Consta que o emblemático Restaurante da Costa do Sol encerrou… As últimas refeições foram servidas no último dia de Setembro!
Corre também a versão que o espaço se destina a uma nova universidade. Quem conhece o espaço entre a marginal e o rio que passa por detrás conclui ser isso um rumor sem consistência. O grego antecipou-se e livrou-se do restaurante (ou foi expropriado) porque naquele ponto irá passar a nova marginal de Maputo.
Restaurante Costa do Sol: o lugar mágico da memória
Foi em 1938 que nasceu na então Lourenço Marques o restaurante Costa do Sol, à semelhança de outros ex-libris como o Hotel Polana, o Casino Belo e o Pavilhão Oceânia. Já nessa época, o grego Gerry fazia as delícias dos comensais e era conhecido por confeccionar os melhores petiscos da cidade.
Desde então, o restaurante Costa do Sol ficou marcado pelo pêndulo do tempo. Recebeu espiões, nos anos 30, e, em décadas mais recentes, chegou a acolher personalidades públicas como a família real Swazi e Tom Jones nas suas salas bem como na típica varanda Arte Deco com vista para o Índico e a Ilha Xefina. E chegou a acolher também bailes absolutamente inesquecíveis para alguns clientes (cinquentões) que jamais se irão esquecer das valsas, rumbas, e outras danças mais…
O restaurante continua a ser um dos destinos predilectos dos turistas mais convictos nos pequenos prazeres da vida, com uma boa pitada de cultura. E o seu menú, um dos mais criativos até ao momento, é defensor de Maputo como capital da Arte Deco sendo que apresenta ilustrações de outros edifícios representantativos desse movimento de design como o Scala, a Fábrica de Fermento Sipac, o Clube Ferroviário e a Rádio Moçambique.
A sua chama gastronómica ainda hoje se mantém acesa e ainda são famosos os LM Prawns (os tais camarões al diente) lançados pela família Petrakakis, há décadas.
Mas existem mais surpresas no cardápio. Se é dos que gosta de emoções fortes, não escape à salada Roqueforte e ao Marisco Misto à Costa do Sol. Não há nada como acabar uma noite de luar na varanda, ao sabor de um bom uísque, e a observar o movimento dos transeuntes, o mar, e os barcos a passar.
Fonte: Olá! Moçambique
Um pequeno excerto fotográfico da minha ultima viagem a Moçambique realizada em 2006, na companhia da minha filha Soraia, e tem como tema: “Restaurante Costa do Sol”!
… Quando olhei para o relógio já estava quase na hora do jantar marcado no restaurante “Costa de Sol” a convite de um grupo de amigos…
A Tina Nicolau, Rui Tadeu e o Nuno Narcy foram os principais responsáveis por esta simpática receção.
Reuniram-se uma série de pessoas do meu tempo, tendo o jantar decorrido numa atmosfera alegre, divertida, bem acompanhado pelos petiscos que foram vindo para a mesa… (amêijoas, lulinhas fritas, camarões grelhados) de fazer crescer água na boca…tudo muito bom!!!
Neste jantar estiveram presentes para além dos convidados (Samuel e Soraia): Tina Nicolau, Helena Mota Cardoso, Teresa Viegas, Tina Januário “Mafiosa”, Clarisse Barbosa, Rui Tadeu, Victor Morgado, António Azevedo, Carlos Lima“Xixa”, Eduardo Rui e o primo José Bacelar, Nuno Narcy e o irmão Danilo Narcy…
Foram ainda lembrados alguns que não puderam estar presentes (a Jó, o Zilhão, o Humberto etc.).
A malta continua toda em grande forma, “jovens” e bem dispostos… parece que o tempo parou por aquelas bandas em Moçambique.
Já de saída, dei de caras com um primo meu, o Rui Silva (Caporro) e a mulher a Tara, que já não os via à “long time a go”…
Mais uns abraços de despedida e uma foto com as Tinas (Januário e Nicolau) ex-colegas do basquetebol do Ferroviário.
Quando chegámos a casa já era de madrugada…
Já para o final das minhas férias, voltei pela última vez, ao Restaurante Costa do Sol onde jantei com amigos do tempo de tropa: Rico Bettencourt e o Botelho Moniz (ambos colegas de pelotão em Boane).
Comemos os célebres camarões grelhados que tão bem ali sabem fazer! (Só para vos criar água na boca…).
E recordaram-se histórias hilariantes desses tempos de tropa…
Quando voltar de novo a Moçambique, possivelmente já não terei oportunidade de visitar o Restaurante Costa do Sol: um lugar mágico da gastronomia moçambicana!
Um Comentário
Wanda Serra
Wanda Serra
Imensas saudades de todo um conjunto desse lugar de gastronomia moçambicana que nunca poderá ser esquecido ………….em aspecto algum