Tenho à minha frente, literalmente, na minha mão, a medalha do Campeonato Nacional de Basquetebol de Portugal de 1970. No seu verso: “Campeonato Nacional – Masculino – 2º lugar – Treinador”. É como que o meu talismã. Está sempre à minha frente para me “gritar” como por um triz não fomos campeões de Portugal, naquele ano… e como podemos sempre ser melhores do que somos.
Sporting de Lourenço Marques vs Sport Lisboa e Benfica, final na “banheira” de Luanda. A cinco segundos do fim, quando ganhávamos por um ponto, uma reposição na linha lateral a nosso favor. O Nelson Serra repõe a bola em jogo. Os benfiquistas, na altura, Joaquim Carlos e Artur Coelho (tinham saído com cinco faltas), já estavam no balneário a chorarem “baba e ranho” por terem perdido o nacional. Contudo, faltavam cinco segundos para o apito final da mesa. O Nelson ao ver que os jogadores do Benfica pressionavam tresloucadamente por todo o campo, constatou que se esqueceram do Sérgio Carvalho, sozinho, perto da tabela adversária… não hesitou e passou a bola ao Sérgio. Este, ouviu os berros para agarrar a bola e ficar com ela os cinco segundos… e seriamos campeões, mas mesmo assim, arrancou para o cesto. Estava isoladíssimo. Só que as facilidades eram tantas (assim como os nervos) que ao arrancar, “deu passos”. Reposição de bola na linha lateral para o Benfica, passe longo para Seiça (?) que atirou a bola (a rezar a todos os santos) do meio-campo. Por baixo da nossa tabela estava o John Hucks (2,10M) (lembram-se dele?) que ainda terá pensado em desviar a bola do cesto… a bola ia no ar quando soou o apito da mesa a dar o jogo por terminado… e a concretizar o maior “pesadelo” possível… a bola caiu dentro do cesto. Perdemos por um ponto. O Mário quase desmaiou em pleno campo, nem queria acreditar… e eu guardo para o resto dos meus dias, uma medalha de Vice-Campeão de Portugal. Este só não terá sido o meu “pior” momento, porque tive que aproveitá-lo para o resto da minha vida, como prova de que podemos ser sempre melhores… e que devemos lutar para sermos sempre melhores do que aquilo que, efectivamente somos.
(Campeonato Nacional em Luanda – Vencedor Benfica de Luanda)
Sporting L. Marques • Campeão Provincial Moçambique • Vice-Campeão Nacional
Em cima: Steven Delapp, Sérgio Carvalho, Mário Albuquerque, João Romão, John Hucks, Nelson Serra, Alexandre Franco (Treinador).
Em baixo: Fernando Martins, Fernando Fernandes, José M. Pinto Sousa, António Mora Ramos e Victor Morgado.
Seria bonito vermos a maravilhosa “família” que este www.bigslam.pt conseguiu voltar a reunir, a RECORDAR o “seu” melhor (ou pior) momento desportivo relacionado com Moçambique.
Estou certo de que são muitas as histórias que não são do conhecimento do resto dos “familiares”, como por exemplo a que acabei de citar.
Um Comentário
Wanda Serra
Wanda Serra
Impossivel existir 1 comentario da m parte .