Nome (completo): Victor Manuel Ferreira Correia Mendes
Data de nascimento: 25 de Agosto de 1955.
Natural de: Lourenço Marques.
Victor Mendes em criança.
Victor Mendes (em baixo à direita), na companhia dos pais e irmão no ano de 1961.
Victor Mendes com o irmão Luís Fernando.
Os manos uns anos mais tarde.
Localização actual: Lisboa.
Estado civil: Casado.
Altura: 1,76 cm.
Peso: 64 Kg.
Profissão: Advogado.
Ideologia política: Céptico.
Crença religiosa: Cristão.
Localização da tua residência em Moçambique: Rua Pêro de Alenquer, perto da antiga “Pigalle” e Clube dos Naturais de Moçambique (Polana).
Percurso escolar:
- Escola Primária Paiva Manso (Ano lectivo de 1961/62 a 1962/63).
- Escola Primária João Belo (Ano lectivo de 1963/64 a 1964/65).
- Liceu Salazar (Ano lectivo de 1965/66 a 1973/74).
Liceu Salazar em L. Marques
Enquanto frequentei o Liceu Salazar, lidei com inúmeros colegas e amigos, muitos dos quais com quem mantenho relações de grande amizade e outros com os quais perdi completamente o contacto.
Recordo entre outros, o Paulo Prudêncio, Vitor Nogueira, José Faria, Victor Carvalho, Carlos Borges, Amílcar Nogueira (Bébé, que jogou basquete no Benfica ), José Ferreira da Silva “Jeca”, Fernando Taborda, António Sá Nogueira, Hélder Silva (Jogou basquete no SCLM e SCP), Fernando Muchanga, Alexandre Mate, Pedro Belo Dias, Stélio Lage, Sérgio Carreira da Silva, Victor Capela e tantos, tantos outros…
Recordo ainda que havia outros nomes como o Eustácio Dias, que frequentavam o Liceu, mas que eram de um escalão etário superior.
Do Liceu, nunca poderei esquecer os Professores, como a Marina Correia, Heliodoro Frescata, Pires dos Santos, Ruivo Martins, Joaquim Nogueira, Patrício Simão, Queiroz, H. Tadeu, Prata Dias, Emília Cerejo, Emília Cruz, Elisa Gouveia e mais recentemente o João Matos e o Crespo de Carvalho.
Serviço Militar:
- Assentei praça em Santa Margarida, em 03/09/1979 no Regimento de Lanceiros, onde fiz a recruta e a especialidade na Polícia do Exército.
- Estive destacado em Coimbra no quartel da Polícia do Exército.
- Destacado posteriormente no Tribunal Militar de Santa Clara em Lisboa (cerca de 8 meses), onde estive incumbido da segurança aos ex elementos da PIDE/DGS que ali estavam a ser julgados pelo assassinato do general Humberto Delgado.
Recordo algumas amizades que fiz enquanto militar, como o Victor Estrela (jogou basquete em Moçambique e que reencontrei nesta etapa da minha vida), o Raul, o Barros.
Lembro-me de um jogo de basquetebol do campeonato militar, em que a selecção da Polícia do Exército defrontou a equipa dos Comandos, que para azar nosso contava com o Zé Parente nas suas fileiras, tendo ajudado “à festa” e a sermos cilindrados…
Equipa do Regimento de Comandos da Amadora – Campeões inter-regimentos
Percurso profissional:
- Professor Primário na Escola da Munhuana em Lço. Marques – 1974/1975.
- Animador Desportivo na Direção Geral Desportos – 1978.
- Ingresso no Crédito Predial Português – 1981 a 1991.
- Ingresso no BNC – Banco Nacional Credito Imobiliário (atual Banco Popular ) – 1991 a 1998.
- Ingresso no Banco Mello Imobiliário – 1998 e por fusão deste banco com o Millennium BCP, passei a integrar este banco onde me mantive até 2013.
- Actualmente sou profissional liberal – Advogado.
Ao longo da minha carreira profissional, criei grandes amizades, tendo paralelamente continuado com a minha prática desportiva, através dos campeonatos interbancários.
Participei em vários deles e recordo-me que tive (até aqui!) de defrontar o Nelson Serra, num jogo em que eu representava o Credito Predial Português e o Nelson Serra o Banco Totta e Açores (salvo erro) e em que, pela 1ª vez, tenho a impressão que o consegui “atrapalhar” (abafei-os algumas vezes e ganhámos o jogo).
