8 Comentários

  1. 5

    Pedro Múrias

    Os Santos são tão raros como os Monstros, mas se havia Um Homem, que sem Blasfemar esteve mais Perto da Santidade esse Homem, Foi o Presidente Nelson Mandela. Depois de Estar Preso 27 Anos, este Homem, não tinha Quaisquer Ódios e Ressentimentos, Tendo tido a Força Moral, e a Imensa Bondade, de Convidar os Guardas Prisionais, para a sua Tomada, de Posse como Presidente de África do Sul em 1994. No Século 20 só o Mahatma Ghandi e O Doutor Martin Luther King alcançaram a sua Dimensão Moral.

    Responder
  2. 4

    Carlos Hidalgo Pinto

    O texto retrata um grande personagem, Um grande Homem ,sem qualquer dúvida. É preciso não esquecer que na transição do seculo 19, para o século XX, os boers lutaram por um território que se tornou, também o seu. Quando o Prémio Nobel da Paz, Nelson Mandela subiu ao poder, estava-se ainda em plena guerra fria que se pode considerar como uma quase-3ª guerra mundial. A realidade empírica, mostrou que tem que se contar com as várias matizes,tendo em conta que a África do Sul tinha e tem negros, mas também mestiços, asiáticos e descendentes de europeus. Ghandi também passou por lá e o homem sábio é igualmente, proveniente daquela zona ( ao lado,em Moçambique) e há milhares de anos. São países com escala e que necessitam de muitos Mandelas. Este texto é uma bonita homenagem a um ser humano ímpar. Entretanto ,De Klerk já deveria ter feito (antes de libertar Nelson Mandela) uma análise prospectiva e é também, merecedor de um grande respeito.

    Responder
    1. 4.1

      Luíz Oliveira

      É um bom comentário
      Madiba foi um grande estadista e evitou uma tormenta

      Responder
  3. 3

    José Rodrigues

    A par de Ghandi e Martin Luther King , os três maiores estadistas , 3 figuras impares da nossa história.( já não há pessoas assim!)

    Sim, estou de acordo com Francisco Velasco , a situação hoje não é das melhores hoje devido ao miserável sistema colonialista e racista nojento que vigorava até á decada de 90.

    Mas hoje o que me ainda preocupa ( também aqui em Portugal) é o racismo encapotado e escondido que campeia e não é assim tão isolado!

    Miseráveis ignorantes e pobres de espirito, estes nojentos racistas encapotados.

    Responder
    1. 3.1

      maria

      Concordo plenamente!!!!!!!!!!

      Responder
  4. 2

    maria luisa

    Una sonrisa sana. Que Dios le Bendiga al hombre negro más blanco de África.

    Responder
  5. 1

    clara vanzeller

    Bonita homenagem ao Nelson Mandela.
    Uma Vida de Luta, Fidelidade aos valores defendidos, de Procura por uma sociedade… um Mundo melhor. Um Homem que é Muito Mais que um Homem… um Símbolo, um Ícone, um Ídolo! Um Homem que Entregou a sua Vida, para que Outros pudessem vivê-la com Dignidade! Uma Força da Natureza que cumpriu a sua Missão… e que Mudou o Mundo! Que Todos nós tivéssemos a sua Força… para podermos mudar aquilo que desejamos e fazer deste planeta um lugar melhor! Uma pequena homenagem a um Senhor que será sempre Maior que o mundo!

    Responder
    1. 1.1

      João Santos Costa

      Clara, estou-lhe muito agradecido por elogiar o artigo…. Só fiz o que Mandela merece! Quando num ANC com diversas facções de todas as tendências, sendo que a maioritária (extremista) queria recorrer à luta armada para acabar com o aparteid, e que após a sua libertação Mandela com a sua influência e sabedoria conseguiu sossegá-los e convencê-los dizendo-lhes que não era com a luta armada que a África do Sul resolvia os seus problemas, e que todas as raças eram necessárias para o desenvolvimento do País!.. Ora, um homem desses só pode merecer o apoio de todos os povos do mundo.

      Responder

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

© BigSlam 2024 - Todos os direitos reservados.

error: O conteúdo está protegido.