Faleceu Hermínio Barreto, antiga glória do basquetebol, nascido em Quelimane – Moçambique
Faleceu ontem, com 87 anos de idade, Hermínio Francisco Xavier Barreto. Nasceu a 24 junho de 1935, na cidade moçambicana de Quelimane, tendo jogado basquetebol no Desportivo de Lourenço Marques (GDLM).
Época 1956/57 – Seniores
• Campeão Distrital de L. Marques
Em cima: Correia Mendes (Treinador), Benjamim Ferro, Hermínio Barreto, Eduardo Branco “Becas”, Pedro Santos, Sotero Rebelo e J. Mealha (Seccionista).
Em baixo: Roberto “Bob”, Jean Fabre, Ramiro Teixeira, Jorge Brites e Guilherme Soares.
Época 1956/57 – Seniores
• Campeão Distrital de L. Marques
Na foto: Correia Mendes (Treinador), Roberto “Bob”, Fernando Lage, Guilherme Soares, Pedro Santos, Eduardo Branco “Becas”, Sotero Rebelo, Hermínio Barreto, Jorge Brites, Ramiro Teixeira, Jean Fabre e J. Mealha (Seccionista).
Em 1957 veio para Portugal, onde se tornaria numa referência do Sporting (SCP), clube pelo qual conquistou o título nacional de 1959/60.
Época 1959/60 – Seniores
• Campeão Nacional
Na foto: Hermínio Barreto (5)
No início dos anos 1960 era considerado o mais completo basquetebolista nacional. Assumiu depois funções de treinador em 1966, tendo-se tornado uma referência na história do basquetebol português.
Foi distinguido em 1968 com o prémio Stromp.
Voltou para Moçambique, onde treinou o Sporting L. Marques na época de 1973/74.
Época 1973/74 – Seniores
• Campeão Distrital L. Marques • Campeão Provincial Moçambique
• Vice-Campeão Nacional
Em cima: Abílio Monteiro (Seccionista), Nelson Serra, Vítor Morgado, Terry Johnson, Luis Almeida, Rui Pinheiro, Mário Albuquerque, Hermínio Barreto (Treinador), Mariano (Massagista).
Em baixo: Carlos Santiago, Luis Dionísio, Artur Meirim, António Ruas Alves “Tomané”, Mário Lopes.
Após a Revolução de 25 de abril de 1974 veio para Portugal, e mais uma vez para o Sporting, estando em destaque no comando da equipa sénior. Enquanto técnico, trabalhou também no Atlético, Real Sociedade Lourenço Marques.
O seu percurso também se cruzou com a FPB ao ser selecionador nacional de juniores e seniores, assim como diretor técnico nacional.
Fez o Doutoramento em 1995 na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, com tese em “O ressalto no basquetebol – análise do comportamento do lançador”, orientada pelo Professor António de Paula Brito.
Pode recordar a entrevista que concedeu ao Comité Olímpico de Portugal, em 2017, quando falou sobre a sua carreira e uma vida dedicada ao basquetebol.
O BigSlam endereça a todos os familiares as sentidas condolências neste momento de grande tristeza.
O nosso abraço de fraternidade nesta hora de dor e sofrimento.
2022-12-13 (terça-feira)
Hermínio Barreto (1935 – 2022)
- Nota do BigSlam: O seu velório arranca esta quarta-feira à tarde, na igreja da Praça de Londres, enquanto na quinta-feira de manhã terá lugar o funeral.
19 Comentários
Ilídio Guimarães
Um Grande como Treinador em que marcou uma Geração na formação de Jogadores quer em clubes e em seleções onde tive Grato de estar em Apoio ao seu trabalho de dupla com o Carlos Teigas também já falecido que descanse em paz
Maria Bettencourt
Sentidos pêsames a família, nesta hora de dor.
Fernando Lima
Guardo belas recordações do prof. HB e são essas que ficarão para sempre.
Tive o prazer e privilegio de pertencer ao primeiro grupo de jovens treinadores formados pelo professor HB, juntamente com Teotonio Lima. Se a memoria nao me falha, o Antonio Azevedo e o Jose’ Casquinha, mais velhos que eu, também fizeram parte do curso que decorreu no ginásio do Liceu Antonio Enes (hoje escola Francisco Manyanga), no Alto-Maé, não muito longe da escola primária Paiva Manso e do Esquadrão de Cavalaria.
Jorge Manuel R. Simões
Não nasci em Moçambique. Não conheci Hermínio Barreto senão depois de 1974. Era toda uma elegância personificada
A nossa modalidade perde mais uma grande referência
Sentidas condolências a toda a família. Que descanse em paz.
Orlando Dourado
Grandes Homens que marcaram toda uma GERACAO DE DESPORTISTAS MOCAMBICANOS. SEM PALAVRAS , para simbolizar a nossa gradidao, o nosso maior reconhecimento. Descanse em Paz Querido Professor Herminio Barreto.
Hamba Kaxle Munumuzana, KHANIMAMBU!!!
Orlando Dourado
Grandes Homens que marcaram toda uma GERACAO DE DESPORTISTAS MOCAMBICANOS. SEM PALAVRAS , para simbolizar a nossa gradidao, o nosso maior reconhecimento. Descanse em Paz Querido Professor Herminio Barreto.
Hamba Kaxle Munumuzana, KHANIMAMBU!!! Orlando Dourado
Fernando SAMPAIO
Mais uma referência da nossa familia do basquetebol dos tempos de Moçambique que nos deixa … Condolências. Que descanse em paz.
Raul Almeida
Que descanse em paz. Os meus sentidos pêsames a toda a família.
Fernando Teixeira Brandão
Os meus pêsames á Familia . Que descanse em Paz
Fernando Teixeira Brandão
Os meus pesames á familia.Que descanse em Paz
Manuel Martins Terra
Mais uma figura notável do desporto moçambicano que nos deixa, e que deu tudo em prol do basquetebol em Moçambique e também em Portugal.Neste momento de dor, sentidas condolências à sua família e que descanse em paz.
josé carlos alves da silva
Este Sr é da minha Terra, do côco e dos Bons Sinais. Conheci-o muito bem, não sabendo o alto patamar que iria atingir. Mais um patrício da minha Cidade Quelimane, que desaparece, ficando eu, mais pobre. Sentidas condolências para Família toda, que descanse em Paz, até um dia Amigo. Amém
Wanda Serra
Que descansar em Paz.
Sentidos pesâmes aos familiares
Francisco
RIP Condolências à família
Katali Fakir
Sentidas condolências à família neste momento de dor um abraço solidário.
Tomané Alves
Eternamente grato por tudo o que me proporcionou. Que o SENHOR PROF descanse em Paz. Sentidas condolências a toda a Família, particularmente à Paula e ao Nuno.
José Roque
DESCANSE EM PAZ. SERÁ SEMPRE UMA REFERÊNCIA PARA TODOS OS QUE COM ELE PRIVARAM.
jose alexandre russell
Que descanse em paz. Condolências à família.
Ricardo Quintino
Descanse em paz. Sentidas condolências a toda a Família