Faleceu Rui Rodrigues, antigo atleta internacional oriundo de Moçambique
Faleceu ontem de madrugada, Rui Gouveia Pinto Rodrigues, natural de Lourenço Marques, nasceu em 17 de Maio de 1943, e começou a atividade desportiva praticando basquetebol no liceu. Mais tarde, chegou a jogar nas equipas de juniores e seniores do Ferroviário de Lourenço Marques. Além do basquetebol nutria também muita paixão pelo futebol. Prestou provas na equipa de futebol do Ferroviário de Lourenço Marques, mas não impressionou quem o avaliava.
Porém, Rui Rodrigues não desistiu do futebol e foi tentar a sua sorte no Grupo Desportivo 1º de Maio. Aí aprovaram-no sem condições e quis o destino que a sua estreia oficial como futebolista acontecesse, precisamente, no Campo Eng. Freitas e Costa (propriedade do Ferroviário) num desafio entre as equipas de juniores do GD 1º de Maio e o Sporting de Lourenço Marques.
Em terras lusas conquistou dois Campeonatos Nacionais e uma Taça de Portugal. Alcançou 12 internacionalizações (nove em representação da Académica, duas do Benfica e uma do Vitória de Guimarães). Despede-se do futebol no dia 16 de Outubro de 1976, no jogo Portugal – Polónia, realizado na cidade do Porto.
O BigSlam endereça a todos os familiares as sentidas condolências neste momento de grande tristeza.
O nosso abraço de fraternidade nesta hora de dor e sofrimento.
2024-02-24 (sábado)
Rui Rodrigues (1943 – 2024)
- Cerimónias fúnebres:
23 Comentários
nino ughetto
Tens razào, é uma tristeza de ver os amigos do nosso tempo partirem uns atraz dos outros. .Nos também temos 80 anos e os nossos dias estào contados, Porém. se temos a fé e acreditamos no que diz Jesus. Nào temos medo da morte Um abraço e paz a sua alma
Victor Manuel Quaresma
D.E.P.
ABM
Condolências.
Doutor em què?
Fernando silva
Em farmácia, tinha uma na Chamusca
Abel Barros Santos
Um senhor no futebol e na vida que tive oportunidade de o conhecer pessoalmente em Moçambique aquando numa digressão que a A.A.C.fez à terra que nos viu nascer. Sentido pesar.
Luiz Vilas
Paz à sua alma. Sinceras condolências à família
antonio Ughetto
embora da mesma idade que o Rui nunca cruzei com ele mas acompanhei o seu percurso no futebol na Académica e no Benfica, naturalmente sentia uma simpatia maior por ser da minha terra. Descanse em Paz
António Costa
O Rui Rodrigues foi um enorme futebolista q muito admirei nos tempos de Coimbra. Considerava então q havia 3 extraordinários futebolistas em Portugal: Eusébio, Coluna e….Rui Rodrigues! Foi juntar-se a Artur Jorge, Vítor Campos, Gervásio, Artur…Que grandes jogadores da Académica de então!
Paz à sua alma .
Luiz Branco
Pois não impressionou o Ferroviário mas impressionou o meu pai que era o delegado do SLB em Lourenço Marques. O SLB não quis pagar os 500 contos porque era caro e depois pagou 5000 a AAC uns anos mais tarde. Mais do mesmo.
RIP
Mario Grilo
Branco, tens sempre algo a acrescentar e que enriquece a notícia.
Foi um grande jogador , que prestigiou o Benfica, Académica e Portugal, que representou com galhardia.
Infelizmente não vi a notícia com o relevo que merecia nos meios de comunicação desportivos e nos Telejornais.
Há muito esquecimento…..
RIP
LUIS MANUEL ANDRADE RODRIGUES BATALAU
Grande Amigo e conterrâneo. Condolências à família.
Firmino Fonseca
Paz à sua alma e à sua família!
Firmino Fonseca
Paz à sua alma e à sua família!
Katali
Sentidos pêsames à família e amigos
Raul Poitevin
As minhas condolências aos familiares.
Guilhermiba Martins
Que Deus o receba em seu reino e descanse em paz🙏🏼. Condolências à familia e Amigos ❤
Jorge de Sousa
Parte mais um dos nossos. Condolências à família e círculo de amigos. foi reforçar a equipa de Moçambicanos lá em cima. Descansa em Paz.
josé carlos alves da silva
Sentidos pêsames para toda Família. Descanse em Paz.
wanda serra
Descansa em Paz Rui 🌷
Senttidos condolências á familia.
Henrique Ferreira
Partiu um Bom Amigo,um Ser Humano Fantástico. Vou recordar sempre aquele ar sereno, calmo,respeitador.
Descanse em PAZ.
Mary Olivier
Que repouse em Paz.
Condolências à família.
Paulo Almeida
Paz à sua alma. Condolências à família.
Manuel Martins Terra
Rui Rodrigues, que em Moçambique começou a dar nas vistas envergando a camisola do GD 1*de Maio, e vindo depois para Coimbra, onde se notabilizou na Académica, transferindo-se para o Benfica, jogando ainda no Vitória de Guimarães viria a ser internacional pela selecção lusa, deixou-nos e para nós, fica a imagem de um grande senhor, dentro e fora dos estádios, que a todos sabia cativar pela sua forma de ser. Nesta hora de dor e sofrimento, as minhas sentidas condolências que endereço à sua família, e a todo o grande círculo de amigos. Que repouse em paz, e que Deus o tenha a seu lado.