“UMA DATA NA HISTÓRIA” – 15 de Abril de 1926… Jornal “Notícias” – Capitão Manuel Simões Vaz
Quero lembrar a data da fundação do jornal mais antigo e de maior circulação em Moçambique e não entrar em grandes conjeturas sobre a evolução que o matutino foi conhecendo ao longo dos tempos, porque isso, será tarefa daqueles que ali trabalharam e trabalham.
Lembrar a data da fundação do jornal é recordar o capitão Manuel Simões Vaz, uma figura do exército que em Janeiro de 1920 abraçou definitivamente o jornalismo, entrando como diretor da secção portuguesa do bissemanário “Lourenço Marques Guardian”, que depois passou a designar-se de «Diário».
Seis anos depois decide fundar um jornal diário, o que veio a acontecer. As dificuldades de manutenção foram muitas. Manuel Simões Vaz teve de realizar outras atividades, que não apenas as de âmbito jornalístico, para poder garantir recursos.
Foi professor de inglês e desenho no Liceu 5 de Outubro, intérprete oficial do Tribunal, dando simultaneamente lições de português a estrangeiros residentes em Lourenço Marques. Além disso foi contratado como redator de atas do Conselho do Governo, ocupações que foi deixando à medida que o «Notícias» ia obtendo popularidade e firmando-se financeiramente.
Foi longa a marcha iniciada a 15 de Abril de 1926.
O jornal “Notícias” perfaz hoje 95 anos. Ao quadro redatorial, técnico e administrativo… o nosso apreço e felicitações.
Fonte: Arquivo do BigSlam – Texto de João de Sousa adaptado. Fotos de The Delagoa Bay e House of Maputo.
2 Comentários
Manuel Martins Terra
Uma marca histórica de um matutino com um percurso notável, ao serviço da informação escrita na cidade de Lourenço Marques, a quem o nome do capitão Manuel Vaz ficou ficou para sempre associado. Tinha um bom quadro de jornalistas e cronistas, como o grande repórter fotográfico, Carlos Alberto Vieira, de quem tenho o seu álbum- Recordações de Lourenço Marques, com fotos a preto e branco, sempre belas . Depois da Independência, continuou a sua publicação e hoje comemora 95 anos de existência. Parabéns ao jornal Notícias, e a todos quanto lá trabalham.
Julio João Conceição
Minha sincera admiração pelo capitão Manuel Vaz. Deixou obra que perdura por gerações.