Gala das Quinas da F.P.F. – Eleitos seis “moçambicanos” para o melhor 11 histórico.
O rosto do centenário do futebol português foi o de Cristiano Ronaldo, eleito jogador do século na gala Quinas de Ouro, que se realizou no Casino Estoril e assinalou 100 anos de história da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
Foram vários os prémios que consagraram diversas figuras do mundo do futebol.
Foram eleitas as três melhores equipas da história do futebol português, com o “onze” do século a ser constituído por Vítor Baía, Fernando Couto, Germano, Humberto Coelho, Ricardo Carvalho, Coluna, Luís Figo, Rui Costa, Cristiano Ronaldo, Eusébio e Paulo Futre.
Para além deste, a FPF distinguiu ainda o melhor “onze” histórico (1922-1968), contou com Costa Pereira, Germano, Hilário, Vicente, Virgílio, Coluna, Simões, Travassos, Eusébio, Matateu e Peyroteo. (É de realçar que foram eleitos seis atletas oriundos de Moçambique).
Melhor “onze” contemporâneo (1969 e 2014), os laureados foram: Vítor Baía, Fernando Couto, João Pinto, Ricardo Carvalho, Humberto Coelho, Chalana, Figo, Rui Costa, Cristiano Ronaldo, Paulo Futre e Pauleta.
Mas houve mais prémios e muitos nomes lembrados, que fizeram parte dos últimos 100 anos do futebol português. José Mourinho foi eleito o treinador do século e mostrou-se emocionado ao receber o prémio.
Nos prémios Quinas de Honra, Gilberto Madail venceu na categoria de dirigente, Carlos Queiroz na categoria de treinador e Luís Figo o mesmo prémio, na categoria de jogador.
Eusébio venceu o prémio único “Quina de Platina”. Flora da Silva Ferreira, a mulher do “Pantera Negra”, foi ao palco receber o prémio e disse: “É para ti, Eusébio”.
No futsal masculino, e sem surpresas, Ricardinho foi eleito “Jogador do Centenário”, mas não esteve presente. Na categoria feminina, Rita Martins foi a vencedora.
No futebol de praia, Madjer levou para casa o troféu.
Entre António Garrido, Vítor Pereira e Pedro Proença, foi este último o eleito como melhor árbitro português. Pedro Proença recebeu o prémio daquele que muitos consideram o melhor árbitro do mundo, Pierluigi Collina.
A Gala das Quinas fez parte das comemorações do centenário da Federação Portuguesa de Futebol. O presidente da FIFA, Joseph Blatter, e da UEFA, Michel Platini, foram algumas das presenças desta noite.