“UMA DATA NA HISTÓRIA” – 5 de Abril de 1956… a primeira atuação do conjunto João Domingos
Sabem certamente que o conjunto de João Domingos não começou com o nome do seu líder. Vou recapitular a história.
O Young Issufo tinha uma banda chamada Young Issufo Jazz Band. Numa passagem de ano, (31 de Dezembro de 1955 – 1 de Janeiro de 1956) os elementos desta banda zangam-se uns com os outros. João Domingos estava no baile. O baile tinha de começar. A confusão estava instalada e era preciso formar ali um grupo. Naquele momento João Domingos foi abordado pelo Young Issufo e pelo Gonzana que convidaram a fazer parte do conjunto. Era um trio. Não tinham baterista.
Na época, se estão lembrados, havia umas argolas que as raparigas faziam rolar em volta da barriga. Eram os “hoola-oop”.
Escolheram esse nome para o trio. Ficou a ser o conjunto “hoola-oop”.
Este trio foi atuando em diversos locais, abrilhantando tardes dançantes e casamentos. No dia 5 de Abril de 1956, por imposição dos colegas do grupo, especialmente Young Issufo e Gonzana, passa a designar-se “Conjunto de João Domingos”. Era a forma de responsabilizar João Domingos que por vezes se perdia nos futebóis e na pescaria e deixava a música para segundo plano. A estreia com esse nome acontece num baile realizado na altura na Associação dos Operários Goeses, hoje Casa da Cultura do Alto Maé.
Nota:
1 – Faz hoje 67 anos que o grupo começou a apresentar-se oficialmente com a designação “Conjunto de João Domingos”;
2 – Este texto é um extrato da entrevista que João Domingos concedeu ao João de Sousa e que consta do livro “Fio da Memória”.
Fonte: Texto de João de Sousa adaptado.
6 Comentários
Nino ughetto
Como eramos felizes !!!! tudo acaba tudo passa
Manuel Martins Terra
Um conjunto de grande referência, que animou tardes e noites dançantes, proporcionando momentos musicais que ainda hojem perduram na memória de quem teve o prazer de escutar os seus interpretes. Bons tempos, e tanta saudade.
josé carlos alves da silva
Lembro muito bem deste famoso conjunto. Outros tempos, outras magias e coisas tão boas. É bom relembrarmos destes amigos. Obg pelas músicas lindas que tocavam. Abraços e uma Santa Páscoa para todos
Luis Albasini
Dancei varias vezes ao som deste grande conjunto,principalmente nos por de sois e bailes na Associação Africana.
Rodolfo
O meu professor de viola. Gostava de ensinar e aprendi muito do que sei tocar, nunca lhe pagaria a paciência de ensinar.
Grande músico e executante.
Grande ser humano e amigo do seu amigo.
Que esteja em paz, aonde quer que esteja.
Octávio Pó
Excelente Conjunto!👋