Faleceu João de Sousa conceituado jornalista da Rádio Moçambique e bloguista do BigSlam
João Baptista de Sousa, conceituado Jornalista da Rádio Moçambique perdeu a vida na manhã desta segunda-feira (26) numa unidade hospitalar da Matola, na província de Maputo onde terá dado entrada esta madrugada.
Já reformado da Rádio Moçambique, João de Sousa era um dos principais entusiastas e colaboradores do BigSlam na qualidade de blogger.
É um dos grandes jornalistas radiofónicos de sempre de Moçambique, considerado o “The Voice” da Rádio Moçambicana, foi uma figura ímpar no meio jornalístico desportivo radiofónico, sendo que estava a preparar para lançar o seu livro de memórias que já esta pronto.
João de Sousa (1947 – 2020)
O BigSlam endereça a todos os familiares as sentidas condolências neste momento de grande tristeza.
O nosso abraço de fraternidade nesta hora de dor e sofrimento.
2020-10-26 (Segunda-feira)
51 Comentários
Braga Borges
Joãozinho, fiquei sem palavras.
” Para onde vão os nossos silêncios, quando deixamos de dizer o que sentimos.”
Eterno descanso.
Jorge Coelho
Meu colega, companheiro e amigo. Só espero que tenhas muita PAZ e que lá possas continuar a tua actividade rádiofónica como só tu sabias fazer. Um abraço de saudades.
ALBERTO CAETANO
Triste noticia. Sentidas condolências a toda a família.
Manuel da Silva
João de Sousa!!!
Quem diria que um dos principais entusiastas e colaboradores do BigSlam se apagaria de um dia para o outro?!. Como diz acima o Sr. Joaozinho Augusto Martinho Álvaro, lá se foi um grande profissional de Rádio! Ficaremos por muito tempo a recordá-lo, sobretudo enquanto vivermos. Aqueles grandes relatos, ficarão nas nossas memórias, para a eternidade.
Descansa em paz João! À família enlutada, vão as minhas mais sentidas condolências.
Luisa Paixão
Triste notícia.
Descanse em paz
Jose Fernandes
Que descanse em Paz .Condolências á Família enlutada e aos seus amigos!
Manuel Martins Terra
Por erro de teclado,queria dizer paz e não pax. Por vezes acontece.
Manuel Martins Terra
Logo pela manhã fui surpreendido pela triste notícia, do falecimento do João de Sousa, algo que custa acreditar. Ainda há dois dias atrás tinha aqui evocado a figura do Costa Pereira e eis que nos deixou. Figura impar do jornalismo moçambicano e o grande senhor da radio. Foi pela sua mão que conheci toda a estrutura de informação do Rádio Clube de Moçambique. Encontrei-o muitas vezes nos recintos desportivos na cobertura de jogos de futebol,basquetebol e hoquei em patins. Grande prifissional que tudo deu na divulgação do que em Moçambique se passava na área do desporto e dos programas musicais. Aqui no Bigslam vamos todos sentir a tua falta e todas as tuas recordações que transportavas na memória . João, tu apenas te ausentaste por algum tempo, porque certamente estarás para sempre na nossa companhia. Agora , amigo de todas as ocasiões, descansa em pax e nesta hora de dor, o nosso mais sentido pesar endereçado a tua esposa , filhos e demais familiares. Até um dia, caro João.
Armindo Matias
Não conhecia pessoalmente o João de Sousa mas aprendi a admirá-lo pelo trabalho que produzia nesta página, para todos nós.
Costuma dizer-se que não há insubstituíveis mas não há regra sem excepção. O João de Sousa não vai ter quem o substitua e já estou a sentir a falta dele.
Shalon João de Sousa, ganhaste o direito a ficar na memória de todos nós.
Bem Hajas pelo lindo exemplo de Ser Humano que nos deixas.
Manuel Rodrigues
Expresso o meu profundo pesar pelo desaparecimento do camarada e amigo João de Sousa, que, como jornalista e relator desportivo, e não só, deu um excelente contributo à Nação Moçambicana.
Os meus sentimentos a toda a família e amigos próximos.
BigSlam
Cerimónias fúnebres de João de Sousa:
O corpo vai estar na quarta-feira (dia 28), pelas 08H00, no Sindicato Nacional de Jornalistas, seguindo depois para o Cemitério de Lhanguene às 10H00 do mesmo dia.
António Amorim Lopes
QUE DESCANSE EM PAZ O INESQUECÍVEL E COMPETENTE JOÃO DE SOUSA. PARA A FAMÍLIA MERGULHADA NO LUTO E NA DOR AS MINHAS SENTIDAS CONDOLÊNCIAS.
