Patrichia Nunes Penicheiro, 1,80 m de altura e 72 Kgs, conhecida no basquetebol mundial, como Ticha Penicheiro, ou simplesmente Ticha, nasceu em 18 de Setembro de 1974 na Figueira da Foz, é um caso de sucesso no basquetebol mundial.
Em 1992, já depois de ter sido chamada, pela primeira vez, à selecção nacional, enquanto cadete, Ticha Penicheiro transferiu-se para a União Desportiva de Santarém, onde se manteve dois anos e venceu o campeonato nacional, a Taça de Portugal e a Supertaça.
O seu trajecto pelo basquetebol nos Estados Unidos principiou no ano de 1998 no Old Dominion College (Estado da Virgínia) onde conjugou o basquetebol com os estudos em comunicação social. No draft para a WNBA ( Women National Basketball Association ), em 29.Abril.1998 foi seleccionada pelos Sacramento Monarchs, 2ª na geral. Na primeira época na WNBA foi terceiro lugar entre as rookies do ano.
O Campeonato profissional Americano (WNBA) dura 4 meses, daí que grande parte das atletas procurem competir em outros Campeonatos, para se manterem activas e preparadas para o WNBA. É o caso de Ticha, recentemente jogou em França pela equipa USVO em Valenciennes – França, na Rússia jogou pela equipa UMMC Ekaterinburg. Em 2002 jogou o final da época em Itália pelo Team Roverto, e Led Polpharma VBW Clima no campeonato Polaco de 1999-2000, e na época 1998 – 1999 em Portugal.
Os seus familiares são pessoas ligadas ao basquetebol. O seu pai: João Humberto Mendes Penicheiro foi treinador de formação de diversos clubes (Ginásio CFigueirense, Sporting CFigueirense, Grupo CDireitas etc.) e o seu irmão: Paulo Miguel Nunes Penicheiro jogou basquete a nível profissional em diversos clubes portugueses.
Família Penicheiro: João (pai), “Ticha”, Helena (mãe) e Paulo (irmão)
Representou a Selecção Nacional Portuguesa com apenas 14 anos de idade.
A 8 de Fevereiro de 1999, a melhor basquetebolista portuguesa de todos os tempos» foi distinguida com o título de sócia benemérita do Ginásio Figueirense. Começou a sua carreira na década de 80, no mini-basquete masculino do Ginásio Figueirense, Figueira da Foz. “Comecei com o meu pai a jogar com os rapazes”, disse a jogadora, mais conhecida por Ticha Penicheiro, relembrando a época de 1984, quando, aos 11 anos, começou a dar os primeiros passos no basquetebol do Ginásio Figueirense.
“Era a única rapariga no mini-basquete, tive de integrar a equipa masculina”, “Nunca tive receio, sempre me dei bem com os rapazes”, confessou Ticha Penicheiro.
Assim, acabou por seguir os passos do pai e do irmão, Paulo, pelo gosto em praticar basquetebol.
“Foi o gosto que me levou para o basquetebol. O meu pai e irmão começaram, se calhar, se eles praticassem outro desporto qualquer, hoje seria esse que eu praticava”, sustentou.
Os oito anos que passou no Ginásio Figueirense, onde percorreu todas as categorias, entre 1984 e 1992, até chegar a sénior, classifica-os como “muito importantes”.
Ginásio C. Figueirense
Época: 1984/85 – Iniciados Fem.
Em cima: Glória, Teresa, Anabela Soqueiro, Joana Amaral, Anabela Antunes, Maria e Suzana.
Em baixo: Céu, Elsa, Cristina, Mira, Anabela, “Ticha” Penicheiro e Paula.
É como ter uma boa escola primária. É onde aprendemos os primeiros passos, a lançar as primeiras bolas ao cesto. Além do ambiente dentro do clube – o Ginásio CF foi campeão nacional de seniores masculinos na época de 76/77, facto que, segundo o seu pai, João Penicheiro, ajudou à “explosão” do basquetebol da Figueira da Foz…
Ginásio C. Figueirense – Época: 1976/77 – Seniores
Campeão Nacional e Vencedor da Taça de Portugal
Ticha destaca a própria cidade onde, nas décadas de 80 e 90, o basquetebol de rua estava no auge.
