Vassilis Goumas o basquetebolista internacional grego que não foi autorizado a jogar pelo SCLM
Vassilis Goumas, nasceu no dia 15.11.1946 (76 anos) em Volos – Grécia. Jogava a extremo e tinha 1,98m de altura e 98kg de peso.
Foi o primeiro na história do basquetebol grego a ultrapassar 10.000 pontos no campeonato. Em 9 de dezembro de 1983, o AEK enfrentou o BAO no estádio Ionikos em Nea, na Filadélfia. Goumas marcou o seu 10.000º ponto e o jogo foi interrompido em sua homenagem.
Vassilis Goumas um excelente praticante que já tinha atuado em L. Marques pela equipa sul-africana do Technical Club de Joanesburgo, tendo marcado 35 pontos ao Desportivo (GDLM) e Sporting (SCLM), onde demonstrou toda a sua classe…
Na época de 1970/71 o Sporting L. Marques tentou inscrever o novo reforço Vassilios Goumas, mas a FPB inviabilizou a sua vinculação ao SCLM…
Leia a entrevista que deu ao jornal Notícias de L. Marques:
- Se te recordas ou ouviste falar deste magnífico atleta, deixa o teu comentário já a seguir aqui no BigSlam.
5 Comentários
Manuel Martins Terra
Vassilios Goumas, um nome de top que dispensa quaisquer tipo de comentários. Basquetebolista de grande craveira, que só não sabia jogar mal. Pena foi, que a FPB não autorizasse a sua inscrição para reforço e de que maneira o SCLM.Caso para perguntar:
_Quem pararia, os “leões ” laurentinos?
Uma grande mágoa, para a imensa comunidade grega que vivia em LM, ávidos de verem jogar a sua grande estrela.
Maria Bettencourt
Lembro-me do meu tio com quem ia assistir os jogos, as vezes também com o meu pai, falar dele. Só vendo as fotografias revi o personagem.
Luís Almeida
Que grande novela passámos no Sporting com a inscrição do Goumas e que acabou mal para nós. Com ele teríamos com toda a certeza, ganho mais Nacionais, porque era um jogador poderoso quase impossível de marcar, pois além desse poder tinha qualidade técnica e era bom lançador, além de ser um companheirão, mesmo quando nos treinos ia aos arames se alguém não se aplicava como ele exigia.
Lembro-me de muitas vezes no acto de lançamento dele eu lhe bater no braço, com a mão aberta e com força, pouco acima do seu cotovelo e ele efectuava o lançamento como se a minha palmada fosse a picada dum mosquito, 🙂
Baseava muito os treinos em exercícios simples destinados a melhorar o nosso poder de elevação e em jogar 3X3.
Só fez um jogo por nós, que foi o da sua apresentação, contra o Malhangalene
Faço votos para que ele esteja com saúde e possa ter transmitido muito do que sabia aos mais novos….
Rui Caldas
Jogamos juntos no Corinthians de Joanesburgo, clube que na altura representava a comunidade grega da cidade . Super eficiente e grande colega da equipa . Fomos campeões nacionais da África do Sul nesse ano .
Ricardo Quintino
Lembro-me bem do nome dele, mas já estava esquecido da polémica do chumbo da sua inscrição no Sporting pelo FPB.
Continuação de Boas Entradas, pessoal leitor e gestor do Bigslam.
Abraço