Tomané Alves
Embasbaquei com a cruel notícia desta manhã. Não privei com o João, sem dúvida o Sr. “The Voice”, mas comecei a admirá-lo desde o famosíssimo BONDIAZINHO (da Estação “D”, da qual me fez o favor de há uns poucos meses recuperar o indicativo do programa) até ao XIPALAPALA de “ontem”, passando pelo relato e comentário desportivo. Os meus sentimentos à Família, com uma abraço especial ao mano Fortunato. Que o João esteja em PAZ e no Eterno Descanso.
António Figueiredo
No início dos anos setenta fizeste-me um teste para avaliar as minhas capacidades de locutor desportivo… Nessa altura, deste-me dicas que me fizeram pensar… e rir!
Como deste conta, a notícia da tua partida, hoje, fez-me soltar umas quantas lágrimas. Por mais que a vida nos ensine a ser duros… há notícias que, simplesmente, põe a nu as minhas fraquezas!
Bem sabes como lamento a tua prematura partida, sobretudo do modo como foi. A verdade é que, em boa mente, ninguém escolhe a forma da morte.
Mas este não foi um BONDIAZINHO.
Para a tua Família ficam as minhas sentidas condolências, tal como para os teus Amigos mais chegados.
E tu, Amigo, descansa em
José Manuel Simões
Ainda ontem escrevera sobre Costa Pereira, aqui no seu inconfundível “Xipalapala”…
Somos realmente efémeros, caramba!
Sentidos pêsames e condolências à família enlutada e amigos.
RIP João de Sousa.
Força BigSlam (não irá ser fácil para nenhum/a de nós, seguramente – e só conheci João de Sousa de o ler por aqui, mas deu para perceber.)!
António Mendes
A. Mendes,
Os meus sentimentos à família. Todos nós também vamos sentir a sua falta.
Henrique Ferreira
Quando a VIDA nos confronta com uma tristeza que nos aperta o coração, não há lágrima que sirva para nos confortar. É uma perda imensa,aquela que sinto.
Fica bem,fica aonde os Anjos guardam os seres Humanos Fantásticos, como tu.
Descansa em PAZ MEU GRANDE AMIGO. PARA SEMPRE.
Kito.
Henrique Lacrau
Luis Almeida
Irmão do coração que notícia avassaladora para ter….
Além do imenso desgosto da tua morte ele é acentuado por não ter voltado a ter a felicidade de te ter voltado a ver e de te poder ter dito cara a cara aquilo que tantas vezes to disse por meio destas modernices, que foste um ser humano de excelência e que mutos te devíamos e continuaremos a dever tudo o que deste em prol do desporto do nosso Moçambique. Foste top em todos os parâmetros e estarás sempre no meu pensamento e coração, até que se cumpra em mim a mesma lei da vida que agora te levou. Até lá irmão….
Eduardo
Descansa em Paz, Amigo João.Sentidos pêsames à Família.
Adelino Carvalhana
Descansa em paz João, os meus sinceros pesamos á familia nesta difícil hora.
FERNANDO DE CARVALHO
Notícia inesperada e chocante. Nem queria acreditar quando li as primeiras letras do BIGSLAM.
Sentidas condolências a toda a família e aos moçambicanos em geral. Descansa em paz, ilustre cavalheiro.
Florinda MEIRELES
Triste notícia, Grande perda de um grande homem, jornalista, locutor, Meus sentimentos á família .
Mateus Silva
Endereço à família enlutada os meus mais sentidos pêsames.
R. I.P. Grande Homem.
Zito Abdula
Apanhado de supresa….triste noticia..Descansa em paz, os meus sentimentos à familia
José Carlos
Que triste ( e inesperada) notícia!
Moçambique está de luto.
RIP João!
maria fernanda guerra
RIP amigo e conterraneo…….fostes bom no que fizestes, um cavalheiro e um homem de um grande estatuto. Descansa e paz. Condolencias para toda a fmilia
José Rodrigues
Uma grande perda para todos nós que o admirávamos.
Lia sempre com atenção o Xipalapala pela qualidade dos textos e simplicidade na descrição, vocabulário rico.
Excelente profissional é um momento de grande tristeza para a familia do BIGSLAM.
Descansa em paz.
José Miguel Rodrigues
Abdul
Meus pêsames à família
Paz a sua alma
Lili Grilo
Sentididos pêsames
Sentidos pêsames a toda a família ! Que descanse em Paz !
