9 Comentários

  1. 8

    Nino ughetto

    Lembro me bem de Eusebio eu quase juguei a brincar futebol com Eusebio,Eramos crianças na Mahangalene Jà estou perdido desse tempo (mais ou menos70 anos passaram) Ele ficou famoso e depois desapareceu(foi para Portugal etc etc etc. Bons tempos nada mais ficou d as fracas lembraanças tudo passa tudo acaba

    Responder
  2. 7

    Manuel Martins Terra

    Completou-se no dia 5 de Janeiro do corrente ano, a primeira década do desaparecimento do grande astro do futebol Eusébio da Silva Ferreira, que deixou o universo benfiquista em grande consternação. Para trás ficou um historial de grandes feitos ao serviço do SLB e da seleção nacional, que ficou memorável e na retina dos que tiveram a felicidade de o verem atuar. Desde os pequenos pelados do Bairro da Mafalala, que Eusébio sonhou em ser craque e um dia vir a ser jogador do Benfica, conforme o desejo de seu pai, que foi futebolista do Desportivo. Isso veio a acontecer, sem que antes tivesse lugar aquela telenovela, em que se envolveu o SCLM, SCP e o SLB, e que o filme Ruth, transmite de forma caricata episódios que efetivamente tiveram lugar e que por algum tempo, apaixonaram o povo português e venderam jornais. Conheço bem o enredo da história, e a verdade é que se a razão assistia ao SCLM, em não querer ceder a carta ao Benfica, jogou-se depois o caso no xadrez politico, quando um ilustre causídico da praça lisboeta, muito do agrado de Salazar, terá convencido o governante e considerando o êxito da seleção nacional de hóquei em patins ao conquistar o Campeonato do Mundo de 1960, e depois do SLB se tornar Campeão Europeu em 1960/61, ainda sem Eusébio, que entretanto via TV, assistiu ao jogo, que faria sentido até para melhorar a imagem de Portugal aos olhos do mundo, já com a guerra colonial a estourar em Angola, de que o Benfica se tornaria ainda mais forte, logo capaz de assegurar novos êxitos para o futebol português. Assim por decisão politica, a Federação Portuguesa de Futebol, acabou por exigir o documento ao SCLM, que em contrapartida iria receber 400 contos, pela transferência. O Dr. Nunes Pantaleão, que mais tarde vim a conhecer nos SMAE, acabou por aceitar essa quantia que ajudou a suportar as despesas aquando da cobertura metálica do magnificente Pavilhão do Sporting laurentino. O resto, já toda a gente conhece. Para a eternidade, ficará para sempre o grande Eusébio.

    Responder
  3. 6

    ABM

    Prefiro celebrar as pessoas e os seus feitos na data em que nasceram em vez da data em que morreram (a não ser que sejam escroques).

    Neste caso, 25 de Janeiro.

    Responder
  4. 5

    josé carlos alves da silva

    Fabuloso, milhares jogadores das nossas ultramarinas, brilharam no Mundo. Eusébio ,Coluna, Manaca, Néné, Shéu, Zeca, Costa Pereira, Vicente, Matateu, J J.,etc…. Parabéns Eusébio estejas onde estiveres. Viva o Rei.

    Responder
  5. 4

    Luis Batalau

    Sim, estou lembrado dessa transferência a que o SCP sempre referiu a “roubo”. Grande jogador, sempre humilde e que para mim foi o Rei. Feliz Ano Novo

    Responder
  6. 3

    José Moreira

    Que descanse em paz e sirva de exemplo a todos os jogadores, de futebol e não só, pela sua correção, profissionalismo, amor ao clube e à modalidade que amava.

    Responder
    1. 3.1

      Laura Maria Saraiva Seixas

      Concordo em grau, género e número. Exemplo de desportista e a seguir!

      Responder
  7. 2

    Augusto Martins

    Glória ao seu inesquecível nome e paz à sua alma.

    Responder
  8. 1

    Luis 'Manduca' Russell

    Vivam, Moçambicanos, Alvi-Negros e Todo(a)s,
    Sobre o nosso grande Eusébio, lembro-me, era eu pequeno, de o ver em nossa casa, na querida Lourenço Marques, na (má) companhia do meu pai, que o ‘desencaminhava’ para uns valentes copos. E nunca mais me esqueci de que, já naquela altura, o Rei falava castellano, porque ele, volta e meia, virava-se para mim e dizia: é assim como eu digo, Manduca, não tenhas ‘duda’ nenhuma! A saudade é imensa, quase tão grande quanto o nosso Eusébio da Silva Ferreira – Votos de um Bom Ano para todo(a)s!
    P.S.: Ah! e também me lembro sempre de que houve algúem no nosso GDLM com a iluminação suficiente para cometer a proeza de rejeitar o Eusébio… que lá foi para o vizinho do lado… e o resto foi História…

    Responder

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

© BigSlam 2024 - Todos os direitos reservados.

error: O conteúdo está protegido.