Como ia a todas, participei também nos campeonatos de ténis de mesa, onde tive como momento alto a conquista do 3º lugar.
Entre os vários amigos que fiz durante a minha vida profissional, não poderei deixar de recordar companheiros que para além de colegas de profissão e de banco, aliavam essa cumplicidade ao desporto, como o Jorge David, José Luís Barroso (campeão nacional de ténis de mesa), Fernando Mamede (atletismo), José Sena (atletismo),Paulo Palma (atletismo), Feijão, Carreira, Salvador, Chambel, César Evangelista e outros com quem a convivência era restringida aos comes e bebes : Carlos Fernandes, José Walter de Carvalho, Rui Duarte, Álvaro Brás, Rui Nunes, Armando Cardoso, etc.
Percurso desportivo:
Aonde e quando iniciaste a tua actividade desportiva? Iniciei a minha actividade desportiva no Atletismo, nos Campeonatos da então Mocidade Portuguesa, numa prova de corta-mato, em 1972.
Posteriormente e ainda no âmbito da Mocidade Portuguesa, participei em vários Campeonatos de Futebol, Andebol, Voleibol e Atletismo.
Desporto Escolar – Campeonatos da Mocidade Portuguesa
Andebol Escolar – Liceu Salazar x Escola Comercial (campo do Liceu Salazar)
Só mais tarde, ainda nesse ano (1972) e por ter batido o Recorde Nacional da Mocidade Portuguesa no Salto em Altura com a marca de 1,88 m, fui convidado pelo Sr. Lourenço Rodrigues a federar-me, começando a participar em provas oficiais, tendo como principal especialidade o Salto em Altura em representação do Grupo Desportivo Vasco da Gama, único clube que representei em Moçambique nessa modalidade.
Campeonato Provincial Atletismo 1973 (Parque José Cabral)
Na época 1973/74, como sénior, representei o Benfica, na modalidade de basquetebol, onde tive o prazer de jogar numa equipa de excelentes praticantes, como o Victor Agostinho (que acumulava com a função de treinador), João Silva, e os irmãos José e o Jorge Barbosa (este ultimo representou posteriormente o SLB durante alguns anos).
“Afundando” numa tabela em L. Marques…
Qual foi a tua principal modalidade? Atletismo (Salto em Altura e Barreiras).
Alguém (quem) te influenciou a escolher esta modalidade? O convite partiu do então treinador do Vasco da Gama, Lourenço Rodrigues, que teve muita dificuldade em me convencer, pois nunca fui muito apaixonado por treinar, de forma regular e assustava-me ter que assumir essa “responsabilidade”.
Qual foi o teu primeiro jogo ou prova oficial? Penso que a 1ª prova oficial como federado, foi a participação num Campeonato Regional de Lourenço Marques, em 1973, numa prova de corta mato nos terrenos em frente ao campo do Desportivo (GDLM).
Com que numero na camisola jogavas? No basquetebol, julgo que com o nº 4. No atletismo existem nºs diferentes para cada competição.
Treinador que mais te marcou ao longo da tua carreira e porquê? Tive vários treinadores ao longo da minha carreira e com todos eles aprendi algo que me ajudou a alcançar as marcas que consegui.
Destaco o Lourenço Rodrigues, porque me iniciou no Atletismo Federado (Moçambique).
Sr. António Matos, porque foi responsável pelo recordes de Moçambique que alcancei (Moçambique) e pela paixão que dedicava à modalidade e que transmitia aos atletas.
António Matos “Tau”
Prof. Moniz Pereira, Prof. Eduardo Cunha pela dedicação à modalidade e fundamentalmente o Prof. Carlos Sustelo, pelo conhecimento em termos de metodologia de treino, sendo ele o maior responsável pelos êxitos que alcancei no Salto em Altura.
Recorda alguns dos momentos mais marcantes e o mais frustrante na tua carreira desportiva:
Momentos marcantes:
- Todos aqueles em que bati os recordes de Moçambique até 1975 (bati o recorde de Moçambique no Salto em Altura por 6 vezes, desde 1,90 m a 1,96 m, a última das quais no dia 26/06/75).
