Torneio inter-escolar Basquete Show, um grande sucesso em Moçambique!!!
Uma vez mais, a mcel, juntamente com os seus parceiros, conseguiu superar todas as expectativas em relação ao torneio inter-escolar Basquete Show, que terminou sábado passado, 1 de Setembro.
O último dia deste torneio, que fez movimentar milhares de estudantes de escolas sediadas na capital e na província do Maputo, teve como pratos principais o Jogo das Estrelas (All Star Game) e a premiação das escolas vencedoras.
Centenas de estudantes de mais de uma dezena de escolas das cidades de Maputo e Matola estão a participar no Basquete Show, um grandioso evento promovido pela mcel em conjunto com o Ministério da Educação, Ministério da Juventude e Desportos, Federação Moçambicana de Basquetebol, CADE (Comunidade Académica para o Desenvolvimento), vários parceiros de media, patrocinadores e vários músicos moçambicanos.
O projecto tem como principal objectivo criar entretenimento alternativo, com acções saudáveis e positivas, combinando o desporto, aprendizagem e diversão construtiva, e contribuindo para a formação de uma mentalidade ganhadora e empreendedora dos estudantes.
O Basquete Show tem como pano de fundo um torneio de basquetebol entre escolas, em sistema de eliminatórias para apuramento dos vencedores. Mas, satisfazendo as demandas dos estudantes, este projecto abrange muito mais que isso: inclui também a descoberta de talentos em várias áreas (dança, música, etc), animados espectáculos de música moçambicana jovem, muita animação e premiação, e muitas acções de carácter social.
Destacam-se entre estas acções sociais, por exemplo, a reabilitação dos campos de basquetebol de todas as escolas participantes, a realização de palestras semanais nas escolas que contam com a presença de antigas estrelas de basquete, a educação cívica em coordenação com diversas ONG’s, angariação de fundos para fins sociais (todas as receitas das entradas destinam-se a projectos de carácter social). E como não podia deixar de ser, a realização de concursos variadíssimos, passatempos, promoções e oferta de valiosíssimos prémios para as escolas e para o público.
O Basquete Show contou com a participação: Escola Secundaria da Polana, Escola Secundária Lhanguene, Escola Secundária Francisco Manyanga, Escola Secundária da Matola, Escola Secundária Josina Machel, Escola Secundaria Estrela Vermelha, Arco Íris, Kitabu, Escola Sul Africana, Escola Secundaria Z. Manganhela, Instituto Nilia e Noroeste 1.
Em disputa estiveram numerosos e valiosos prémios no valor de mais de 500.000 MT, entre apoio para melhoramento da sua infraestrutura de prática de basquete, celulares, crédito mcel, brindes, CDs de música moçambicana, troféus, medalhas e muito mais!
Os jogos decorreram todos os sábados no campo do Desportivo de Maputo das 12:00 às 18:00horas, sendo que a organização assegurou transporte para todas as escolas ao local, para além de um lanche para todos os alunos. As entradas ao local foram gratuitas, mediante a apresentação de qualquer peça de material escolar – usada ou não – oferecido ao projecto de gemelagem da organizacao estudantil CADE, um projecto de gemelagem que apoia estudantes carenciados em escolas do País. No caso de o assistente não se apresentar com uma peça de material escolar para oferta, pode pagar o preço de 25MT, que será igualmente canalizado ao projecto Escola Amiga do CADE.
Este inovador projecto decorreu até Setembro e foi transmitido pelo canal de televisão STV e pela rádio 9fm, os parceiros de media do evento.
Durante a conferência de imprensa de lançamento do torneio, o Administrador Comercial da mcel, Cláudio Chiche,
disse que constitui um orgulho para sua instituição estar presente num evento que movimenta os estudantes: «É uma satisfação para a mcel, porque retira uma certa faixa de estudantes ou de jovens que poderiam estar nas ruas, sem nada útil para fazer durante aos sábados à tarde e concentrar-se num evento que também traz saúde», salientou.
Para além de entreter o jovem, Cláudio Chiche realçou que o torneio inter-escolar Basket Show contribui, de certa forma, na descoberta das futuras estrelas da modalidade: «É importante destacar que a partir do Basket Show foram descobertos talentos, dentre eles alguns que militam na selecção nacional de basquetebol sub-16».
Por seu turno, João Domingues, da organização,
agradeceu à maior operadora de telefonia móvel do País por ter abraçado este projecto, desde o seu início:
«É importante agradecer à mcel que cada vez mais acredita nesta iniciativa e de quem nos tornamos parceiros, em função daquilo que temos desenvolvido ao longo dos sete anos».
João Domingues disse ainda que, este ano, à semelhança das edições anteriores, um dos principais objectivos do evento é potenciar o torneio Basket Show com algo novo.
«Este ano vai ser diferente dos anteriores, porque introduzimos algumas coisas que são bastante importantes, principalmente, para o crescimento técnico e táctico dos atletas, árbitros e treinadores», disse destacando alguns cursos de treinadores e árbitros realizados no ano em curso.
Importa realçar que a 7ª edição do Basket Show que conta com a participação de milhares de jovens será igualmente marcada por vários concursos da malta “M”, mKesh, DJs, cheerleaders e dança.
O basquetebolista Heldo Bié foi eleito o jogador mais valioso (MVP) da sétima edição do torneio interescolar “Basket Show”, que terminou no sábado na capital do país.
Heldo Bié é atleta da Escola Secundária Zona Verde, por sinal a vencedora do torneio pela segunda vez consecutiva.
Bié destacou-se pela sua forma de abordagem do jogo, coordenador de todo sistema ofensivo da sua equipa, para além de ser um jovem perigoso debaixo da tabela.
O melhor marcador da prova foi Júlio Abel, também da Escola Secundária Zona Verde, o que demonstra o quão foi forte o domínio daquela instituição no certame.
Entretanto, no sábado houve um jogo entre os jogadores que mais se destacaram na prova, com um misto denominada Alfa a bater Beta, por 35-29.
As equipas vencedoras e os atletas que mais se destacaram foram galardoados, ontem, na sede da empresa patrocinadora do evento.
DOIS NA SELECÇÃO SUB-16
Entretanto, para além de Heldo e Júlio, outros atletas destacaram-se na prova, casos de Lauren Langa e Titos Fernando, ambos da Escola Secundária Noroeste I que caíram nas graças do seleccionador nacional dos sub-16 em masculinos, Rui Rafael.
Os dois atletas foram convocados para os próximos compromissos da Selecção Nacional, depois de terem estado num “Clinic” organizado pela FIBA-África.
Está de parabéns a mcel
e todos os intervenientes neste magnífico evento.
“Basket Show” um exemplo a seguir!
Um Comentário
Dave Adkins
De acordo, Samuel. Notei a modernidade do pavilhão, do piso, da bala e do marcado de puntos – diferente dos dias de Sporting, Mahangalene, Academica (Club de Coimbra) y Desportivo -campo ao ar livre. Me parece que basquet é (ainda) popular em Moçambique. .