Formada em Comunicação, gosta de coleccionar roupas e relógios.
De entre todas as suas qualidades, talvez seja a modéstia a que mais sobressai. «O meu trabalho é fazer com que as outras também joguem bem», diz ela. «Sim, sou uma líder», admite noutro momento, «mas um grande líder tem grandes discípulos.»
Quando inquirida sobre onde foi buscar a sua disciplina, atribui o mérito aos seus pais. «Foram eles que me ensinaram que nada se consegue com facilidades. Tive de trabalhar muito para ter compensação.» E de onde é que lhe vem a sua determinação? «Talvez do facto de ser portuguesa», responde. «Pense nos grandes descobridores, como Vasco da Gama…».
Sente um grande orgulho em ser portuguesa, mas diz que «é uma ironia, sou muito mais conhecida neste imenso país que é a América do que no meu próprio país».
Isso irá possivelmente mudar um dia.
O desporto feminino quase não existe em Portugal e só há um desporto masculino que conta: futebol. Quero alterar isso.» Ela quer trabalhar nos «média» e já tem projectos.
Ticha Penicheiro já conquistou o coração dos Americanos, que não param de elogiar a jogadora com mais assistências de sempre na WNBA. O jogo com ela é diferente…
Na madrugada de 21 de Setembro de 2005 (em Portugal) sagrou-se campeã da liga profissional feminina dos Estados Unidos. Á melhor de 5 jogos a equipa das Sacramento Monarchs ganhou 3. No jogo que decidiu o título a equipa de Ticha entrou nervosa e ansiosa, mas terminou o jogo em bom plano. No pavilhão Arco Arena casa das Sacramento Monarchs, perante 15,000 adeptos ansiosos por festejar o título. A 1 minuto do fim um triplo devolveu as adversárias de Ticha ao jogo ficando a apenas 2 pontos (59-61) com 37 segundos por jogar. A 9 segundos do fim, Ticha sofre falta e vai para a linha de lance livre para tentar “fechar” o jogo e o campeonato. Falha o primeiro lance livre convertendo o segundo. Momentos depois era o final do jogo , a vitória e o título iniciando os festejos e o reinado das Monarchs como novas campeãs da WNBA sob o comando da “nossa” Ticha Penicheiro que Contribuiu em muito para o título do seu clube que representou nas últimas 8 temporadas, tendo obtido nos playoff’s finais médias de 4,5 ressaltos 7,5 assistências e 11 pontos por jogo, jogando e fazendo jogar a equipa.
Ticha junta o título da WNBA aos já conquistados na Rússia (Ekaterinburgo), Polónia (Gdynia), Portugal (Santarém) e França (Valenciennes).
Distinguida em 2005 pelo Olivais FC , com o Troféu Prestígio Nacional.
A 13 de Outubro de 2005, o Ginásio Cube Figueirense, clube onde iniciou a prática do basquetebol, homenageou aquela que é considerada uma das embaixadoras do desporto português no Mundo. Nesta mesma homenagem recebeu das mãos do secretário de Estado da Juventude e Desporto a Medalha de Honra ao Mérito Desportivo (insígnia criada pelo governo português e que se destina a galardoar individualidades e colectividades nacionais ou estrangeiras pelos serviços prestados em prol do desporto nacional e pela continuidade ou repetição de acções ou factos relevantes prestigiando o desporto nacional e o nome do País), a segunda medalha na sua carreira já que anos antes, no dia internacional da mulher foi condecorada pelo Presidente da Republica.
Quando está livre, ela ajuda no seu Campo de Verão. Aos jovens atletas, ensina-lhes habilidades ofensivas e defensivas, técnicas de lançamento e manejo da bola, além de demonstrações feitas pela própria Ticha.
