Marginal de Maputo está a mudar de “cara”
À ENTRADA da sua derradeira fase, as obras de reabilitação da barreira de protecção da orla marítima da capital começam a emitir sinais de que, no final, Maputo terá uma marginal renovada e bela.
Por exemplo, o passeio, o muro de protecção e os bancos ao longo da Avenida 10 de Novembro, degradados devido ao tempo de uso e falta de manutenção, começam a ganhar novo brilho, uma vez que os trabalhos, que começaram por intervenções no lado do mar, já atingiram a superfície.
Embora os vendedores de bebidas alcoólicas, que nas noites ou aos fins-de-semana abastecem automobilistas e demais citadinos que se fazem à marginal estejam preocupados com a nova realidade, que ditou a sua retirada para dar lugar às obras, as mudanças são de louvar pelo seu impacto na imagem da cidade.
De facto, a zona, deslumbrante pelo contacto com o mar debaixo de palmeiras, vista da KaTembe e do acesso ao Porto de Maputo, está a recuperar o seu valor turístico e como cartão postal que a degradação ofuscou durante vários anos.
De salientar que obras deverão ser entregues até final deste Outubro, cinco meses após a data inicialmente prevista.
Neste momento, os trabalhos concentram-se na entrada da zona dos Pescadores, último troço dos cerca de 13 quilómetros que compõem a empreitada, iniciada na ponte-cais para KaTembe.
Em curso desde Setembro de 2012, a reabilitação da orla marítima da capital, cuja degradação já permitia que em momentos de maré-alta a água galgasse a estrada, decorre em paralelo com as obras da Estrada Circular de Maputo, o que exige estreita sincronia por parte dos empreiteiros das duas obras.
A chuva que se abateu fortemente sobre a capital no início do ano passado e do corrente impôs alterações ao cronograma do construtor, o consórcio luso-angolano MCA Group JV/RME, o que resultou na prorrogação do prazo de entrega.
As imagens captadas por Carlos Bernardo ilustram com maior clareza parte do que já foi feito e do muito que está a acontecer na Marginal da cidade de Maputo.
Fonte: http://www.jornalnoticias.co.mz/
3 Comentários
Wanda Serra
AMEI!!AMEI!!!
Jorge Martins
E uma cidade em evolucao diaria!! Arranha ceus, aparecem em todos os cantos da cidade.
A marginal vai ficar como nunca. Os reclames luminosos por toda a parte, relembram o passado. e dao um aspeto espetacular a cidade.
Votos sinceros para que a vida noturna retorne a normalidade, sem intimidacoes, e provocacoes.!!!
Avante Mocambique!!
Dave Adkins
Lembro-me bem O Marginal à hora de por du sol com o vento uma parte do ambiente seductivo.