O “sprínter” moçambicano José Magalhães vai ser homenageado em Maputo
A iniciativa é da Universidade Eduardo Mondlane sendo que a organização do evento está a cargo da Escola Superior de Ciências do Desporto. A cerimónia que contará com a presença de alguns grupos musicais, vai ter lugar na próxima quarta feira, dia 20 de Maio no Complexo Pedagógico do Campus Universitário.
De acordo com informações a que tive acesso nesta cerimónia vai ser lançado o livro “José Magalhães … uma vida épica no atletismo”. Para a elaboração do livro, que conta a vida e obra de José Magalhães no atletismo e no desporto moçambicano em geral, os seus autores deslocaram-se a Nampula, onde actualmente vive o antigo atleta, e dele recolheram os elementos necessários para a feitura desta publicação. Os primeiros 5 exemplares deste livro serão entregues a José Magalhães.
Haverá ainda a leitura de mensagens, destacando-se a de antigos atletas e companheiros de José Magalhães, nomeadamente Luís Mussiuana e Binta Jambane.
No decurso desta cerimónia haverá intervenções da Directora da Escola Superior de Ciências do Desporto, a Dra. Maria de Lurdes Munguambe, do Magnifica Reitor da Universidade Eduardo Mondlane, Professor Doutor Orlando Quilambo e do Ministro da Juventude e Desportos Dr. Alberto Nkutumula.
Ministro da Juventude e Desportos Dr. Alberto Nkutumul
Recordo-vos que José Magalhães vive em Nampula em extremas dificuldades. Recentemente foi alvo duma extraordinária onda de solidariedade, que permitiu, em Portugal, a recolha de fundos que foram canalizados para o antigo atleta do Ferroviário de Lourenço Marques, dinheiro esse que serviu para minimizar as dificuldades por que passa actualmente.
Lamentavelmente as autoridades ligadas ao desporto e porque não, ao seu clube de sempre parece fazerem ouvidos de mercador, em relação a vários apelos que têm sido feitos no sentido de apoiar o antigo atleta, que foi sem dúvida o melhor “sprínter” moçambicano de todos os tempos.
Será útil lembrar que José Magalhães foi, de parceria com o saudoso Cândido Coelho e com Lourdes Mutola “Atleta do Século”.
Para participar na cerimónia a ter lugar no dia 20 de Maio, o antigo atleta José Magalhães chega a Maputo no domingo, dia 17 do corrente.
João de Sousa – 12.05.2015