Eusébio da Silva Ferreira, o melhor jogador da história do Benfica e uma lenda no futebol português, morreu na madrugada deste domingo em Lisboa, aos 71 anos. Governo decretou três dias de luto nacional.
Uma paragem cardiorrespiratória, às 4.30 da madrugada deste domingo, pôs fim à vida de Eusébio da Silva Ferreira, aos 71 anos. O “Pantera Negra”, unanimemente considerado o melhor jogador da história do Benfica e uma das mais marcantes figuras da história do futebol e da seleção nacional, deixa para trás um palmarés e um legado de sucesso, que motivou a decisão do Governo em decretar três dias de luto nacional.
Nascido em Lourenço Marques, a 25 de Janeiro de 1942, no Bairro de Mafalala, agora Maputo, em Moçambique, Eusébio chegou ao Benfica com 18 anos, depois de os encarnados terem ganho a “disputa” com o Sporting. Na Luz, foi campeão europeu logo na primeira época, dando início a uma carreira ímpar de sucesso, na qual se destacam 11 campeonatos nacionais entre 1960 e 1975.
Embora tenha passado todo o período áureo da carreira no Benfica, Eusébio não deixou de inscrever o seu nome entre os melhores da história do futebol mundial. Prova disso é que foi considerado o 9.º melhor do século XX numa votação promovida pela FIFA, à frente de nomes como Stanley Matthews, Bobby Charlton, Van Baston, Müller, Zico e Best.
Bola de Ouro em 1965, foi um ano depois que o seu nome brilhou mais alto no futebol mundial: Bota de Ouro no Mundial 1966, tendo guiado Portugal a um histórico terceiro lugar, com nove golos. Eusébio venceu duas Botas de Ouro europeias (1968 e 1973) e foi “vice” nas Bolas de Ouro de 1962 e 1966. Pelo Benfica, somou 476 golos em 445 partidas.
No verão de 1975 deixou a Luz para percorrer a América, tendo passado por EUA, México e Canadá, com dois regressos a Portugal pelo meio, para representar Beira-Mar (1976/77) e União de Tomar (1977/78). Despediu-se dos relvados em 1980, mas continuou intimamente ligado à modalidade, como embaixador do Benfica e da seleção nacional.
Fonte: DN Desporto
Mundo chora a morte de Eusébio, o astro do futebol
Eusébio nasceu em Moçambique, brilhou em Portugal e despertou para o Mundo, que acordou a chorar com a morte do King, que após ter vencido diversos combates foi traído pelo seu coração na madrugada deste domingo.
De Espanha, ao Brasil, passando por França, Inglaterra, EUA, os feitos o pantera negra foram recordados com orgulho e saudade, muita saudade…
«Faleceu o mítico Eusébio, considerado como um dos melhores jogadores de todos os tempos», destaca o diário espanhol Marca.
«Faleceu o lendário Eusébio. Portugal está de luto» – AS
«Eusébio morreu aos 71 anos» – Eurosport
«Morreu Eusébio, a pantera negra» – Sport
«Adeus Pantera, maior símbolo do futebol português morreu aos 71 anos» – Globoesporte
«Carrasco do Brasil na Copa de 1966, português Eusébio morre em Lisboa» – iGSporte
«Morreu a lenda portuguesa» -BBC
«Morreu o lendário Eusébio» – Mundo Deportivo
«Morre aos 71 anos o lendário ex-futebolista Eusébio» – TeleCinco.es
«Morreu a lenda do futebol português» – Sky Sports
«Adeus Eusébio» – Tuttosport
«Faleceu Eusébio, ícone do futebol português» – El País
«Morreu Eusébio, adeus pantera» – El Mundo
«Ícone português morreu aos 71 anos» – ESPN
«Morreu Eusébio» – Bild
Fonte: A Bola
Romaria à estátua de Eusébio
Por António Barroso
Várias dezenas de adeptos concentraram-se junto à estátua de Eusébio da Silva Ferreira, antiga glória do Benfica e da Seleção Nacional que faleceu este domingo, 5 de janeiro, aos 71 anos.
Muitas coroas de flores e cachecóis enfeitam a estátua do Pantera Negra, na Praça do Centenário no Estádio da Luz, onde se encontram largas dezenas de adeptos para assinalar a partida da antiga glória do clube.
Fonte: A Bola
Eusébio | R.I.P Tribute | (1942-2014)
– Veja AQUI o vídeo.
5 Comentários
Carlos Hidalgo Pinto
O Eusébio representa também uma herança, um elo de ligação entre dois países, Portugal e Moçambique que se deve fortalecer. Entretanto Garradas Domingues, um tio meu, foi treinador e árbitro de hóquei, tendo sido também, locutor desportivo, mais propriamente, de futebol. Uma vez contou-me que quando Eusébio jogava, o(s) locutores tinham que aumentar o ritmo da descrição das suas jogadas, tal era a velocidade que imprimia ao jogo. Eusébio tornou o Benfica e Portugal conhecidos no Mundo inteiro.
Braga Borges
À família enlutada, os meus sentidos pêsames.
Eusébio, descansa em PAZ.
Um abraço.
clara vanzeller
Hoje é um dia triste, muito triste….apesar de ter a certeza que irás brilhar sempre entre as estrelas no campo desportivo do Universo….Até sempre Eusébio!
Paulo Craveiro
O EUSÉBIO de Portugal de Moçambique da lusofonia, morreu!
Paz à sua alma!
Condolências à família!
Mas a lenda continua:
_jogou 15 épocas no Sport Lisboa e Benfica, SLB, de 1960 a 1975; _conquistou 1 Taça dos Campeões e 11 Campeonatos Nacionais; _marcou 476 golos em 445 partidas;
_7 vezes o melhor marcador do Campeonato Nacional;
_3 vezes Bota d’Ouro_1966-1968-1973;
_Bola d’Ouro em 1965_FIFA;
Portugal está de luto, morreu um símbolo da Nação, um ícone do futebol português, um lendário jogador, um embaixador universal do futebol, um master da humildade, um homem que chorou, um jogador especial também fora de campo!
Adeus Pantera Negra, adeus Rei, Adeus Eusébio da Silva Ferreira.
(Moçambique_Portugal 1942-2014).
De parabéns está Samuel Carvalho, pelo magnifico artigo!
Samuel Carvalho
Obrigado Paulo Craveiro pelo teu comentário que veio enriquecer o artigo, assim como homenagear essa figura ímpar do desporto nacional.
Bem haja!