A secção de basquetebol da Académica entendeu, em minha opinião bem, assinalar uma data histórica que recorde o primeiro jogo de basquetebol disputado pela então “jovem equipa” dos estudantes…
Oitenta e cinco anos a jogar basquetebol atestam, sem duvida, que a modalidade foi, é e continuará a ser, uma bandeira a merecer o carinho e dedicação de todos os desportistas que passaram pela Associação Académica.
Naturalmente que a esta data histórica podem e devem ser sempre associados todos aqueles que “serviram” a Académica ao longo de tantos anos, nos mais diversos cargos pois, acreditem, que a grande força da Académica estava intimamente ligada aos valores que sempre nos foram transmitidos pelos mais velhos…
O velho Santa Cruz era uma verdadeira Escola para os jovens atletas que se habituavam a respeitar os mais velhos, a viver em sociedade, e sempre solidários e amigos dos seus adversários ocasionais no basquetebol…
E no almoço de confraternização entre tantos atletas, femininos e masculinos, foi possível recordar a fantástica amizade entre as cerca de cem pessoas presentes, de diferentes idades, e a viver por terras distantes, que responderam à chamada da “nossa Académica, de sempre, e para sempre”!
De realçar a presença de grande numero de atletas do sector feminino que, claramente, mostraram a sua “garra”, e continuam a “não gostar de perder, nem a feijões”…
Um Comentário
Dave Adkins
Foi artigo de interesse sobre a historia de Academica no esporte de basquet. . Gostaría de saber os nomes da gente mostrada na foto do journal com os comentarios sobre os antigos jogadores celebrando 85 anos de basquet da secção academista. . Posso identificar o Sr. Daniel Silva na foto ao direito extremo e acho que Lima está à esquerda extrema. Adriano Baganha, a quem Rui P. identificou como o treinador mais importante na sua carreira, deve estar na foto? Quim N., Gui, Aurelio?