Victor Correia Mendes bate recorde nacional em L. Marques – 1973
Victor Correia Mendes bate recorde nacional nas pistas do Parque José Cabral – 1974
Recorde nacional de Moçambique com a marca de 1.96 m em 26/06/75.
- Posteriormente bati os recordes de Portugal até 1983 (fui recordista nacional em Janeiro de 1980 – 2,13 m e posteriormente em 13/06/1981 – 2,15 m).
Jornal Sete
- Em 14/03/1983 bati o recorde nacional de Pista Coberta, no campo de treinos de basquetebol no Estádio da Luz com 2,10 m.
- Recordo também como momento marcante a obtenção da medalha de Bronze nos Jogos Ibero-Americanos (Barcelona – 1983) e as vitórias nas eliminatória da Taça da Europa (Malmoe – 1979) e Taça dos Clubes Campeões Europeus (Wolwerhampton – 1980).
Taça dos Clubes Campeões Europeus (Wolwerhampton – 1980).
Medalha de Bronze conquistada nos Jogos Ibero-Americanos (Barcelona – 1983)
Eleito o MELHOR ATLETA PORTUGUÊS de todos os tempos no SALTO EM ALTURA – 70º aniversário da FPA.
O momento mais frustrante:
Foi num Campeonato Nacional por equipas, em representação do SCP, fui eliminado na prova de 110 mts/barreiras e que comprometeu a vitória da equipa.
Quais os clubes que representaste?
Em Moçambique:
Atletismo: Vasco da Gama (GDVG).
Basquetebol: Benfica LM (SLMB).
Em Portugal:
Atletismo: Sporting (4 épocas), o Belenenses (2 épocas) e o Benfica (8 épocas).
Basquetebol: CIF (2 épocas) e o Belenenses (2 épocas).
Os teus ídolos na tua modalidade de eleição? Ivan Pedroso (Salto em Comprimento), Xavier SottoMayor (Salto em Altura), Jonathan Edwards (Triplo Salto), Sergey Bubka (Salto com Vara) e Usan Bolt (100 e 200 mts).
Quais os atletas de sempre que eleges nesta modalidade:
Moçambique – Maria Mutola.
Portugal – Carlos Lopes.
Europa – Sergey Bubka.
Mundo – Javier SottoMayor.
Outras modalidades que tenhas praticado? Futebol, Andebol, Natação, Voleibol, Ténis e Ténis de Mesa (nenhuma delas a nível federado).
A modalidade que mais aprecias na qualidade de tele/espectador? Atletismo.
O teu clube do coração:
Em Moçambique? Ferroviário de L. Marques/Maputo (CFM).
Em Portugal? Benfica (SLB).
No estrangeiro? Futbol Club Barcelona (FCB).
Escolhe três modalidades diferentes da tua, e elege o melhor atleta de sempre (nacional e mundial) em cada uma delas:
Basquetebol – Mário Albuquerque e Michael Jordan.
Futebol – Eusébio e Pelé.
Ciclismo – Joaquim Agostinho e Bernard Hinault.
Qual a infra-estrutura desportiva (pavilhão, campo, piscina, pista, etc.) que mais te impressionou ao vivo, no estrangeiro e em Portugal?
Em Portugal – Antigo Estádio da Luz.
No estrangeiro – Camp Nou.
Quais as maiores diferenças que encontraste (no campo desportivo, social e ambiental) após deixares Moçambique?
No campo desportivo: Encontrei melhores condições em Portugal, particularmente a existência de pistas de tartan e a maior exigência em termos de metodologia de treino.
No campo social: Senti falta de sociabilidade entre as pessoas.
No ambiental: o clima, naturalmente e a dificuldade de adaptação ao frio e à chuva.
Qual o teu hobby? Desporto variado (ténis, basquetebol, atletismo, futebol).
Destino de férias preferido? Um país africano.
Viagem de sonho que gostarias de realizar ou que já realizaste? Gostaria de voltar a Moçambique, onde estive em 2011 e conhecer a Índia.
Na varanda do Hotel Girassol
No Parque dos Continuadores (antigo Parque José Cabral)
Nas instalações do Desportivo
Junto ao prédio de 33 andares
Na Fortaleza
Na praia da Inhaca
Uma paragem a caminho do Bilene para comer Tsintiva
Uma cidade para viveres? Actualmente Lisboa.
O teu canal de TV? Discovery e Odisseia.