Após o título no Campeonato da WNBA Ticha ingressou na equipa do Spartak de Moscovo, juntamente com sua colega de equipa Lisa Leslie, e venceu a final da Eurocup. Depois de no primeiro jogo da final obterem uma vitória por 80 X 65 em casa do outro finalista, o Pays D’Aix. No segundo e derradeiro jogo, previa-se mais um troféu para Ticha. Assim aconteceu. O Spartka venceu por 72X66, Ticha brilhou com 11 assistências, e Lisa Leslie: 20 pontos e 10 ressaltos, ajudaram á festa!
Mais um título para Portugal e para a nossa ” Embaixadora “.
Como resultado de uma brilhante época, tanto no Campeonato de WNBA como na Eurocup com o Spartk de Moscovo, é – lhe atribuído o Prémio CNID (Associação dos Jornalistas de Desporto) para o melhor atleta português no estrangeiro, ao mesmo tempo incluída nas lista das 30 nomeadas para a Equipa da Década da WNBA. Ticha não recolheu votos suficientes para integrar a equipa das 10 mais, mas a WNBA completou a votação atribuindo 5 menções honrosas, nas quais incluiu Ticha Penicheiro. De notar que neste lote de 15 eleitas apenas constaram duas estrangeiras: Ticha e a australiana Laureen Jackson.
Ainda em 2006 Sacramento Monarchs elegeu o” All-Decade Team”. De 54 atletas desde sempre, 10 foram nomeadas a melhor equipa de sempre: Ruthie Bolton, Edna Campbell, Yolanda Griffith, Lady Grooms, Kedra Holland-Corn, Kara Lawson, Hamchétou Maïga-Ba, Ticha Penicheiro, Tangela Smith and DeMya Walker.
Deve-se dizer que 2006 bem poderia ser nomeado o ano ” Ticha “, uma vez que o sucesso que alcançou e o prestígio que deu a Portugal é de uma notoriedade de que não há memória no desporto Português até então. Os media não ficaram indiferentes a tudo o que a nossa “Embaixadora” tem efeito pelo basquetebol e por Portugal, e a 21 Maio de 2006 recebe o prémio SIC ” Globo de Ouro ” para o melhor desportista do Ano, numa semana em que juntamente com a sua equipa Sacramento Monarchs entrou da melhor forma no Campeonato da WNBA 2006 ao vencer um dos potenciais candidatos ao título, depois de durante a semana terem sido recebidas pela Presidente dos EUA George Bush, uma visita integrada nas comemorações dos 10 anos da WNBA.
Em 22 de Setembro de 2006 atinge a 100ª internacionalização com a Selecção Portuguesa: Ticha de regresso à selecção nacional completa a sua 100ª internacionalização!!!O regresso de Ticha Penicheiro aos palcos portugueses foi motivo mais do que suficiente para encher o pavilhão mas serviu, igualmente, para galvanizar as suas companheiras para uma boa partida. Um ressalto e dois pontos da conceituada jogadora portuguesa abriam a sua centésima internacionalização e davam o mote para o jogo logo no arranque. Quando a 34 segundos do final, Ticha saiu de campo, o numeroso público prestou-lhe uma merecida ovação, não apenas pelo que havia jogado mas também pelo significado de uma carreira que agora conta com mais uma nota de relevo – 100 jogos internacionais.
Portugal venceu por 62-50.
Patricia Penicheiro (Ticha) pela segunda época consecutiva conquista o segundo troféu no basquete Europeu Feminino. Na época passada 2005-2006 com o Spartak Moscow Region venceu a Eurocup Women, nesta época a 01.Abril.2007, com a mesma equipa venceu a Euroleague frente à equipa espanhola do ROS Casares (Valência).
“Spartak forte demais para Valência” foram os títulos da imprensa após a vitória da equipa de Ticha sobre o Ros Casares. Jogando num pavilhão lotado e com o apoio de 4.000 adeptos, as vencedores da Eurocup Women 2006 não desiludiram ao conquistaram o segundo troféu em duas épocas.
A nossa “Embaixadora” teve participação importante no sucesso das moscovitas, ao contribuir, em 14.17 minutos de qualidade, com dois pontos, quatro ressaltos (todos defensivos) e duas assistências.
