“UMA DATA NA HISTÓRIA” – 15 de Abril de 1926… Jornal “Notícias” – Capitão Manuel Simões Vaz
Quero lembrar a data da fundação do jornal mais antigo e de maior circulação em Moçambique e não entrar em grandes conjeturas sobre a evolução que o matutino foi conhecendo ao longo dos tempos, porque isso, será tarefa daqueles que ali trabalharam e trabalham.
Lembrar a data da fundação do jornal é recordar o capitão Manuel Simões Vaz, uma figura do exército que em Janeiro de 1920 abraçou definitivamente o jornalismo, entrando como diretor da secção portuguesa do bissemanário “Lourenço Marques Guardian”, que depois passou a designar-se de «Diário».
Seis anos depois decide fundar um jornal diário, o que veio a acontecer. As dificuldades de manutenção foram muitas. Manuel Simões Vaz teve de realizar outras atividades, que não apenas as de âmbito jornalístico, para poder garantir recursos.
Foi professor de inglês e desenho no Liceu 5 de Outubro, intérprete oficial do Tribunal, dando simultaneamente lições de português a estrangeiros residentes em Lourenço Marques. Além disso foi contratado como redator de atas do Conselho do Governo, ocupações que foi deixando à medida que o «Notícias» ia obtendo popularidade e firmando-se financeiramente.
Foi longa a marcha iniciada a 15 de Abril de 1926.

Instalações do Jornal Notícias, nos anos 50.

Instalações do Jornal Notícias, nos anos 60.

Instalações do jornal Notícias em Maputo, permanecem no mesmo local, na esquina das ruas Joaquim Lapa e da Maxaquene. Morada: Rua Joaquim Lapa, 55 Caixa Postal 327 Maputo – Moçambique
O jornal “Notícias” perfaz hoje 95 anos. Ao quadro redatorial, técnico e administrativo… o nosso apreço e felicitações.
Fonte: Arquivo do BigSlam – Texto de João de Sousa adaptado. Fotos de The Delagoa Bay e House of Maputo.
2 Comentários
Manuel Martins Terra
Uma marca histórica de um matutino com um percurso notável, ao serviço da informação escrita na cidade de Lourenço Marques, a quem o nome do capitão Manuel Vaz ficou ficou para sempre associado. Tinha um bom quadro de jornalistas e cronistas, como o grande repórter fotográfico, Carlos Alberto Vieira, de quem tenho o seu álbum- Recordações de Lourenço Marques, com fotos a preto e branco, sempre belas . Depois da Independência, continuou a sua publicação e hoje comemora 95 anos de existência. Parabéns ao jornal Notícias, e a todos quanto lá trabalham.
Julio João Conceição
Minha sincera admiração pelo capitão Manuel Vaz. Deixou obra que perdura por gerações.