivou o clube, contando com a ajuda do benemérito sócio Serafim Marques a quem o Sampaense muito deve…
Por essa altura colaborei muito com o clube e fui “obrigado” a ser Presidente da Assembleia Geral da Sociedade Recreativa Lealdade Sampaense por muitos e bons anos… incluindo os tempos em que fui também Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital…
O Basquetebol foi a modalidade escolhida para ser prioritária no Pavilhão do Sampaense, mais tarde Pavilhão Serafim Marques.
A escolha da modalidade revelou-se acertada, e hoje o basquetebol é uma realidade no concelho, faltando em meu entender, aproveitar os muitos jovens, rapazes e raparigas que frequentam as escolas de Oliveira do Hospital…
No concelho há bons espaços de treino, mas faltam técnicos de qualidade, profissionais, para enquadrar os jovens que querem ir mais longe.
P.S. – A direção da Soc. Lealdade Sampaense distinguiu-me, e a mais 10 associados por termos muitos anos de sócio do Clube…
Bem Hajam…!
Carlos Portugal – 11.03.2014