O Futebol regressou
O futebol regressou aos estádios após umas férias retemperadoras para os jogadores, técnicos, e dirigentes e para gáudio dos milhões de adeptos que sofreram com a falta de jogos «a sério», que animam as incontáveis «tertúlias» de teóricos que vivem e vibram com os êxitos e «desastre» dos seus clubes!
O futebol é, sem qualquer dúvida a modalidade desportiva mais do agrado dos portugueses, e a única que é praticada por todo o território nacional!
A Liga Portuguesa de Futebol gere a competição maior do desporto rei, vem sendo cada vez mais equilibrada, embora os chamados «grandes» (Porto, Benfica, Sporting e agora, também o Sporting de Braga), continuam a açambarcar os títulos de campeão nacional e também as melhores classificações para as provas europeias que, indubitavelmente trazem benefícios financeiros consideráveis para o equilíbrio das contas dos clubes, enquanto os mais modestos sobrevivem com muitas dificuldades para permanecer junto dos mais poderosos…
Dado que a formação dos jogadores em Portugal nem sempre será bem conduzida nos clubes mais modestos, o recurso à importação dos jogadores estrangeiros chega a ser escandalosa, restando poucas oportunidades para o «produto nacional» que, não servindo para o país, acaba por emigrar para outros lugares para emblemas nem sempre recomendáveis…
Para esta temporada, que se prevê bem animada, há que salientar, finalmente, a presença de mais jogadores portugueses nas diversas equipas e, com alguma surpresa o facto de apenas encontrarmos um só treinador estrangeiro no lote dos treinadores da Liga Portuguesa!
Será que finalmente os clubes se convenceram que o produto nacional é mesmo bom?
Mais jogadores e treinadores nacionais na Liga Portuguesa é claramente uma mais valia para Portugal e a certeza que novos horizontes se perfilam para o produto nacional, mesmo para lá de José Mourinho e Cristiano Ronaldo!
Carlos Portugal – 22.08.2013
Um Comentário
Rui Baptista
Cristiano Ronaldo , aqui, na fotografia tão amigo do peito de Mourinho, foi vergonhosamente indisciplinado para com Carlos Queirós no último Campeonato do Mundo. Chegou a vez do seu “amigo” Mou. Ou seja: cesteiro que faz um cesto…