“UMA DATA NA HISTÓRIA” – 2 de Fevereiro de 1946… Nelson Serra
Nelson Duarte Marques Serra, nasceu em Riachos, Torres Novas, mas ainda em criança rumou a Moçambique, onde cresceu e desenvolveu a sua paixão pelo desporto.
Destacou-se como um verdadeiro polivalente, praticando quatro modalidades: basquetebol, natação, atletismo e futebol de salão. Ao longo do seu percurso desportivo em Moçambique, representou instituições de prestígio como o Sporting de Lourenço Marques,
a Associação dos Velhos Colonos e a firma Moura Correia e Aragão, deixando em todas elas a marca da sua dedicação, talento e espírito competitivo.
A modalidade onde mais se destacou foi o basquetebol, iniciando a sua carreira em 1960. Nelson Serra viria a construir um percurso notável, conquistando 2 títulos na categoria de infantis, mais 2 em juniores e, já como sénior, somou 8 campeonatos — um testemunho da sua qualidade e consistência ao mais alto nível do desporto moçambicano.
Época 1961/62 –Infantis
Em cima: Quim Neves, Marcelo Sá, Valença Pinto, Nelson Serra, Eduardo Horta.
Em baixo: Beto Cavalheiro Dias, Luis Morais, Faria Almeida, Pierre Vilbró, Bezerra.
Época de 1962/63 – Seleção do Ensino Técnico de L. Marques (EIMA + ECAS)
Em cima: Nelson Serra, Victor Morgado, César Rodrigues, José Pestana, Rui Pronto Silva, Eduardo Horta.
Em baixo: Carlos Pinto, António Brassard, Mota Lopes, H. Bhatt, João Correia Brito Júnior.
Época 1963/64 – Juniores
• Campeão Distrital L. Marques • Campeão Provincial Moçambique
• Campeão Nacional
Em cima: José Lopes (Treinador), José Pestana, Bramão Miranda, Mário Encarnação, Nelson Serra, Carlos Lopes e Abílio Monteiro (Seccionista).
Em baixo: B1?, Virgílio, J. Cavalheiro Dias, Marcelo Sá, C. Lourenço “Quicas” e Luís Morais.
Nelson Serra (Basquetebol, Sporting Clube de Lourenço Marques) e Dulce Gouveia (Natação, Desportivo de Lourenço Marques) foram distinguidos como os atletas Mais Populares do ano de 1972, numa iniciativa promovida pela revista Tempo. A eleição baseava-se na votação dos leitores, refletindo o reconhecimento público do talento e carisma de ambos no panorama desportivo moçambicano da época.

Revista Tempo nº 82 de 9 de Abril de 1972

Época 1972/73 – Seniores
(Campeonato Nacional em Luanda)
• Campeão Distrital L. Marques • Campeão Provincial Moçambique
• Campeão Nacional
Em cima: Abílio Monteiro (Seccionista), C2? (Dirigente), Belmiro Simango, Mário Albuquerque, Luís Almeida, João Romão, Flausino Machado (Presidente SCLM), Victor Morgado, Rui Pinheiro, Terry Jonshon, Nascimento (Massagista).
Em baixo: António Ruas Alves “Tomané”, Mário Peliquito, Domingos Moura (Dirigente), João Morais, Nelson Serra, Dave Adkins (Treinador).
Ao regressar a Portugal em 1975, Nelson Serra integrou o plantel do Sporting Clube de Portugal, onde conquistou dois Campeonatos Nacionais e duas Taças de Portugal em basquetebol.
Ao longo da sua carreira, representou a Seleção Nacional por 55 vezes, deixando uma marca de excelência e dedicação ao desporto português.
Época 1972/73- Seniores – Seleção Nacional Portugal
“Seleção Nacional nos I Jogos Multirraciais da R.S.A.”
Em cima: C1? (Dirigente), George Sing, Rui Pinheiro, Samuel Carvalho, Mário Albuquerque, Eustácio Dias, José Sepodes, Victor Morgado, Luís Pina (Treinador).
Em baixo: Mário Machado, João Donato, Luís Almeida, Nelson Serra, Alberto Santos.
Ano de 1973- Seniores – Seleção Nacional Portugal
“Seleção Nacional para o apuramento do Campeonato da Europa – Hungria.”
Em cima: Carlos Santiago, António Pratas, António Encarnação, Jorge Araújo (Treinador), Rui Pinheiro, Leonel Santos, Joaquim Neves.
Em baixo: Augusto Baganha, Mário Albuquerque, Paulo Carvalho, Nelson Serra, Quen Gui, José Carlos Gomes.
Em 1977, durante a primeira digressão da Seleção Nacional aos Estados Unidos, Nelson Serra destacou-se ao ponto de conquistar o prémio “All Star”, o único alguma vez atribuído a um jogador português naquele país, reforçando o seu estatuto de atleta de exceção.
Época de 1979/80 – Sporting Clube Portugal
• Vencedor da Taça de Portugal
Em cima: Adriano Baganha (Treinador), Mark Crow, Rui Pinheiro, Hélder Silva, José Paiva, Leonel Santos, Ricardo Jazão e Mário Albuquerque.
Em baixo: Veiga (Massagista), Brito, Nelson Serra, José Luís, Augusto Baganha, Carlos Lisboa e Tomané Alves.
Em 1980, enveredou pela carreira de treinador, iniciando-se no Sporting como adjunto de Adriano Baganha, conquistando logo na sua primeira época o título nacional.
Mais tarde e já como técnico principal, treinou o Estoril (onde foi Campeão Nacional da 3ª divisão), o Sporting (onde ganhou os títulos de 3ª, 2ª e 1ª divisões), o Belenenses, o Estrelas da Avenida (campeão da 2ª divisão) e o Queluz.
Recebeu dois “Prémios Stromp” (distinção que é atribuída anualmente aos atletas, técnicos e dirigentes do SCP) nos anos de 1985 e 1992.
Tem no seu palmarés como jogador do Sporting os Campeonatos Nacionais de 1975/76, 1977/78, 1979/80 e os Campeonatos Regionais de Lisboa de 1976/77 e 1979/80.
Nelson Serra, que foi uma das grandes figuras do desporto moçambicano e do basquetebol em particular, nasceu no dia 2 de Fevereiro de 1946.
Completa hoje os seus 80 anos de idade. Parabéns a uma vida plena de conquistas, dedicação e exemplo! Que este dia seja celebrado com alegria, carinho e muitas memórias felizes.



2 Comentários
Carlos Guilherme
PARABÉNS Nelson e que nos continuemos a ver em Riachos.
Abraço e welcome aos 80s
BigSlam
Parabéns ao Nelson Serra pelos seus 80 anos!
Referência do basquetebol, exímio lançador de meia-distância e exemplo dentro e fora do campo.
Votos de muita saúde e felicidades neste dia especial.
Um forte abraço do BigSlam!