5 Comentários

  1. 2

    Rogerio Costa

    Interessante!

    A idade cronologica e a que nos referimos normalmente, mas esta nao descreve precisamente o estado fisico e mental do nosso corpo. Este depende concerteza de quando nascemos mas tambem da nossa genetica, como tratamos o nosso corpo e especialmente como psicologicamente vivemos a nossa vida.

    Assim uma pessoa pode na verdade ter uma idade biologica a mais ou a menos da sua idade cronologica. Me parece que as pessoas da minha geracao (1945) tem uma idade biologica muito menor do que a cronologica…:-)))

    Bem me lembro do professor Rui Batista da Escola Industrial de Lourenco Marques e acho que esta bem “concervado”.

    Uma Nota : Baruch Spinoza era de origem Portuguesa. Os pais judeus portugueses imigraram para Amsterdam quando da expulsao dos judeus de Portugal.

    Um Abraco
    Rogerio Costa

    Responder
    1. 2.1

      Rui Baptista

      Caro Rogério Costa: Bem a-propósito a sua evocação das chamadas idades cronológica (aquela que constava antigamente do B.I. e hoje do Cartão do Cidadão) e a idade fisiológica (o desgaste maior ou menor que a “máquina humana” sofre por maus ou maus hábitos de vida).

      E eu bem sei do que falo. A Mocidade Portuguesa de Moçambique introduziu, através da respectiva Inspecção Provincal de Educação Física, o Minibasque em território nacional, inicialmente, em 1964, através das escolas primárias de Lourenço Marques (c.f., meu post publicado no BigSlam, intitulado “Introdução do Minibasquete em Portugal” e publicado em 29/09/2012). Quando essa acção se estendeu a escolas do ensino preparatório, na Escola Preparatória General Machado de Lourenço Marques, deparei-me com aquilo a que o povo chama não bater a bota com a perdigota
      .
      Ou seja, a idade cronológica de determinados jogadores (salvo erro, com o limite de idade de 12 anos) não correspondia à sua idade fisiológica quando comparados com outros alunos da mesma idade mais baixos e imberbes por terem um palmo de altura a mais e terem a barba a despontar.

      A explicação é simples. Por nascerem em povoações distantes de localidades com registo civil os progenitores para não pagarem a multa por os registarem fora de tempo indicavam uma data posterior ao respectivo nascimento separada, por vezes, de anos civis. E aqui está o imbróglio da idade cronológica não corresponder à idade fisiológica numa iniciação desportiva em que a altura tem uma importância capital. No Basquete, jogadores de elite baixos é excepção que confirma a regra de jogadores com estatura alta, elevadíssima.

      Responder
      1. 2.1.1

        Rui Baptista

        Na penúltima linha do meu comentário anterior, onde escrevi “maus ou maus hábitos”, corrijo, obviamente, para “maus ou bons hábitos”.

        Responder
  2. 1

    dave adkins

    Os grego achavam que a chave à longevidade era a balança da mente, do espírito e do
    corpo. Hoje em dia – estilo de vida saudável + bons genes + medicina moderna + a
    vontade de Deus (+ sorte) = longevidade. .

    Responder
    1. 1.1

      Rui Baptista

      Caro Dave Adkins: A genética tem, como bem diz, um papel importantíssimo na longevidade. Mas ela, por si só, não a garante se houver excessos atentatórios contra uma vida saudável. Sobre a importância da carga genética costuma dizer-se se queres saber como será a tua bela e esbelta namorada repara como é actualmente a tua futura sogra!

      Ou seja, os genes, como o algodão do reclame da televisão, não mentem até porque os genes do pai têm também uma palavra a dizer nesta herança genética. Aliás, o povo salvaguarda a importância da genética e do meio ambiente com dois ditados se completam: ” 1. “Filho de peixe sabe nadar” (genética); 2. “A ocasião faz o ladrão” (meio ambiente).

      Responder

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

© BigSlam 2024 - Todos os direitos reservados.

error: O conteúdo está protegido.