Nome (completo): Hernâni Cidade Gomes de Oliveira.
“Alcunha” ou nome pelo qual és conhecido entre os amigos: Era conhecido pelo “Cidade”.
Data de nascimento: 06 de Fevereiro de 1955.
Natural de: Timor.
Localização atual: Cascais.
Estado civil: Casado.
Altura: 1.75.
Peso: 88 Kg.
Profissão: Consultor de negócio.
Ideologia política: CDS PP.
Crença religiosa: Católico.
Localização da tua residência em Moçambique: Morei na Av. Belegarde da Silva na Polana até 1967. Depois o meu pai que era enfermeiro foi para a Cruz do Oriente no Alto Maé e mudamos para essa zona até 1969. Depois fomos viver para a Rua Diogo Cão junto da MOBILARTE no Alto Maé onde o meu pai tinha um consultório particular e tinha casa também junto ao Liceu António Enes onde tínhamos também uma pastelaria chamada Pinóquio.
Amigos nessas zonas começo pela Mobilarte, lembro-me do Adérito, Chito, os irmãos Mata (o mais velho ainda jogou com o Eusébio), o Luís Piçarra, o Carlitos Galvão o irmão o Nandoca, Luís Mata, o Eusébio e o irmão, Henrique. Na zona do António Enes o Joca, Carlitos, o Costa Pereira e a família, Romeu (jogou no Guimarães, Benfica, Sporting, Porto), Agostinho, Correia Mendes vocalista do São Remo, Belmiro, Américo e outro irmão (construtores de barcos), Tó João, Tó Carlos, Mané e os irmãos, Mangas, Luís Lebre, Ana Paula (foi Misse Portugal), Marília, Zé Luís e o irmão que jogaram no Benfica, na Polana não me lembro, sei que morava num prédio e em frente morava o dono penso que da casa Saratoga onde viveu algum tempo o gigante de Manjacaze.
Percurso escolar:
- Em Nampula andei na 1º e 2º classe na Escola Roberto Aivens onde andava o Carlos Queirós.
- Fui fazer a 3º e 4º classe em Lourenço Marques na Escola Rebelo da Silva na Polana.
- Depois estive um ano no Liceu Salazar onde chumbei e mudei para a Joaquim de Araújo, onde fiz parte da Mocidade Portuguesa com o Grande Comandante de Bandeira – Mendonça (vários irmãos)…
- Seguidamente fui para a Escola Industrial Mouzinho de Albuquerque.
Serviço Militar: Em 1973 ingressei na Força Aérea cá em Portugal na OTA, como voluntário com 18 anos.
Um ano depois deu-se o 25 de Abril e acabei por já não seguir para a Guiné, onde estava mobilizado.
Percurso profissional: Todo o meu percurso profissional foi já em Lisboa.
Percurso desportivo:
Aonde e quando iniciaste a tua atividade desportiva? Comecei por jogar basquetebol no Benfica de LM como juvenil na equipa B. Recordo-me que o treinador era o americano – Marlon Sanders que tinha vindo jogar para os seniores do Benfica de Lourenço Marques.
Depois mudei para ciclismo do Ferroviário LM onde fui Juvenil e Júnior.
No ciclismo tive um dirigente no CFM chamado Luís Loren Jardim, grande amigo e como treinadores o Francisco Guedes e o Pinguinhas, grandes treinadores de equipas em Lisboa.
Qual foi a tua principal modalidade? A minha principal modalidade foi o ciclismo. Quando me vim embora para Portugal, para a FAP, o grande ciclista Manuel da Costa (Porto) que era atleta da FAGOR (adversário) escreveu uma carta ao compadre Fernando Mendes do Benfica em Lisboa, que me recomendou a mim e a outro colega ciclista o grande Agostinho Pereira do Ferroviário LM. Chegamos, fomos ao Benfica, estivemos a conversar com o Fernando Mendes, estava no final da época e ficamos de nos apresentar um mês depois para começar os treinos, na condição de comprarmos cada um a sua bicicleta. O custo duma bicicleta em 2ª mão na época (1973) era 6,5 contos , obviamente nunca mais aparecemos no Benfica.
Alguém (quem) te influenciou a escolher esta modalidade? O meu vizinho Agostinho Pereira, o irmão José Pereira que foi campeão de Juniores em 1970 pelo Ferroviário e o grande ciclista Manuel Lima. Tive o privilégio de participar em diversas provas com o Manuel da Costa , António Acúrcio e Mário Silva (vencedor da volta a Portugal pelo Porto) todos da Fagor; com o José Martins, grande promessa do ciclismo se não tivesse ido para os Comandos, José Cipriano, António Martins, Manuel Benavente, Carlos Silva (irmão do Mário Silva), Jorge Magão todos do Sporting LM; com os meus colegas do Ferroviário LM, Herculano Malta, Manuel Carvalho, Jorge Duarte, Celestino Vicente, Agostinho Pereira, e o grande saudoso Manuel Lima. Peço desculpa, mas já não me recordo de alguns nomes.
Qual foi a tua primeira prova oficial? Foi uma prova na categoria de Juvenis, mas não me recordo onde.Treinador que mais te marcou ao longo da tua carreira e porquê? Francisco Guedes, pelo respeito que todos tinham por ele até o adversário e por ser muito rigoroso, exigente e severo no dia a dia do treino. Tínhamos ao mesmo tempo receio dele, mas não me recordo nada de negativo que possa ter feito.
Descreve uma situação caricata que tenha ocorrido numa prova: Grande Prémio Internacional SOMOREL, no ano de 1972, com equipas portuguesas, sul-africanas e rodesianas. Eu estava nessa altura em grande forma e era a arma secreta do Ferroviário, para além do Agostinho Pereira que era um dos favoritos. A prova era em 3 etapas, a primeira foi o circuito do Zâmbi. Foi a primeira vez que corri em pelotões com mais de 50 ciclistas, o que era novidade e era necessário muita inteligência para andar dento do pelotão. Logo na 1ª volta o meu colega Agostinho Pereira furou e depois de várias trocas de bicicletas nunca mais voltou ao pelotão. Eu sorrateiramente na ultima volta, antes da última curva para a meta ataquei, fui embora sozinho, nessa última curva saltou-me o baion de ceda da roda da frente (oferta do ciclista português Manuel da Costa que corria e vivia na África do Sul, para eu fazer essa etapa porque o piso era bom), resultado, depois da curva até à meta (600 metros) corri com a bicicleta à mão e cortei a meta assim, tendo perdido 1 minuto e 8 segundos (ainda tenho esse tempo na cabeça). Fiquei muito revoltado porque nessa curva tínhamos o Herculano Malta com uma bicicleta de apoio, e ele na volta anterior emprestou a um ciclista sul africano que tinha furado. Nesse tempo havia esse fair play!
Recorda alguns dos momentos mais marcantes e o mais frustrante na tua carreira desportiva: A prova que referi anteriormente foi muito frustrante para mim, porque teria talvez vencido essa prova. Na 2ª etapa cheguei no pequeno grupo de fuga onde recuperei muitos lugares e na 3ª etapa entrei no sprint final e perdi para o meu colega Agostinho Pereira. No final fiquei em 14º da classificação, sendo o 3º melhor português.
Quais os clubes que representaste? Em Moçambique representei o Benfica LM no basquetebol e o Ferroviário LM no ciclismo.
Os teus ídolos nas tuas modalidades de eleição:
No Futebol o grande jogador do Ferroviário LM (CFM) – Baltasar.
No Basquetebol o Mário Machado do Ferroviário LM (CFM) e o Paulo Carvalho do Desportivo LM (GDLM).
No Hóquei em Patins, o grande Fernando Adrião e o Suspiro guarda redes do GDLM (meu cunhado).
Quais os atletas de sempre que eleges na tua modalidade de eleição?
Moçambique: Baltasar do Ferroviário LM (CFM).
Portugal: Eusébio o grande e imortal jogador do meu Sport Lisboa e Benfica (SLB).
Europa: Eusébio.
Mundo: O grande Pelé.
Outras modalidades que tenhas praticado? Futebol e atletismo, mas sem entrar em competição federada.
A modalidade que mais aprecias na qualidade de tele/espectador? Futebol.
Qual o teu clube do coração:
Em Moçambique? Ferroviário LM (CFM).
Em Portugal? Sport Lisboa e Benfica (SLB).
No estrangeiro? Juventus (atualmente).
Escolhe três modalidades diferentes da tua, e elege o melhor atleta de sempre (nacional e mundial) em cada uma delas:
Futebol: Eusébio e Pelé.
Basquetebol: Carlos Lisboa e Magic Johnson.
Hóquei em Patins: Fernando Adrião e António Livramento.
Qual a infraestrutura desportiva (pavilhão, campo, piscina, pista, etc.) que mais te impressionou ao vivo, no estrangeiro e em Portugal? Estádio da Luz.
Quais as maiores diferenças que encontraste (no campo desportivo, social e ambiental) após deixares Moçambique? Portugal à época 1973 quando cheguei era muito atrasado em relação a Moçambique (Lourenço Marques) no campo social e ambiental. No campo desportivo não, podia ver ao vivo o meu Benfica e o Eusébio ainda a jogar…
Qual o teu hobby? Uma boa refeição entre amigos regado com bom vinho.
Destino de férias preferido? Europa, concretamente França e Itália.
Viagem de sonho que gostarias de realizar ou que já realizaste? Safari no Quénia e Tanzânia já realizado.
Uma cidade para viveres? Cascais.
O teu canal de TV? Todos exceto a CMTV.
Programas televisivos do teu agrado? Desporto.
A tua estação de rádio? M80.
Um dos teus filmes preferidos? Oficial e Cavalheiro e o Padrinho.
Qual o teu ator/atriz predileto? Richard Gere e Al Pacino.
O teu realizador de eleição? Taylor Hackford, Francis Ford Coppola.
Qual o estilo de musica que aprecias? Pop e Rock.
Uma das tuas músicas favoritas de sempre? Hey Jude.
O teu cançonetista ou banda favorita de sempre? Beatles.
Um livro que tenhas lido e te recordes? A conspiração Franciscana.
O teu prato predileto? Feijoada a transmontana.
Elege um animal de estimação: Cão.
A tua cor preferida? Vermelho.
As tuas qualidades: Ser do Benfica!
Os teus defeitos: Nada de relevante.
Gosto de: Boa comida, bom vinho, amigos, pesca, futebol, teatro e cinema.
Não gosto de: Intrigas, estupidez e incompetência.
Acontecimento pessoal que mais te marcou? O 25 de Abril der 1974.
Acontecimento mundial que mais te marcou? A queda das torres gémeas em Nova York, no dia 11 de setembro de 2001.
Um sonho ou desejo pessoal? Não posso dizer.
Em jeito de conclusão (responde sem pensares muito):
Se te saísse o totoloto ou o euro-milhões, o que não dispensavas ter? Amigos.
Como imaginas Portugal num futuro próximo? Estás otimista? Melhor sem dúvida, com as novas gerações vamos com toda a certeza fazer melhor do que fez esta geração atual de políticos que está a dar as últimas…
O que dizem os teus olhos? Esperança.
Dá a tua opinião sobre o www.BigSlam.pt:
Ainda conheço mal, mas é uma boa forma de falar e recordar temas e momentos marcantes na minha vida. Espero que se mantenha sempre atualizado e com grande participação.
Qual a rubrica do site que mais aprecias? Penso que todas, mas saliento as Notícias e História.
Deixa aqui a tua mensagem para os leitores do BigSlam: Parabéns a quem teve a ideia de fazer o BigSlam, participo à pouco tempo e aproveito esta oportunidade para enviar um grande abraço a todos e que o BigSlam continue por muitos e muitos anos…
O BigSlam agradece ao Hernâni Oliveira “Cidade” toda a sua disponibilidade e simpatia em responder a esta entrevista.
Bem Haja!
4 Comentários
ANTÓNIO ALEXANDRE
Grande companheiro e amigo, tempos áureos que passamos juntamente com Matias, Agostinho, Zé Fraga, Carlitos, Joca… etc. (junto ao liceu A. Enes); não faltava a nenhuma prova tua… eras um grande e promissor ciclista no nosso Ferroviário! Estivemos juntos na Ota, eu fui para Cabo Verde até à independência… nunca mais te encontrei!!! Um forte abrraço…
Hernani Oliveira
Envia-me se tiveres uma fotografia tua da época, conheci vários Alexandres era para confirmar quem és.
Abraço,
Abel Barros Santos
Fomos colegas de carteira na EIMA curso montador eletricista antigo 3o ano.turma E6. Um abraço ao Hernani Cidade. (Tinha na ideia que o Cidade tinha ligações com as Ilhas Maurícias).
Hernani Cidade Oliveira
Lembro bem desta turma, (éramos especiais) lembro-me da professora:
Fátima Fernandes – Matemática
Lembro-me de outro colega o Luís Chang