Moçambique, oficialmente República de Moçambique, comemora hoje a data da sua independência!
Esta antiga colónia e província ultramarina de Portugal, obteve a sua independência a 25 de Junho de 1975.
Faz parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, da SADC, da Commonwealth, da Organização da Conferência Islâmica e da ONU.
A sua capital e maior cidade é Maputo.
Notícia da Agência de Informação de Moçambique – 25 de Junho 2013.
PR moçambicano determinado em dialogar com líder da Renamo para resolver crise.
O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, assegurou hoje que “o Governo permanece firme na sua determinação de, pela via de diálogo, encontrar resposta” à crise político-militar que, nos últimos dias, causou a morte de 10 pessoas em Moçambique.
Falando aos jornalistas na Praça dos Heróis, à margem da cerimónia dos 38 anos da independência de Moçambique, Armando Guebuza disse que “nunca” recusou falar com o presidente da Renamo (oposição), Afonso Dhlakama, para ultrapassar o clima de insegurança que se vive no país.
“Ele é que se escapa sempre”, disse Armando Guebuza, reconhecendo a “complexidade do diálogo”.
“Nunca recusei falar com o presidente da Renamo, ele é que se escapa sempre. Eu estive dois anos em Roma (como mediador do Governo da Frelimo, que resultaram no Acordo Geral de Paz, em 1992) e tive paciência”, afirmou.
Contudo, assinalou: “todo o povo deve compreender isso, que ele (Afonso Dhlakama) não é alguém que age como nós gostaríamos que agisse. Uma pessoa que utiliza o povo como seu escudo, ameaça matando gente, população civil, já podem imaginar a complexidade de diálogo”.
Algumas imagens dos festejos comemorativos do 38º aniversário da independência de Moçambique:
Fonte: AIM com fotos de Ferhat Momade
38º ANIVERSÁRIO DE MOÇAMBIQUE
Parabéns a esta nossa terra que queremos ver crescer e celebrar cada novo ano a sua posição geográfica de excelência, o seu crescimento equilibrado, e a sua dedicação a um povo que merece mais e melhor apoio e compreensão.
Votos para que saiba encontrar as melhores vias da partilha do poder e entendimento entre todos a quem legitimamente cabe o direito de participação, evitando assim o rufar dos tambores na Gorongoza…
Bem haja este fabuloso território da África oriental que me viu nascer, e que viverá eternamente no meu espírito e no meu coração!
Longa vida a Moçambique!
Por Francisco Cunha no facebook
Um Comentário
Wanda Serra
Wanda Serra
PAZ..
Wanda