“UMA DATA NA HISTÓRIA” – 18 de Dezembro de 1949… José Silveira
José Inácio Silveira nasceu em Goa (antigo Estado da Índia Portuguesa), no dia 18 de dezembro de 1949. Curiosamente, o mesmo dia, mas do ano de 1961, em que a antiga colónia portuguesa foi invadida pelas forças armadas da União Indiana. “Saí daquele território em 1962. Vim para Portugal com os meus pais e uma avó, éramos nove irmãos. Entretanto, o meu pai foi mobilizado para Moçambique e acabámos por ir todos para lá, em princípios de 1964”, recordou o antigo atleta, docente de Educação Física, já aposentado, e ainda treinador de atletismo.
A sua ligação ao Atletismo começou na Escola Preparatória General Machado, onde participou em torneios organizados pela Mocidade Portuguesa.
O seu primeiro treinador foi o Professor António Vilela, no CFM, onde iniciou a sua carreira desportiva no escalão de Juniores.
Oficialmente, passou a representar o Ferroviário, em 1 de setembro de 1966, no Torneio de Captação de Jovens deste clube.
José Silveira foi um atleta excecional nas provas de Meio Fundo, Fundo e Corta-Mato, destacando-se também em diversas competições de estrada.
Ainda em Moçambique, José Silveira dedicou-se ao treino, iniciando a sua atividade como Monitor nos Núcleos de Atletismo da Académica de Moçambique. Nessa função, teve a honra de orientar os alunos da Escola Primária Rebelo de Sousa e da Escola Primária Paiva Manso.
Em Portugal, representou o F.C. Porto, o CDUP, o Olímpico de Lagos, antes de chegar a Beja. Já no Alentejo treinou na Zona Azul, no Sporting de Cuba e no União Beringelense, até ajudar a criação do Juventude Desportiva das Neves, onde ainda hoje forma atletas.
Recentemente foi homenageado com o Prémio Dedicação, na Gala do Desporto – Beja 2024.
O professor José Silveira recebeu uma merecida homenagem na II Gala do Desporto, realizada pela Câmara Municipal de Beja, no dia 22 novembro de 2024, com a atribuição do Prémio Dedicação.
Com 60 anos de ligação ao Atletismo, o professor José Silveira continua ativo como Técnico da Juventude Desportiva das Neves. Foi também o primeiro Diretor Técnico da Associação de Atletismo de Beja, deixando um legado marcante nesta área.
Este prémio é um reflexo da sua dedicação, empenho e paixão pelo desporto.
Um orgulho incontestável, uma honra indescritível e um privilégio absoluto!
Parabéns, José Silveira!
Algumas imagens desta bonita e merecida homenagem:
- Caro José Silveira,
Hoje, celebramos com grande alegria os teus 75 anos, uma data verdadeiramente especial! Ao longo da tua trajetória, não só foste um exemplo de dedicação e superação como atleta, representando com orgulho o Ferroviário de Lourenço Marques, mas também te destacaste como formador e líder no mundo do Atletismo.
O teu legado no desporto, tanto nas pistas como fora delas, continua a inspirar gerações de atletas e treinadores. A tua paixão pelo Atletismo e pelo desenvolvimento do desporto em Moçambique e em Portugal é uma fonte de grande inspiração para todos nós.
Que os próximos anos sejam repletos de saúde, felicidade e muitas realizações.
Parabéns pelos teus 75 anos, José Silveira! Que esta data seja apenas mais um marco numa vida cheia de conquistas!
Votos de felicidades de todo o BigSlam!
3 Comentários
Manuel Santos
Parabéns companheiro e amigo. Muitos parabéns pelos teus 75 anos. Felicidades e um grande e forte abraço.
LUIS BATALAU
PARABÉNS E FELICIDADES.
Rodolfo Rodrigues
Um abraço de parabéns Silveira, que este dia se repita com muita saúde e alegria são os votos deste teu amigo e colega de escola, em LM.
🥂🥂Tchim Tchim