💐
Carlos Raminhos
“(…) Considero a vida uma estalagem onde tenho que me demorar até que chegue a diligência do abismo. Não sei onde ela me levará, porque não sei nada. Poderia considerar esta estalagem uma prisão, porque estou compelido a aguardar nela; poderia considerá-la um lugar de sociáveis, porque aqui me encontro com outros. Não sou, porém, nem impaciente nem comum. Deixo ao que são os que se fecham no quarto, deitados moles na cama onde esperam sem sono; deixo ao que fazem os que conversam nas salas, de onde as músicas e as vozes chegam cómodas até mim. Sento-me à porta e embebo meus olhos e ouvidos nas cores e nos sons da paisagem, e canto lento, para mim só, vagos cantos que componho enquanto espero.
Para todos nós descerá a noite e chegará a diligência. Gozo a brisa que me dão e a alma que me deram para gozá-la, e não interrogo mais nem procuro. Se o que deixar escrito no livro dos viajantes puder, relido um dia por outros, entretê-los também na passagem, será bem. Se não o lerem, nem se entretiverem, será bem também. (…)”.
29-3-1930
Livro do Desassossego por Bernardo Soares.Vol.I. Fernando Pessoa. (Recolha e transcrição dos textos de Maria Aliete Galhoz e Teresa Sobral Cunha. Prefácio e Organização de Jacinto do Prado Coelho.) Lisboa: Ática, 1982. – 38.
Até sempre, inesquecível João de Sousa !!!
Luís Trigo de Morais
Sentidas condolências à família.
Descansa em paz amigo João
Helder Araújo
As minhas condolências. Gostava muito de ler as crónicas e textos dele publicados aqui, no BigSlam e na página dele no Facebook. Lamento.
José Manuel
Uma muito triste notícia.
A minha solidariedade com a família.
Victor Agostinho
Triste noticia. Referência da rádio e imprensa em Moçambique. Os meus mais sentidos pêsames a toda Família Que descanse em Paz.
Zé Carlos
Moçambique e a diaspora perdeu inesperadamente, o seu mais consagrado homem do jornalismo desportivo e da rádio…
Adorava o que fazia e fazia o que adorava.
Descansa em Paz.
Calos Matos Lopes
Sentidos pêsames à Família, amigos e ao BIG SLAM. Que esteja em paz.
Paula Parente
Descansa em paz João de Sousa. Cresci não só a verte todos os dias na Malhangalene mas também com a tua linda voz na rádio Moçambique. Tu fizeste a ligação entre a a diáspora de desportistas de então e presentes. Eras um jornalista e desportistas ímpar. O mundo Moçambicano vai sentir a tua falta..Rest in Power Joao de Sousa
MILU
Os meus sentimentos a familia, RIP
E. Veloso
Sentidos pêsames à Família, amigos e ao BIG SLAM.
Recordarei com apreço os escritos que este Jornalista nos legou.
Que descanse em PAZ.
E. Veloso.
Alberto Rodrigues
Forte Abraço de condolências a todos os familiares, em especial ao seu Irmão
Fortunato, pelo infeliz e inesperado acontecimento.
Do primo amigo Alberto Rodrigues.
Pierre Vilbró
Fui totalmente apanhado de surpresa (triste, muito triste). Uma grande perda. À família enlutada, apresento os meus sentimentos de triste pesar.
joao felizardo
Grande voz da radio Mocambicana ; relatos de futebol fantasticos ! RIP !
Celeste Almeida
Que descanse em Paz, sentidos pesames aos familiares!
Sem duvida uma referencia positiva ao longo do nosso crescer e amadurecer, pela forma como noticiava e escrevia!
José Campos
Uma triste notícia. Conheci-o quando éramos uns miúdos em LM na antiga Escola Mouzinho de Albuquerque onde fomos colegas de turma no antigo Ciclo Preparatório. Atravéz dos seus muitos programas da Rádio, o João de Sousa tornou-se conhecidíssimo em Moçambique.
Que ele esteja em Paz.
Zé Rodrigues
Os meus sentimentos aos familiares.
R.I.P.
Ernesto Dias
Descansa em paz amigo João. Os meus sentidos pêsames.
Rogerio Machado
Referência da rádio e imprensa geral desportiva de Moçambique. Qualquer esportista moçambicano passou pelo microfone dele. R.I.P.
Sentimentos e condolências à sua família. Perdemos “The Voice”…
Eduarda Silva
RIP, querido João. Trocámos mensagens há menos de uma semana…
Augusto Rodrigues
Sentidos pêsames a toda a família. Descansa em Paz. Augusto Rodrigues
Ana Maria Carrapichano
Lamento muito. Sentidas condolências a familia. Descanse em paz.
Maria
Descansa em paz amigo João,os meus sentimentos à família