Programas televisivos do teu agrado? Telejornais, “Observatório do Mundo” ,” Toda a Verdade”, “60 Minutos”.
A tua estação de rádio? RFM/TSF.
Um dos teus filmes preferidos? Cor Púrpura
O teu realizador de eleição? Steven Spielberg.
Qual o estilo de musica que aprecias? Todo o tipo de musica.
Uma das tuas músicas favoritas de sempre? Carpet Crawlers – Genesis.
Um livro que tenhas lido e te recordes? A Sombra dos Dias.
O teu prato predilecto? Caril de camarão.
Elege um animal de estimação: Cão.
A tua cor preferida? Azul.
As tuas qualidades: Tolerante, compreensivo e amigo.
Os teus defeitos: São tantos que nem me atrevo a enumera-los.
Gosto de: Fazer desporto,
Jogos sem Fronteiras – Equipa de Lisboa.
Basquetebol – Jogo contra tripulação do Nimitz
Basquetebol – Cocuana’s Game 2010
Basquetebol – Cocuana’s Game 2010
Ténis – Copa Ibérica Veteranos – 2012
Atletismo – Masters 2014
Atletismo – Masters do Benfica em atletismo no Estádio Coimbra – 05.07.2015
Atletismo – Masters 2015
Atletismo – Masters 2015 – Salto em Comprimento
privar com os amigos,
Com antigos colegas do Salto em Altura
Com amigas do atletismo moçambicano
2º Encontro de ex-atletas, treinadores do Atletismo de Moçambique.
e desfrutar do meu sofá a ver um bom programa de televisão.
Não gosto de: Pessoas arrogantes, pessoas mal educadas e pessoas negligentes.
Acontecimento pessoal que mais te marcou? A descolonização.
Acontecimento mundial que mais te marcou? O “11 de Setembro”.
Um sonho ou desejo pessoal? Um lugar comum: Ser Feliz!
Citações favoritas:
Não existe nada absoluto, tudo é relativo. Por isso devemos julgar de acordo com as circunstâncias.”- Dalai Lama
Momento de humor:
Uma prova de atletismo em que um atleta numa prova de 3.000 obstáculos se esqueceu de vestir as cuecas e durante toda a prova, cada vez que saltava um obstáculo estava mais preocupado em cobrir o que se descobria do que propriamente em competir. Logicamente e perante o burburinho e as gargalhadas de todo o estádio, acabou por desistir e “arranjar” uma lesão que lhe “permitiu” manter-se afastado dos estádios durante algumas semanas…
Em jeito de conclusão (responde sem pensares muito):
Se te saísse o totoloto ou o euro-milhões, o que não dispensavas ter?
Uma casa de praia em Moçambique.
Como imaginas Portugal num futuro próximo? Estás optimista? Sempre com as mesmas dificuldades. Nem por isso.
O que dizem os teus olhos? O que sinto!
Dá a tua opinião sobre o www.BigSlam.pt :
Reconheço, relevo e fico grato ao BigSlam pela importância que tem tido, inicialmente no campo desportivo e actualmente extensivo a muitas outras áreas e sectores da vida de todos aqueles que comungam o gosto e a paixão pelo desporto em geral e moçambicano em particular, recordando, divulgando e estabelecendo pontes entre lugares fisicamente tão distantes.
Espero que o BigSlam alargue ainda mais o âmbito do seu empreendimento, com a colaboração de todos, sempre que se justifique.
Qual a rubrica do site que mais aprecias? Reportagens e Noticias.
Deixa aqui a tua mensagem para os leitores do BigSlam: Cultivemos o corpo e a mente, para nos tornarmos pessoas melhores e mais felizes.
Abraço a todos.
O BigSlam agradece ao Victor Correia Mendes toda a sua disponibilidade e simpatia em responder a esta entrevista.
Bem Haja!
2 Comentários
Maria Zaida
Parabéns Vítor!
Adorei a entrevista!
É o retrato do passado e do presente feliz que bem mereces.
És um orgulho!
Um abraço
MZaida
António Barata
Que bela entrevista esta com o Vitor , uma vida recheada de sucesso desportivo, como eu sabia mas não imaginava tanta riqueza. E que inveja daqueles pulos no bola ao cesto.
Parabéns ao Bigslam e ao Vitor e Kanimambo por mais um belo momento de leitura de alguém grande nascido em terras do Umbeluzi.
Abraço a todos