“UMA DATA NA HISTÓRIA” – 6 de Setembro de 1930… Sociedade de Estudos
A Sociedade de Estudos de Moçambique foi instituída em 6 de Setembro de 1930, data em que foram aprovados os seus Estatutos, publicados pela Portaria n.°1185 e resultou de um movimento inspirado pelo Engenheiro de Minas, António Joaquim de Freitas, que veio a ser o seu Sócio Fundador n.°1.
Os Estatutos aprovados definiram como objetivos da Sociedade de Estudos, contribuir para o estudo e valorização económica de Moçambique e para o desenvolvimento intelectual, moral e físico dos seus habitantes em geral, e em especial, dos seus associados.
A Sociedade de Estudos promoveu a realização de estudos, cursos, lições, conferências, congressos, exposições, sessões de cinema e desde 1931 iniciou a publicação dum boletim trimestral.
Das várias publicações destaca-se “A Cartografia Antiga da África Central e a Travessia entre Angola e Moçambique” (1500-1869), de autoria do historiógrafo Avelino Teixeira da Mota, que a dedicou ao Contra-Almirante Sarmento Rodrigues e a ofereceu à Província de Moçambique.
A edição foi custeada por subsídio especial concedido pelo Governo-Geral de Moçambique.
As publicações da Sociedade de Estudos foram permutadas com as de numerosas instituições nacionais e estrangeiras em todo o Mundo. Foi assim organizada progressivamente uma biblioteca de carácter enciclopédico, com cerca de 25.000 volumes e uma biblioteca juvenil, com perto de 1.500 títulos.
Fonte: “Livro de Ouro do Mundo Português”.