Caro amigo Professor:
Hoje por ser o dia do seu aniversário, pouco me importa o que dizem as rádios e televisões! – Possivelmente vão ainda continuar a falar da saída da troika!…E se foi melhor a nossa saída ser limpa à irlandesa, ou nem devia haver saída, como queria a oposição portuguesa?…Se a propaganda político-partidária para as eleições europeias mobiliza ou não os eleitores?…Se nas próximas eleições o partido “A” tem ou não maioria absoluta?… Se na final da liga Europa a arbitragem beneficiou ou prejudicou o Benfica?…E se, se?……! etc, etc,…..
Hoje nada disso me importa!
O que me importa é parabenizá-lo, e demonstrar-lhe com as fotos apresentadas a seguir, que ao contrário do que o nosso povo diz:
– Não é “ O tempo que passa depressa”!
– O que passa depressa, ” É o tempo que já passou“!
Parabéns amigo
No deserto de Namibe (antiga Moçâmedes) em Angola, – país que o viu nascer – existe uma planta de nome “welwitschia”, cuja espécie é única no mundo.
Recordo-me, durante o meu percurso escolar, do saudoso Nuno Marinho de Palhares Falcão – distinto professor da nossa EIMA – dizer, que os biólogos eram da opinião que o período de vida desta planta era comparável ao das “sequoias gigantes” (1), – superior a mil anos!!
Toda esta sua energia, lucidez e dinamismo, são a prova que a “welwitschia” – por serem naturais do mesmo país – o brindou, prolongando-lhe a juventude.
welwitschia
Sem ter mandato para tal, mas porque sei que é o sentimento dos seus ex-alunos e amigos, quero em nome de todos neste dia do seu Natal, dar-lhe os Parabéns por mais este aniversário e desejar-lhe felicidades e muitos anos de vida com muita saúde. Queira Deus que passe um dia muito feliz na companhia dos que lhe são queridos. Que para o ano e seguintes estejamos novamente todos aqui a felicitá-lo por mais um; outro; outro; e……tantos outros!
Prof. Rui Baptista rodeado de antigos alunos da EIMA
Professor :
Quando me preparava para lhe enviar a mensagem de parabéns, os meus botões que muitas vezes são também meus conselheiros, recordaram-me que eu que tanto condeno a ingratidão e a injustiça estava a ser ingrato e injusto para consigo!!…
– Ora essa!!….Zangado, perguntei porquê?…Se até lhe ia enviar os parabéns!
Explicaram-me que:
O homem é o produto e o espelho da sociedade onde está inserido, começando em criança e jovem a ser preparado para a vida activa pela família e seus professores.
Não obstante, todos reconhecermos que estes dois vectores, família/escola são fundamentais para o seu desenvolvimento, hoje devido às famílias monoparentais e por contingências da vida moderna, os pais cada vez passam menos tempo com os filhos, ficando assim, ainda mais reforçado o contributo da escola e seus professores.
– Entendi a mensagem!….Por instantes obrigaram-me a voltar ao passado, esquecendo o presente!….Num ápice a minha memória recuou no tempo, para uma cidade de um país distante:
Na antiga Lourenço Marques (Maputo de hoje), nos fins dos anos 50 do século passado a Escola Industrial Mouzinho de Albuquerque (EIMA) tinha uma classe docente que a nível pedagógico – pela sua sabedoria, motivação, paciência e sobretudo pelo trato afável e respeito que mantinha nas aulas, – utilizava uma estratégia na transmissão de conhecimentos aos alunos, que era de qualidade superior!
Sendo o Professor um dos expoentes máximos dessas relações, quero, por seu intermédio neste dia do seu aniversário, expressar os meus/nossos (porque sei que é o sentimento de todos os seus ex-alunos) agradecimentos a todos os professores da célebre EIMA que deram o seu valioso contributo para a nossa formação, e nos ajudaram a ser os homens que hoje somos.
Algumas fotos para recordar um espaço muito seu na Escola Industrial de L. Marques.
(1)-Árvore de grande porte existente nos Estados Unidos América.
Por tudo isto, muito obrigado a todos, Professor Rui Baptista.
Um GRANDE ABRAÇO dos seus ex-alunos e amigos.
Para nós com o BigSlam, o mundo já é pequeno!
João Santos Costa – 19.05.2014