Ticha destacou-se sobretudo no terceiro período, altura em que foi chamada ao campo com a sua equipa a vencer por apenas quatro pontos (40-36), depois de uma reacção à desvantagem por parte do Ros Casares na segunda metade do encontro (parcial de 10-2).
Mais uma vitória na galeria dos troféus de Ticha Penicheiro. Parabéns!
Equipas:
- Ginásio Clube Figueirense ’86-’92
- União Desportiva Santarém ’92-’94
- University Old Dominion 1994 – 1998
- Sacramento Monarchs (WNBA-Usa) ’98 ’99
- Polpharma VBW Clima (Polonia) ’99 -´00, -´01
- Sacramento Monarchs – ’01
- Parma /Lavezzini-Maverin Basket (Italia) – ’01 – ´02
- UMMC Ekaterinburg (Rusia) – ’03 – ´04
- Sacramento Monarchs – ’04
- US Valenciennes Olympic (Francia) – ’04-´05
- Sacramento Monarchs – ’06
- Spartak de Moscú (Russia) ´06, ´07
- Sacramento Monarchs – ’07
- TTT Riga (Letónia) – ’07-’08
- Sacramento Monarchs – ’08
- Bracco Geas Sesto San Giovanni ((Itália) – ’08-’09
Palmarés:
- Campeã de Portugal em 1992/93
- Duas Taças de Portugal em 1992/93 e 1993/94
- 2 vezes campeã da Polónia em 1999/2000 e 2000/2001
- Em 1999 integrou a All-WNBA First Team
- Parte do All-WNBA Second Team (2002, 2001)
- Taça de Itália em 2001/2002
- WNBA Cascade Dish & Assist Award (2003)
- Campeã de França em 2004/2005
- Vencedora da Conferência Oeste da WNBA em 2005
- Vencedora da WNBA em 2005
- Lidera a WNBA em assistências por jogo (2003, 2002, 2001, 2000, 1999, 1998)
- O record de assistências na WNBA é seu: por 2 vezes fez 16.
- Quatro (4) participações no WNBA All Star Team
- Detêm na WNBA o record de roubos de bola com: 10 num só jogo
- 2006 vence a Eurocup pelo Spartak de Moscow Region
- 22 de Setembro de 2006 atinge a 100ª internacionalização com a Selecção Portuguesa.
- 2007 Campeã Europeia de Clubes. Vence a Euroleaque pelo Spartak de Moscow Region
- 2007 Campeã da Rússia pelo Spartak de Moscow Region. Vence superliga Russa, campeonato considerado como dos melhores do mundo.
Distinções:
- Medalha Olímpica – Comité Olímpico de Portugal – 30/10/1998
- Grau de Oficial da Ordem do Infante D. Henrique – 08/03/1999 (Dia da Mulher)
- Medalha Prata Dourada – CM Figueira da Foz 02/01/2000
- Distinguida em 2005 pelo Olivais FC , com o Troféu Prestígio Nacional
- Prémio CNID (Associação dos Jornalistas de Desporto ) para o melhor atleta português no estrangeiro
- Medalha de Honra ao Mérito Desportivo – 2005
- Prémio Fair Play COI – 2005
- Atleta do Ano, A Bola e SIC – 247/12/08
- Globos de Ouro – Sic – Caras “A Melhor Desportista”, 21/05/2006.
Homenagens:
- FPB 20/12/98
- Diário das Beiras -28/03/99
- Palcus – Portuguesa American Leadership Council US – 06/10/2002
- Olivais de COimrbra – 21/05/2005
- Sport Algés e Dafundo – 11/10/2005
- Lions CLube Stª. Catarina – Galardão Cidade Figueirense” – 30/06/2006
- Câmara Municipal de Lagoa – Açores – 08/10/07
Nota de BigSlam:
O noticiário televisivo anunciou hoje, que a melhor atleta portuguesa de basquetebol todos os tempos – Ticha Penicheiro, vai terminar a sua carreira de na WNBA, por motivos de lesões continuas.
BigSlam deseja a esta estrela figueirense uma ótima recuperação, e muitos “triplos” ainda ao longo da sua vida…
Veja este video em sua homenagem: