Maria Eduarda Rebelo Nunes a velejadora do Clube Naval de L. Marques
Algumas destas fotos estiveram em local incerto (?), mas depois de uma procura mais apurada apareceram mesmo no fundo do baú! Foram enviadas ao BigSlam, pela “Marinheira” Maria Eduarda Nunes praticante de vela, até aos 19 anos, no Clube Naval de L. Marques, onde também conquistou o campeonato de ténis de mesa feminino.
Esta linda “Marinheira”
tem um percurso de vida que vale a pena divulgar: Nasceu em L. Marques no dia 6 de Agosto de 1936. Estudou na Rainha Sta. Isabel (parte feminina da escola Rebelo da Silva), e no Liceu Salazar.
Como não havia universidade em Moçambique, veio em 1955 estudar para a Coimbra e depois Lisboa, onde se licenciou em Ciências Físico-Químicas e em Pedagógicas.
Quando regressou a Moçambique foi com os pais e irmão, o tenor Carlos Guilherme, para a cidade da Beira onde leccionou no liceu desta cidade.
De volta a L. Marques, casou e continuou a sua vida profissional de professora. No Instituto Comercial e finalmente no Liceu onde tinha sido aluna.
A seguir ao 25Abr74 emigrou para a Rodésia com o marido e filho, onde também leccionou. Mas o principal objectivo era irem para o Canadá. Ao fim de 4 anos, em 1978, cumpriram esse sonho!
Foram para a cidade de Montreal onde leccionou nas universidades de Concordia e depois na McGill University que é das mais conceituadas em todo mundo.
A pedido dos alunos, foi a primeira mulher a ser distinguida com o prémio “Distinguished Teaching Award”.
Como o consulado português no Canadá tem conhecimentos destes prémios, seria um acto louvável deste país, dar-lhe a distinção que ela merece.
Aposentou-se com a “juventude de 79 anos”. – No Québec não há limite de idade para aposentação! – Sempre que pode vem a Portugal visitar a família e “matar saudades”.
O BigSlam sabe que este ano vem de férias a Portugal de 13 de Agosto a 23 de Setembro.
Maria Eduarda, desejamos-te umas ótimas férias e muitas felicidades.
Para nós com o BigSlam o mundo já é pequeno. Muito pequeno!
João Santos Costa
8 Comentários
Maria Eduarda Nunes
Para Jorge Soares
Fora do vulgar o seu comentário, recordando os Lusíadas. Gostei ( como dizem os frequentadores de Facebook ) e agradeço.
A continuação de um bom Verão.
Maria Eduarda
Esta destina-se ao Eduardo Horta
Caro amigo que conheci ainda criança. Grande memória! Agradeço-te toda a correcta informação que envias sobre os participantes nas “minhas ” fotografias. O teu amor pelo mar começou na mais tenra idade. Estou a ver-te a remar, sozinho, saindo fora da ponte-muralha. Imaginava que conversarias com os peixinhos que te rodeavam.
Obrigada por teres vindo ” à superfície” . Agradeço as tuas linda palavras a meu respeito. De certo que nos encontraremos proximamente.
Até lá, um abraço bem laurentino
M. Eduarda
Luisa Nogueira
Minha explicadora, minha amiga e minha fonte de inspiração para eu ser professora de Matemática , disciplina que consegui que os meus alunos…41 anos gostassem. Grande mulher❤️🔝👏👏.
Gostava muito de a ver quando viesse de férias 🙏💗.
Bj muito grande minha querida Eduarda💗🌸😘…que tanto me ajudou também a fazer na faculdade a Quimica Geral e a Química Orgânica em Agronomia.
Maria Eduarda Nunes
Para todos os que, tão agradavelmente deixaram um comentário ao meu ” baú “.
Não respondo individualmente porque não tenho participação no Facebook.
Um grande abraço para cada um de vós. Podem crer que “fizeram o meu dia”.
Contudo, aí vai uma notazinha individualizada para Vergílio Ferreira. Uma vez que conheceu o Eduardo Morais e o Marcelino Marques, lembra-se do nome daquele que eu “identifiquei” com um ponto de interrogação ?
Sabe, certamente, que tanto o Morais como o Marcelino, já nos deixaram, este último em 2017.
Manuela Coelho
Cara Eduarda
Parabéns por todo o sucesso alcançado ao longo da vida.
E pena a sua vida de docente exemplar não ser publicada e aplaudida através do consulado e comunidade portuguesa.
Sou amiga do Carlos e também vivo no Canadá mas no Ontario.
Bem haja por tudo quanto fé ao longo da sua vida em prol da educação de tanto aluno.
Um abraço
Né
Maria Eduarda
Agradeço as suas simpáticas palavras. Na verdade estamos perto uma da outra.
Uma vez que já é amiga do meu irmão, porque não tentarmos “falar” um pouco mais
O meu e-mail é dodasnunes@yahoo.ca
Abraço
M. Eduarda
Fatima
Um percurso louvável de uma Moçambicana
Maria Eduarda
Fátima… possivelmente tão moçambicana como eu.
Agradeço o seu comentário
Abraço