Faleceu Alberto Moreira, considerado o melhor guarda-redes de hóquei do mundo…
Ano de 1958 – Seleção de Moçambique vencedora do Torneio de Montreux
Em cima: António Souto, Abílio Moreira, Francisco Velasco, Fernando Adrião, Amadeu Bouçós e Manuel Carrelo.
Em baixo: Romão Duarte, Passos Viana, Alberto Moreira, e Vitor Rodrigues.
O antigo internacional português de hóquei em patins Alberto Moreira morreu na passada quinta-feira (21.09) com 87 anos, em Lisboa, vítima de doença prolongada.
Alberto Moreira, que pertenceu à chamada Geração de Ouro do hóquei em patins de Moçambique, foi internacional por Portugal em 81 ocasiões, tendo conquistado, nas décadas de 1950 e 1960, três edições do Campeonato do Mundo.
Moreira, que na altura foi considerado o melhor guarda-redes do mundo, representou a seleção portuguesa de 1957 a 1965, tendo participado ainda em várias edições da Taça Latina, Taça das Nações e Campeonato da Europa.
O despertar para o hóquei em patins aconteceu por volta de 1948, no Sport Lisboa e Parque, após o que passou a integrar, com regularidade, a seleção de Lourenço Marques – Moçambique nas mais variadas competições, entre as quais se destaca a vitória no Torneio de Montreux, em 1958.
O BigSlam endereça a todos os familiares as sentidas condolências neste momento de grande tristeza.
O nosso abraço de fraternidade nesta hora de dor e sofrimento.
2023-09-28 (quinta-feira)
13 Comentários
nino ughetto
Andei no colégio da Namaacha e todos nos eramos patinadores e jogadores, tanto como no footebol, eramos uma grande familia, Tudo passou tudo acabou, e pouco a pouco estamos todos a partir para a vida eterna com Deus…Par a sua alma pesamos a familia
Francisco
RIP Condolências à familia. Fomos colegas no BPSM. Grande homem.
Edite Lemos
D.E.P.
Condolências à família !
josé carlos alves da silva
Equipa e jogador-ídolo do meu Pai mais o Fernando Adriao. O meu Pai falava muito nestes ídolos craques dos patins. Meus sentimentos para toda Família, e para todos hiquistas. Descanse em Paz. Amém
Sidonio Serpa
É a selecção nacional formada maioritariamente pelos jogadores moçambicanos cujo guarda-redes era Moreira – onde jogava o lisboeta Vaz Guedes – que povoa as minhas primeiras memórias dos entusiasmantes relatos radiofónicos dos jogos de Mundiais e Europeus do final dos anos 50 e anos 60. Ouvia-os em família em redor do rádio, bem como os comentários do meu tio Olivério Serpa na Emissora nacional e também os comentários televisivos (ainda que não houvesse transmissões) do meu pai, Sidónio Serpa.
Conheci alguns destes jogadores, designadamente o meu grande ídolo que foi Fernando Adrião, ou José Vaz Guedes que foi o meu primeiro professor de ginástica quando era finalista do curso do antigo Instituto Nacional de Educação Física (INEF). Não me recordo de ter conhecido pessoalmente Moreira, mas as memórias emotivas das suas defesas na baliza nacional marcaram-me tão fortemente que ele se tornou familiar e irremediavelmente identificado com o que é o conceito e a História do hóquei em patins.
Lamento muito a sua partida e expresso os meus sentimentos de pesar à família.
ABM
Um gigante do desporto.
Fernando Lima
Meu treinador no SNECI (Sindicato). Uma muito boa pessoa.
saudacoes ‘a familia.
Fernando Lima
Firmino Fonseca
Um enorme desportista, que marcou toda uma geração! Paz à sua alma e à sua família, neste momento muito difícil!
José Moreira
Uma lenda do nosso desporto que nos deixa. Paz à sua alma e os meus pêsames à família.
Carlos Galvao da Silva
Pura e simplesmente o melhor de todos os tempos. Conhecia o pessoalmente e muito amigo do meu pai. Pesames a familia. RIP Champion
Octávio Pó
Sentidos pêsames à família. Esperemos -não acredito- que os jornais e as tv’s dêem algum destaque.
Luis Batalau
Tive o previlégio de ver jogar este grande guarda redes em Lourenço Marques.
Condolências à família
Manuel Martins Terra
Partiu um dos grandes heróis da seleção de moçambicanos, a quem coube a difícil tarefa de representar a Seleção Nacional Portuguesa, que em Montreux , demonstraram o quilate do hóquei moçambicano e na minha opinião, o que melhor se praticava no mundo. Moreira, figurará para sempre na galeria dos melhores guarda-redes do planeta, quiçá o melhor entre os postes. Um dia triste, para o desporto português que perde uma das suas maiores referências. Nesta hora de dor e sofrimento, endereço aos seus familiares as minhas condolências e que o Moreira, repouse na paz do Senhor. Para nós ficará, a eterna saudade de um grande ídolo.