A Escola Primária Completa de Mbamba, localizada na aldeia de Mbamba – no interior da Reserva do Niassa – acolheu durante 6 dias um campo de aprendizagem ao minibasquete.
Intitulado de “Kuzengwa Kwa Umi”, que no dialecto Ajaua significa “Alegria da Vida”, o campo foi organizado pela Still Standing e pelo Comité Moçambicano de Minibasquete, em parceria com o Projecto Carnívoros do Niassa, e juntou mais de 200 crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 16 anos que tiveram o seu primeiro contacto com a modalidade e os valores que o jogo pretende transmitir: Respeito, Carácter, Amizade, Trabalho em Grupo, Atitude Positiva, Liderança, Integridade e Hábitos Saudáveis.
Com a realização deste campo em Niassa, o Comité Moçambicano de Minibasquete e a Still Standing pretendem reforçar o exemplar trabalho que o Projecto Carnívoros do Niassa tem realizado com a comunidade de Mbamba, a importância das crianças para a preservação deste santuário ambiental, e os benefícios futuros que daí poderão tirar.
A Reserva do Niassa é tida como um dos poucos locais na Terra onde a vida selvagem ainda resiste às demais adversidades (caça furtiva, impacto da presença Humana, alterações climatológicas, etc). A comunidade de Mbamba é o maior suporte do Projecto Carnívoros do Niassa, cujo objectivo é a promoção da coexistência entre os carnívoros e a população, bem como a preservação deste ecossistema.
Fonte: Jornal domingo