Portuguesa oriunda de Moçambique faz sucesso em Macau. Saiba porquê!
Custodia “Todi” Kong de Sousa é portuguesa, nascida em Moçambique, e vive em Macau – China, desde 1986.
Organizada pela Fundação Oriente, a exposição “Metamorfose” representa através de 12 esculturas “a transformação constante do ser humano ao longo da vida”. Todi Kong de Sousa considera que a mostra que marca a sua entrada no mundo artístico, é em si “uma metamorfose importante”.
As esculturas expostas têm por objectivo representar algumas dessas transformações e a capacidade humana de “ultrapassar as situações mais difíceis com coragem e serenidade”, sublinhou Todi Kong de Sousa. Uma das obras em destaque – “Renovar”
– pretende dar forma ao modo como o ser humano é capaz de “arranjar coragem e forças para se renovar a si próprio, conseguindo valorizar-se como pessoa”.
“Sempre tive o gosto pelo desenho e pela arte só que existem circunstâncias da vida em que temos que pensar de forma prática. E, na altura em que me tinha que preparar para a vida e pensar em como arranjar uma profissão, sobreviver através da arte era algo bastante difícil”, contou.
Todi Kong de Sousa formou-se em engenharia civil mas o gosto pela arte nunca a abandonou, segundo confessou. “Experimentei pintar, cheguei a ter aulas de pintura, mas mais recentemente resolvi investir na escultura”, afirmou a artista que nunca teve aulas ou formação na área. “Foi tudo feito por experiência própria e pesquisa porque gosto muito de experimentar e descobrir por mim mesma”, admitiu.
A inspiração para a colectânea exposta na Casa Garden até 21 de Fevereiro
representa a entrada no mundo artístico para a escultora que disse que este passo “é também uma metamorfose, e bastante importante”.
A artista inspirada pelo abstracionismo e surrealismo imprime nas suas peças a sensação de movimento, através de espirais e outras formas geométricas. As peças da exposição podem ser vistas sem ter atenção a uma ordem específica visto representarem situações diferentes ainda que tenham um tema em comum: as transformações.
Algumas imagens da inauguração:
Todi na companhia do marido Mário Sousa “Piano”
“Meditação”
“Despertando”
Foram muitas as figuras de Macau que marcaram presença na inauguração…
Fique a saber um pouco mais desta artista e da sua obra clicando em TODI KONG ART
Fonte: “Jornal Tribuna de Macau”