Victor Carvalho o antigo campeão de ténis de Moçambique
O Victor Manuel Fragoso Carvalho, nasceu em Lourenço Marques – Moçambique, a 9 de dezembro de 1947. Iniciou os seus estudos na Escola Primária Rebello da Silva, continuando no ensino secundário no Liceu Salazar. Mais tarde, ingressou na Faculdade de Engenharia Civil, mas não concluiu o curso.
Durante a guerra colonial, cumpriu o Serviço Militar como Alferes Miliciano, no norte de Moçambique.
Victor era uma pessoa com um talento nato. Em qualquer desporto que se aventurava, destacava-se sempre. Jogou andebol, voleibol e futebol de salão pelo Liceu Salazar, sendo reconhecido pelos seus impressionantes “petardos”, tanto com as mãos como com os pés.
Entretanto, foi no ténis que se notabilizou, conquistando quase todos os títulos possíveis: Campeão de Juniores, Campeão de Lourenço Marques (na categoria sénior) e Campeão de Moçambique em três disciplinas – singulares, pares-homens e pares-mistos.
Além do talento atlético, Victor era uma pessoa distinta, tanto dentro como fora do campo. O seu trato social era extremamente agradável, e o seu espírito desportivo e amigável sempre esteve presente. Nunca se assistiu, ao longo dos muitos anos de convivência com amigos e parceiros, a qualquer atitude ou gesto menos desportivo da sua parte. A sua humildade e solidariedade foram ainda mais evidentes no período pós-independência de Moçambique, quando, com um coração generoso, ajudou muitos amigos e colegas que atravessavam dificuldades…
Em 1975, deixou Lourenço Marques e, a partir daí, viveu e trabalhou em Joanesburgo, onde também continuou a praticar ténis. Nos últimos 15 anos, residia e trabalhava em Maputo.
Infelizmente, devido a problemas de saúde, especialmente relacionados com os joelhos, foi forçado a abandonar a sua carreira desportiva, especialmente o ténis, há cerca de 15 anos.
Victor faleceu a 15 de janeiro de 2024, em Joanesburgo, vítima de doença prolongada. Sua memória, tanto como atleta como ser humano, permanece viva naqueles que tiveram o privilégio de o conhecer e partilhar a sua amizade.
CLUBE DE TÉNIS DE LOURENÇO MARQUES – TORNEIO DA PÁSCOA 1973
1-(?), 2- (?), 3- Luís Trigo de Morais (Nené), 4- Alexandre Soeiro, 5- (?), 6- (?), 7- Mário Jaime, 8- Francisco Azinhais Santos, 9- António Bento Franco, 10- Maria Emília Nunes, 11- Ana Maria Cunha, 12- Oliveira e Costa, 13- José Carlos Garcês, 14- Maria João Figueiredo, 15- Marina Franco Martins, 16- (?), 17- “Tai Tai” Figueiredo, 18- Cruz e Silva, 19- Pinheiro da Silva, 20- Margarida Nunes, 21- Isabel Valongo, 22- (?), 23- Céu Moraes, 24- Guida Moares, 25- Ana Paula Nunes, 26- Prof. Manuel Prata Dias, 27- Pedro Figueiredo, 28- Dino Zolezzi, 29- (?), 30- Luís Trigo de Morais (Pai), 31- Guilherme Barbosa, 32- Victor Carvalho, 33- (?), 34 – Dr. José Ferraz (Presidente do Clube de Ténis de Lourenço Marques), 35- Luísa Maria Silva (filha do Pinheiro da Silva).
- Hoje, completa-se um ano desde o falecimento do Victor. Um ano sem a sua presença, sem o seu sorriso e sem o seu espírito desportivo inconfundível. A sua partida deixou um vazio imenso, mas a sua memória continua a ser uma fonte de inspiração para todos que tiveram o privilégio de o conhecer.
Hoje, lembramos não só as suas conquistas no desporto, mas também a sua generosidade, o seu carácter impecável e a sua amizade leal. Victor era um exemplo de humildade e solidariedade, e o impacto positivo que deixou na vida de todos os que o rodearam permanece imortal.
Que a sua memória continue a brilhar em nossos corações, hoje e sempre.