Grande concurso de musica Yé-Yé. Vencedor: Os Apaches! Uma loucura à época!
Os Apaches foram o primeiro conjunto Rock que nasceu na cidade da Beira em Moçambique. Edgar Cordeiro foi a grande aglutinador. Nasceram em 1960 e dele faziam parte Armando Claro (viola ritmo), Cabrita (bateria), Chico (viola solo), Aristides (contrabaixo) e Edgar (piano).
Até 1964 eram os maiores, até que Edgar tem de deixar o grupo para fazer o serviço militar. Sem Edgar o Chico não quer continuar. Armando Claro sai com Cabrita e vão formar Os Rebeldes. Seis meses depois Edgar regressa, pois volta para a Beira, onde continua como militar e reagrupa os Apaches. O Chico vai buscar o Alberto “Sapo” para a bateria e o Gonzaga Coutinho para a viola baixo. Rapidamente os Apaches voltam a estar na primeira linha.
Agora os grandes grupos por aquelas bandas são os Rebeldes, Oliveira Muge e Apaches. Os outros dois grupos gravam discos e são mais conhecidos por toda Moçambique. mas os Apaches não desistem e no concurso Yé-Yé de 1966 no Pavilhão do Ferroviário conseguem bater “Os Rebeldes” e voltarem a ser o nº 1 no Rock. Daí até 69 foram actuando por tudo o que eram festas e acontecimentos. Entretanto o Chico tem de sair e é substituído por Clemente Coutinho. Pouco tempo depois o Alberto sai porque vai regressar a Portugal e Edgar também se vai dedicar em exclusivo à sua vida profissional de bancário.
Isto dita o fim do grupo no final de 1969. Infelizmente nessa época as gravações não eram fáceis e também ninguém pensava em fazê-las para mais tarde recordar. No entanto alguma coisa sobrou e apesar da má qualidade Aristides Ferreira deu o seu melhor para salvar o que restava.
Fonte: Onda Pop