O novo papa da Igreja Católica foi escolhido nesta quarta-feira (13 de março) após a quinta votação do conclave. Jorge Mario Begoglio, cardeal argentino, terá o nome papal de Francisco I. Nascido em Buenos Aires, um dos grandes centros futebolísticos da América Latina, Begoglio tem também o futebol como uma de suas paixões. Seu time de coração é o San Lorenzo de Almagro, time da capital argentina.
O time do novo papa já teve onze participações na Copa Bridgestone Libertadores. Contudo, o máximo que conseguiu fazer na competição foi chegar a três semifinais (em 1960, 1973 e 1988). Já na Copa Bridgestone Sul-Americana, o San Lorenzo tem um restrospecto melhor: além de ser campeão da primeira edição do torneio (em 2002), o time também foi o último campeão da já extinta Copa Mercosul, em 2001.
Atualmente na 10ª colocação do Campeonato Argentino, o San Lorenzo já conquistou o campeonato nacional 14 vezes. Quem sabe a promoção de um de seus mais ilustres torcedores não sirva de inspiração para os jogadores do clube.
Histórias de desporto por Carlos Sousa: Fui informado pelo meu pai, que foi seminarista, que o clube do Papa (San Lorenzo Allmagro) foi fundado por um padre e eles vieram a Portugal salvo erro em 1944. Fizeram um jogo contra a seleção do Porto em que venceram por 9-0 e depois seguiram para Lisboa. E contra a seleção desta última cidade venceram por 10-0. Diz o meu pai que na época o show que eles davam em futebol é equiparado aos Globetrotters em Basketball nos dias de hoje.